domingo, dezembro 14, 2003



Ex-ditador Saddam Hussein teria sido capturado no Iraque
Agências Internacionais


TIKRIT, Iraque- Quase nove meses após o início da guerra dos EUA ao Iraque, o ex-ditador Saddam Hussein teria sido capturado em Tikrit, sua cidade natal no norte do país, durante uma operação militar americana iniciada na noite de sábado. A informação foi passada por representantes do Conselho de Governo Iraquiano, mas ainda não foi confirmada oficialmente pelo Departamento de Defesa dos EUA.

Tropas americanas lançaram uma megaoperação contra uma instalação em Tikrit, após receberem informações de que Saddam Hussein estaria no local, de acordo com a rede CNN. Várias pessoas foram presas, inclusive uma suspeita de ser o ex-líder iraquiano.

Sabe-se que Saddam Hussein tinha vários sósias. Por isso, as autoridades americanas esperam pelos resultados de exames de DNA para confirmar se o suspeito preso, que estaria vivo, é mesmo o ex-líder iraquiano.

Em Washington, a Casa Branca anunciou que o presidente George W. Bush já foi informado sobre a existência de 'fortes indícios' sobre a captura de Saddam. Na realidade, Bush vinha acompanhando o desenrolar das ações no Iraque desde a tarde de sábado (horário da costa Leste dos EUA), quando recebeu relatos de que um homem suspeito de Saddam fora capturado em Tikrit e que os militares estavam em processo de verificação da identidade do detido, Na manhã deste domingo, ele foi novamente informado que forças americanas estavam quase certas de que o suspeito era mesmo o ex-ditador, disseram funcionários da Casa Branca.

No entanto, o representante do Congresso Nacional Iraquiano Ahmed Chalabi confirmou a captura de Saddam.

- Ele foi arrancado de um porão - disse Chalabi.

Em Dubai, um membro do Conselho de Governo Iraquiano disse ter sido informado pelo administrador civis americano no Iraque, Paul Bremer, sobre a prisão do ex-líder iraquiano.

- O senhor Bremer me disse que Saddam foi preso e me convidou para vê-lo (Saddam) esta tarde - Nasser Kamel Chaderji à rede de TV Al-Arabiya.

Chaderji disse que foi informado que Saddam usava uma barba falsa quando foi preso.

Nas ruas de Bagdá, civis iraquianos comemoram a suposta captura do ex-ditador disparando tiros para o alto. Em outras cidades do país, como Kirkuk e Basra, civis davam boas-vindas aos rumores com tiros para o alto, buzinaços nas principais ruas ou acenavam com o "V" da vitória das janelas de suas casas.

Se confirmada, a captura o ex-ditador iraquiano, vivo ou morto, pelos EUA seria uma vitória, inclusive moral, para as tropas no Iraque, que são alvo de ataques quase diários por parte de guerrilhas iraquianas, algumas das quais acredita-se que estariam diretamente ligadas a Saddam. E seria uma conquista quase pessoal para o presidente George W. Bush, cuja campanha para reeleição tem sofrido vários reveses por causa da guerra ao Iraque. Vale lembrar, que o pai do presidente americano, o ex-mandatário George Bush deflagrou a primeira Guerra do Golfo em 1991, após Bagdá ter invadido o Kuwait. Mesmo tendo vencido o conflito, Bush, que também se candidatou à reeleição, perdeu para o democrata Bill Clinton.

Saddam Hussein é o número um na lista dos 55 iraquianos mais procurados pelos EUA, que oferecerarm uma recompensa de US$ 25 milhões por sua captura vivo ou morto. No baralho americano com as figuras do deposto regime, ele é o 'Ás de espadas'.

Nenhum comentário: