sábado, julho 26, 2003



teto da capela sistina- afresco de michelangelo

há uma pergunta que não desejar calar: será Deus uma criatura ansiosa?



e se eu fosse a mãe de Deus o que faria? primeiro o ensinaria a falar baixo ou o levaria a um otorrino para fazer um exame e confirmar se ele fala alto porque é surdo ou porque deseja se fazer ouvir e ser temido por todos._as pessoas surdas precisam falar alto para ouvir a própria voz- eu o ensinaria a amar. ser temido não é a mesma coisa que ser amado. não precisaria chegar fazendo tanto estardalhaço. e o amaria muito para que ele aprendesse a resolver suas pendências com calma, sem arroubos desesperados e ameaçadores. falaria com ele sobre os dez mandamentos que ele entregou para moisés faz tanto tempo que já deve ter esquecido. e um deles especifica claramente: não matarás. e Deus já mandou matar pelos menos muitos judeus que adoravam o bezerro de ouro após a travessia do mar morto.

depois o levaria para passear pisando o chão da terra, as águas, deixaria que pulasse nas poças de lama, que construísse castelos de areia e os desmanchasse e evitaria tomar ares de fernando pessoa ao me dirigir a ele - o que estou quase a fazer-. pediria para aparar a barba e o cabelo, mas que os deixasse revoltos como nas fotografias o que lhe empresta um ar jovial. como mãe iria sugerir para acabar com esta coisa de mal e bem, fosse menos exigente com os comedores de maçã e nos restituísse o paraíso. porque dizem que quem dá e toma fica corcunda. por fim, gostaria que ele reconhecesse que seria fundamental a isonomia entre todos os poderes para que ele pudesse completar sua criação dizendo: "que haja igualdade, liberdade e fraternidade por todos os tempos."

tenho certeza de que ele ouviria o mundo entoar numa só voz, seres humanos cantando como anjos: aaaammmmmééééémmmmmmm!!!



pintura no teto da capela sistina

Teto da Capela Sistina

Em 1508 Michelangelo inicia seus trabalhos para o teto da Capela Sistina, em Milão, completando em 1512. As imagens chocaram aos mais conservadores, pois nelas haviam corpos despidos. Mais tarde outros pintores foram contratados para cobrir com vestes estas imagens.

Nenhum comentário: