sexta-feira, maio 21, 2004



em "criatividade e grupos criativos" domenico de masi pergunta se estamos dispostos a compartilhar dos obscuros vaticínios apocalípticos de albert caraco para quem "estamos caminhando em direção à catástrofe planetária, e a humanidade está repleta de pessoas que a desejam e a desejarão cada vez mais para escapar da ordem, uma ordem cada vez mais absurda, que só pode ser mantida com o sacrifício da coerência e, portanto, da humanidade do homem".

caraco, que suicidou, possuia lá sua razão ao afirmar o acima. mas poderemos dar a volta nisto? como? neste livro imenso, o masi pretende explorar "o exercício da memória para demonstrar que este no qual vivemos não é o melhor dos mundos possíveis, mas é, certamente, o melhor dos mundos entre aqueles habitados pelan ossa espécia até agpra." e resgata o passado, o presente e o futuro como sua aventura pessoal, que também é nossa. pois, num curto espaço de tempo nós perpassamos por " toda a história evolutiva da humanidade".

ao nos remeter à pedra lascada, fal, a moça do drops, recupera não uma ordem mundial mais eqüânime, o que seria impossível, mas a nossa memória para avaliar o momento que presenciamos, cotejá-lo com o passado e apreciar o que trilhamos. é este o curso. os segmentos estão aí em baixo . custa quarenta pratas por mês. e, como vico, ao chegarmos ao ponto pressuposto final, afirma fal que a história é cíclica. e nos retorna às pinturas nas paredes das cavernas.


ARTE NA HISTÓRIA

Módulos I, II e III
Arte. Que é isso?
Algumas teorias sobre arte.
Pedra lascada, pedra polida.
No princípio era o verbo
Dos tijolos sumerianos, às crianças da Grécia, passando pelos gatinhos do Egito.
Roma e a não-arte
Uma pausa espiritual: se oriente rapaz
Balaio de gatos: bárbaros germânicos, arte gótica e a Idade Média

Módulo IV
Humanismo
Grandes navegações: o mundo diminui
A terra é mui graciosa, tão fértil eu nunca vi
Renascimento: apertem os cintos, o Papa sumiu

Módulo V
O barroco francês, Rembrant e outras coisas do século XVII que fazem meu coração sorrir

Módulo VI
Arcadismo, Romantismo e finalmente, o Realismo. A coisa começa a esquentar.
A família real diz Adeusinho
O Brasil e seu Simbolismo
Uma grande chaminé:Revolução Industrial

Módulo VII
O século XX: por onde começar?
Freud, explica!!
Espartilhos e grandes bigodes
Futurismo, cubismo, dadaismo: é ismo que não acaba mais
Derretendo relógios
Moda é arte?
Modernismo: Brasil e Portugal

Módulo VIII
E o resto do mundo?
Cinema
Picasso
A Segunda Grande Guerra
Girls Rules
Cinturinha de vespa

Módulo IX
Baby boom
O passaporte da revolução
Flower Power
Chumbo neles
Pop pop pop
As veias abertas da América Latina

Módulo X
Coca-cola é isso aí: a publicidade e o divino
Moda, cinema, literatura, poesia, arquitetura, teatro, pintura, escultura, publicidade, rádio: stress puro ou seu dinheiro de volta
O Havaí seja aqui
A internet e a nova arte
O diário coletivo
De volta à pintura de paredes

"São 10 aulas. A partir do dia 27 de maio, quinta sim, quinta não, eu mando uma aula nova prum grupo do yahoo. Daí, o grupo tem 15 dias pra ler, concordar, discordar, brigar, formular teorias malucas, enfim...
A duração é de 5 meses. Vai custar 40 pilas por mês. Eu só preciso avisar que, as aulas serão feitas com esmero, claro que eu posso dar uma assistência maior pra quem quiser se aprofundar mas, a princípio, é tudo muito simples, muito pra quem tá no comecinho.
E o bom, é que como é no yahoo, ng precisa tar on line ao mesmo tempo, a gente pode ler, ir lá, dar opinião, horas depois outro responde, dia seguinte outro fala alguma coisa e assim vai.

É isso amados. "


Nenhum comentário: