quinta-feira, julho 10, 2003

verbas estranhas

a prefeitura de caxambu recebeu uma boa verba para recuperação da cidade que está caindo aos pedaços. primeira medida: recuperar a mão de uma das crianças que adornam a ninfa do parque das águas e que chamam de anjinhos.

a obra, uma estátua de tamanho natural de uma ninfa, no meio do lago, recebendo respingos d'água, desnuda, dada da década de 70. uma das crianças que a adornam, eu acredito que por traquinagem, já que ninguém consegue me explicar como, perdeu uma das mãos . ela foi decepada.

já a reconstituiram uma vez. ficou enorme. desproporcional. criança da mão grande. porque restaurar não é brinquedo . é trabalho de ourivesarria. e agora irão recuperá-la novamente. mas não fizeram tomada de preços, licitação, não divulgaram que ocorreria o trabalho. então, uma pintora, uma pintora de quados, irá refazer a mão. o único escultor da cidade candidatou-se mais foi recusado.

e mais uma vez a mão não será realmente reconstituída. eu já a vejo sem nenhuma implicância: ela não será a mão que apedreja mas a mão apedrejada. que pena. enquanto isto os vitrais do balneário, lindos, trabalho vindo da europa no tempo do império, ficam por lá todos quebrados, emendados, vazados. e o teto do próprio balneário, com suas trompe d'oeil, manchado por vazamento de chuva.

será esta a verba do BID que o Lula conseguiu para o Brasil, antes de ser empossado, que nós certamente iremos pagar com juros e correção monetária, distribuída pelo governo federal para estados e municípios e que será consumida sem controle do povo que arca com a responsabilidade do feito e do desviado?

Nenhum comentário: