sexta-feira, janeiro 30, 2004



UiuuiuIuiuiUUUUUUUUUUUUuUuuuuUUUUU
encontro na janela com a a fal, a moça do drops . comento sobre a conversa que acabara de ter, na outra janela com wagner tamanaha, jovem publicitário que tem o blog hey day.
aproveito o papo para introduzir a outra conversa. sei lá! acho que fiquei espantada com a perda da ingenuidade ao constatar o que já sabia.

analistas de blogs, caçadores da palavra


fal diz:
oi frô

esther maria diz:
oi querida como está
fal diz:
tudo bão e vc?

esther maria diz:
estou aprontando uma entrevista com aquele publicitário, o wagner tamanaha.
colocando acento, dando ritmo. estas coisas. e pasma. com tudo o que aprendi
fal diz:
mas achei que era amanhã

esther maria diz:
hoje ele chegou na janela e perguntou se podíamos conversar. eu falei claro. em pânico .pois é uma área muito específica. e que derruba todas as nossas ingênuas utopias sobre o mundo dos blogs .as relações. que se tornam comerciais
e a perspectiva de um mundo totalmente inusitado onde a moeda é o conhecimento.
fal diz:
opa, mas isso é legal demais

esther maria diz:
é fal. mas mostra o quanto a desigualdade social é imensa, o quando existe de exclusão social e que a luta pelo software livre terá de ser ferrenha para acompanhar o mínimo do mundo lá fora.
fal diz:
po, é um tema legal demais, acho uma puta discussão

esther maria diz:
espero que gere discussão. afinal precisamos falar claramente sobre isto. o menino é fera. e ele coloca bem as coisas. a fragmentação do ser humano ...
esther maria diz:
e com a rede não. o exemplo nós estávamos conversando. ele lia e-mails, atendia clientes, e eu jogava gamão.
esther maria diz:
eles acompanham os blogs. os mais interessantes. os passíveis de receber anúncios... mas estão em busca do discurso adequado para o anúncio, a publicidade perfeita.
IHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHhhHhh

já nasceu. um novo discurso. a internet desenvolveu sua linguagem, seus símbolos. no entando, como adequar o apelo publicitário a esta situação? eis a questão. firmas de propaganda e publicidade espionam, buscam no coloquial dos assuntos postados a abordagem correta, a língua perfeita.
~aÀÃÃA1aã~~aãã~~aãããã~~~~~~ããããã~~aahhahahah
além dela será preciso conseguir reter os segundos de atenção com que cada página é olhada. deter , contemplar parar, estacionar, são palavras em desuso. a última só usada com relação à veículos. carpem diem é a tônica deste novo mundo. onde não existe o amanhã.

esther maria diz:
e eu vendo tudo pelo lado poético, ingênuo, utópico...
fal diz:
hehehehehehe

esther maria diz:
espera aí que vou lá fora botar minha cabeça em baixo do trem.

wagner tamanaha da hey day. com ele acabamos de conversar. está aí: assunto fresquinho.



esther maria diz:
você trabalha em que?
wagner diz:
trabalho em criação em agência de propaganda.na divisão internet
.
esther maria diz:
explique-me por favor como funciona seu blog
wagner diz:
no heyday a idéia inicial era toda primeira segunda feira de cada mês propor temas para outros blogueiros comentarem

esther maria diz:
serve como análise de comportamento? alguma coisa assim?
wagner diz:
no começo, tinha a ver com possibilidades de marketing e propaganda, sabe, usando blogs etc os temas eram sobre consumo, entretenimento, comercio eletrônico, propaganda...
dependendo da participação ou não dos blogueiros eu poderia ter uma noção do potencial dos blogs em ações de propaganda e marketing

wagner diz:
funciona mais como uma pesquisa pra mim

esther maria diz:
e como esta avaliação é usada? para divulgação de produtos. por exemplo , existem blogs que ao serem fechados apresentam um apelo publicitário....ou serviria de parâmetros para sites que vendessem alguma coisa?
wagner diz:
de repente, alguns poderiam ser patrocinados ou mesmo incentivados por marcas ou empresas

wagner diz:
dependendo é claro, da audiência e da receptividade dos participantes

esther maria diz:
os anúncios seriam veiculados através do google ?
wagner diz:
mas como tudo isso é novidade, a idéia era apenas sentir o modo de pensar e agir dos blogueiros

esther maria diz:
e qual a conclusão que chegaram
wagner diz:
comprar anúncios para serem veiculados em sites como google, blogger, etc, isso para mim nao é inovador, as agências já fazem isso de vez em qdo
o desafio era entender como as conversas são espalhadas pelos blogs, mais parecido com propaganda boca a boca

wagner diz:
nesse meio tempo em q comecamos o hey day, surgiram algumas iniciativas de marketing com blogs

wagner diz:
a nokia lancou um blog de personagem no vmb da mtv ano passado

wagner diz:
a outra agencia de propaganda tb lancou um blog

wagner diz:
eu coleciono os links dessas ações no yahoo grupos do heyday

wagner diz:
então, essas ações de marketing não tiveram grande repercussão. acho q ainda não encontramos a maneira de divulgar as marcas usando blogs

wagner diz;
a publicidade usa uma linguagem muito distante da maneira coloquial que é a convivência no mundo blog

esther maria diz:
mas poderia ser alterada a linguagem da publicidade? não é mesmo? torná-la coloquial.
wagner diz:
sim, isso acontece

wagner diz:
mas mais lentamente do q com as pessoas comuns

wagner diz:
alem do mais, os clientes podem ter medo de arriscar a linguagem

wagner diz:
investir em algo q não tem garantia de sucesso

esther maria diz:
lembra dos anúncios dos bondes, pelo menos por ter lido alguma coisa em algum livro?
wagner diz:
sim, tem aquele famoso do rum creosotado
acho q li em algum livro ou artigo

esther maria diz:
até hoje muitos o repetem. como os bondes ou trens os blogs fazem diariamente um percurso semelhante. a mesma viagem. com uma ou outra baldeação.
wagner diz:
tem um blog de uma garota filha de um desenhista de anúncios de bondes, o katia alta katia baixa, vale a pena visitar. http://katia.cabaretvoltaire.com/blog/
esther maria diz:
veja ilustre passageiro/ que belo tipo faceiro/ tem o senhor ao seu lado./ e no entanto, acredite/ quase morreu de bronquite/ salvou-o o rum creosotado.
esther maria diz:
é inesquec;ível uma mensagem assim.
esther maria diz:
mas qual seu papel na empresa. o nome dela e onde fica?
wagner diz:
sim, concordo

wagner diz:
sou da criação, a empresa chama hey interativa http://heylinux.locaweb.com.br/hey_site/heyday.html e fica em sao paulo/sp

esther maria diz:
ela estuda o mercado e cria sites e blogs para pessoas que têm algo a oferecer. é isto?
wagner diz:
por enquanto só sites

esther maria diz:
com apelo comercial
wagner diz:
sim, para empresas

esther maria diz:
e venda de imagens?
wagner diz:
não. de vez em qdo, banners de propaganda

esther maria diz:
"tema 3 - mês passado, uma idéia q foi divulgada pelo blog da cora ronái empolgou vários adeptos. o i blog cine festival, q levou vários blogueiros a editarem seus curta metragens em flash. se fossemos pensar mais alto ainda, imagina se holywood ou algum cineasta brasileiro quisesse filmar um roteiro baseado em um blog famoso. na sua opinião qual seria este blog? sugira uma ficha técnica ideal (título do filme, sinopse, diretor, estrelas, atores coadjuvante, trilha sonora, etc.) para este filme. por exemplo, quem interpretaria melhor o repórter sérgio faria em uma versão filmada do wagner tamanaha? "
esther maria diz:
este assunto é interessante. você o postou no hey day . qual o objetivo e a repercussão?
wagner diz:
queria sentir a relação entre os blogs e as mídias de massa

wagner diz:
cinema, tv, astros, estrelas

wagner diz:
se existia alguma similaridade entre ler blogs, assistir filmes...

wagner diz:
q são hábitos diferentes, a indústria do cinema é uma industria madura e mercantilizada já...

wagner diz:
sergio faria? ficaria bem o jack nicholson

wagner diz:
no brasil, o abujamra

wagner diz:
qq vc acha?

esther maria diz:
por favor, trace seu perfil
wagner diz:
dinossauro da internet, brasileiro descendente de japoneses, ermitão q gosta de borges e nelson rodrigues .e tb rap e funk carioca

esther maria diz:
e o interney. há mais alguém na área?
wagner diz:
o interney dá muitas dicas técnicas, eu sinto q existe uma elite de blogueiros respeitados

wagner diz:
o crisdias/, a cora, o hiro, o inagaki, o interney, o pedro doria...

wagner diz:
acho q o sutil como um paquiderme o verdadeiro truman show dos blogs brasileiros
wagner diz:
ele começou na adolescência, no colégio, passou pelo vestibular, namoros, faculdade e quem sabe casamento...

wagner diz:
tudo isso esta no blog, muito bem escrito e divertido por sinal

wagner diz:
mas o mais legal não são os blogs famosos, são os círculos de blogs com a mesma afinidade e interesses

esther maria diz:
onde vocês focam a estratégia publicitária? estes com focos de interesses restritos? ou seja o do blogueiro “comum”?
wagner diz:
na verdade depende do interesse dos clientes
marcas diferentes podem ter interesses diferentes
fora q algumas marcas nem seria interessante recomendar ações na internet ou com blogs

wagner diz:
o q da pra perceber é q os adolescentes da classe a e b são bem receptivos aos blogs, se alguma marca se encaixa nesse perfil pode ser interessante

wagner diz:
o caso da nokia acho q foi assim

wagner diz:
lembrando q a nokia não é nosso cliente, acho q foi iniciativa de outra agência

esther maria diz:
por exemplo quando eu trato sobre algum assunto como depressão no dia seguinte aparece na janelinha publicidades para tratamento de depressão. quer dizer que vocês estão atentos e em cima.
wagner diz:
então, essa publicidade no topo do blog, é um mecanismo do google

wagner diz:
q usa palavras chaves para mostrar os links

wagner diz:
apenas nos blogs hospedados no blogspot claro

wagner diz:
isso é automatizado

wagner diz:
esse tipo de publicidade automatizada, programada por softwares, ate são uma ameaça às agências como a nossa

wagner diz:
mas eu apoio, pro visitante é bem melhor ver um anúncio com relevância de interesse. nós publicitários temos que nos adaptar as inovações como essa

wagner diz:
então, o google é automatizado, vc vai la no google e compra uma quantidades de cliques pro seu site, o google vai mostrar seu link nas pgs de resultado de busca e nos blogs

wagner diz:
qdo completar a quantidade de cliques, acaba seu anúncio
quanto mais eficiente e mais rápido o google conseguir esses links pra vc, melhor pro google

wagner diz:
no caso da nokia, eles patrocinaram o site do vmb, achando q a audiência deste site se interessaria pela marca e produto anunciado

wagner diz:
eles tb fizeram o blog para q a audiência fosse envolvida e tivesse um diálogo, quem sabe até espalhassem por outros blogs, etc

esther maria diz:
vmb ?
wagner diz:
video music brasil da mtv. um premio anual de clips

wagner diz:
esther, por exemplo, imagina q suas entrevistas no blog tivessem uma grande audiência e chamassem bastante atenção

wagner diz:
vc concordaria em ser patrocinada por alguma marca?

wagner diz:
pelo msn brasil por exemplo?

wagner diz:
vc sabe q eu me cadastrei lá no messenger por causa de seu convite

esther maria diz:
pois é . o pessoal está brincando que serei contratada pelo gates
wagner diz:
eu uso mais o icq (q é da aol)

esther maria diz:
mas é uma questão delicada
esther maria diz:
o blog é um espaço tido até como o muro das lamentações. e com patrocínio você teria de seguir uma linha, digamos, editorial.
esther maria diz:
e com isto desapareceria o formato lúdico
wagner diz:
esse é o desafio do marketing e os blogs talvez sejam
incompatíveis!
wagner diz:
aquilo q eu te falei da linguagem . sua audiência poderia perceber qdo vc fala algo com cachê, merchandising.

esther maria diz:
por exemplo quando falam sobre um equipamento que estão testando é merchandising.
wagner diz:
pode ser, se falar bem

wagner diz:
pode ganhar o equipamento,

wagner diz:
ou pode ser q seja apenas uma usuária/o comum, analisando sem compromisso

wagner diz:
mas pra marca, o importante é ser divulgada

wagner diz:
não estava falando das palavras mais procuradas? (sobre pesquisa de palavras correlatas para o ggogle)

wagner diz:
o google todo ano publica isso

wagner diz:
o yahoo tb

wagner diz:
acho q chama zeitgiest. ou seja, um retrato do interesse do mundo em tempo real. google zeitgeist, as estatísticas e rankings das palavras mais procuradas.

esther maria diz:
qual o seu papel na empresa wagner? o que você faz além da análise de interesses?
wagner diz:
criação, design dos sites e banners .e ajudar os clientes em aproveitar a internet naquilo q ela pode ajudar

esther maria diz:
qual o nome técnico. publicitário? ou algo mais sofisticado?
wagner diz:
sim, publicitário

wagner diz:
dentro da publicidade tem os departamentos de criação, mídia, planejamento, pesquisa

wagner diz:
mas como somos uma agencia pequena, eu faço várias coisas

esther maria diz:
qual o futuro dos blogs. isto também deve estar sendo estudado?
wagner diz:
o futuro dos blogs não sei, meu interesse é se eles serão incorporados ou não nas ações de marketing e publicidade das empresas

esther maria diz:
em síntese, nós que blogamos temos o valor de mercadoria?
wagner diz:
sim

esther maria diz:
algumas perguntas
o ciberespaço domo acelerador de idéias é então um meio otimizado para produção de riquezas?
esther maria diz:
qual a avaliação, se é que já foi feita em profundidade, do ciberespaço como condição do desenvolvimento econômico?
esther maria diz:
a popularidade dos sites comerciais é organizada por meio de hábil indexação de motores de busca, os hiperlinks e pelas comunidades virtuais que gravitam em torno de seus temas?
esther maria diz:
a grande arte de nossa cultura, portanto é saber usar estratégias duplas?
wagner diz:
sabe q qdo falavam em era da informação eu não acreditava .como podia ser q a informação fosse riqueza?

wagner diz:
e não o trabalho?

wagner diz:
pois bem, agora acho q informação é riqueza, é valor

wagner diz:
por exemplo, qual a diferença do tênis nike para o tênis iristop?

wagner diz:
é a qtde de informação. vc acha q o nike é isso, é aquilo... vc sabe , o nike é usado pelo ronaldinho e pelo jordan... etc

wagner diz:
vc tem muita informação sobre aquela mercadoria, e por isso aceita pagar por ela

wagner diz:
a internet eé mais uma evolução da sociedade da informação

wagner diz:
agora vc escolhe a informação q precisa, q gosta e se relaciona com ela e com os produtores das informações

wagner diz:
vc tb produz as informações, vc vira um emissor tb

wagner diz:
divertido nao?

wagner diz:
é assim q vejo tudo isso, a evolução de um modelo econômico onde a informação é valor

esther maria diz:
bem ela sempre foi valor. apenas não poderia ser usada como tal. temos a mitologia e os segredos canônicos e reais como exemplo, mas num momento da globalização esta informação foi veiculada à exaustão.., com premeditadas intenções (rimou) ou nada aconteceu; a libertação, revolução,progresso da informação ou ela é apenas uma metáfora para esconder estratégias de mercado?
esther maria diz:
enfim nós somos as peças de um grande mercado que nos facilita certas atuações para retirar de nós informações que irão subsidiar suas ações.
esther maria diz:
uma promiscuidade, com a qual ingenuamente concordamos, de causa e feito.
esther maria diz:
nós estamos assistindo de vez o assassinato do pressuposto real e como afirma fukuyama a morte da história?
esther maria diz:
a mentalidade produtiva extrativista enfim, foi extinta definitivamente, porque a moeda mais importante é o conhecimento aglutinado por um volume imenso de informações , das mais diversas fontes, o que nos devolve um mundo além do real, onde qualquer valor atual dança.. estamos vivendo o mundo novo, sem perceber?.
esther maria diz:
e para terminar. como você transita neste mundo? quando digo você, em refiro aos que estão inseridos na nova ordem mundial.
wagner diz:
não acredito muito no maniqueísmo do mercado, ele é causa e conseqüência tb. de qq forma a própria rede e a midia foram fruto de tecnologias militares e de dominação q acabaram sendo hackeadas pelos diversos setores da sociedade

wagner diz:
o fukuyama é um factóide. vale mais pela frase de efeito e de como a sociedade replicou o artigo acadêmico do q o próprio estudo em si

wagner diz:
qdo vc vê o modo de vida industrial massificado, vc percebe q o modelo do trabalhador, q chega em casa as 6, com casa no condomínio residencial, tarefas mecânicas e repetitivas, isso tudo virou coisa de museu

wagner diz:
era um modo de vida segmentado, esquizofrênico mas em uma linha de tempo... das 7 as 8 pai, das 9 as 6 trabalhador, das 6 as 9 botequim, das 9 as 12 marido

wagner diz:
com a rede e a interconexão, a esquizofrenia é simultânea, ao mesmo tempo q estou no messenger sendo um relações públicas da empresa, posso estar lendo emails particulares, pesquisando biologia na web e editando uma pg num blog fingindo ser adolescente

wagner diz:
o mundo do entretenimento realmente se realizou, todos são personagens

esther maria diz:
então entramos no campo do tele-trabalho. que parece não ter se desenvolvido como devia no brasil. vejo muitos dizerem da necessidade do presencial.... esta é também sua opinião?
wagner diz:
não. acho q o mundo físico foi feito pra sexo, drogas e rock’n roll

wagner diz:
não foi feito pra trabalhar

wagner diz:
mas o tele-trabalho não pegou mesmo, as corporações são muito resistentes...

wagner diz:
talvez as de tecnologia utilizem mais, mas modo de produção descentralizado total não virão das corporações...

wagner diz:
virão dos projetos coletivos como o software livre, kazaa, etc

esther maria diz:
você faz parte de algum grupo de discussão sobre o tele-trabalho?
o mundo ideal para você já existe?
wagner diz:
acompanhei alguns grupos, lembro de um fundado pela sonia grisola, do wwwriters, uma empresa gaúcha q apostou no tele-trabalho e hoje não é mais tão radical

wagner diz:
o mundo ideal existe, aquela história carpe diem

esther maria diz:
apesar do mercado negro do não trabalho competir com o mercado negro do trabalho?
wagner diz:
pra ser um guerreiro, vc tem q ter consciência q cada minuto pode ser o último da sua vida, pode vir uma flechada de qq lugar e repentinamente

wagner diz:
assim como vc sair na rua agora e ser atropelado por um entregador de pizza

wagner diz:
e morre

esther maria diz:
em vez de colocarem um anúncio sobre como curar hemorróidas na minha página podiam falar sobre outras coisas.
wagner diz:
nos países desenvolvidos a terceira idade é um grande mercado

wagner diz:
no japão existe todo um mercado e desenvolvimento de novos produtos pra esse mercado

wagner diz:
o anúncio do google é publicado via software, ele casa o texto da pg com anúncios disponíveis... vc chegou a postar sobre o tema hemorróidas ou algo parecido?

esther maria diz:
nunca postei nada sobre hemorróidas. por isto acho muito curioso
wagner diz:
mesmo com 62 anos, vc poderia estar em qq atividade, se quisesse...

wagner diz:
vc pratica esportes?

esther maria diz:
realmente. eu poderia e gostaria. mas as forças ocultas, não.
esther maria diz:
aprendo violino
esther maria diz:
se isto é esporte
wagner diz:
legal!

esther maria diz:
ando no parque
wagner diz:
eu e minha esposa praticamos natação

wagner diz:
a maior ídala dela é a maria lencke

esther maria diz:
é ótimo. mas estou brincando eu faço spinning e esteira
wagner diz:
deve ter uns 90 anos e nada em copacabana

esther maria diz:
você está em casa ou no trabalho?
wagner diz:
to na firma

wagner diz:
obrigado

esther maria diz:
obrigado a você
um abraço


A !hey Interativa, foi criada em abril de 1999, por Gilberto Negreiros, Luiz Toledo, Diego Zaragoza e Wagner Tamanaha e tem como objetivo o desenvolvimento de projetos de comunicação em seu sentido mais amplo, colocando o relacionamento personalizado com o consumidor como ponto principal de suas ações. Concentrado o seu trabalho na criação, arquitetura da informação e
e-marketing.


Este posicionamento permitiu a !hey aproveitar o "boom" e sobreviver à crise deste mercado, superando todas as expectativas e alcançando resultados expressivos, trabalhando para várias contas como Banco Itaú, DoubleClick, , RealNetworks, Submarino, TVA/ Ajato, Vésper.

Hoje a agência desenvolve e constrói importantes cases para os seus clientes, algumas das mais importantes empresas nacionais e internacionais, como é o caso do Banco Itaú, Submarino, Boehringer Ingelheim, Visconti, Gradiente, entre outros.

Este rápido e sólido crescimento vem permitindo a !hey ocupar, uma posição de destaque no mercado nacional de comunicação através da internet.


no entanto, pergunto, o que é o amanhã?

Nenhum comentário: