segunda-feira, fevereiro 16, 2004



com paredes de mais de metro e meio. o olhar aqui em nada esbarra. terras da família junqueira, uma das maiores do sul de minas gerais. nascedouro do cavalo mangalarga marchador.

tudo começou com a vinda para a região de três ilhoas do funchal. casaram-se com donatários e receberam de presente do imperador do d. joão VI um cavalo chamado caxias.

para servir o cavalo, oriúndo de terras portuguêsas, compraram seis éguas da fazenda mangalarga. os poldros nascidos destas éguas ficaram conhecidos como os filhos das mangalargas. e com o apuro da marcha assim ficou a denominação do cavalo, raça nascida e criada no brasil: mangalarga marchador.


é hoje opinião geral que em 1419, a mando do glorioso infante d. henrique "o navegador", o arquipélago da madeira, que já era citado em 1350 no libro del conoscimento e representado em mapas italianos e catalães do século xiv, foi redescoberto por joão gonçalves zarco e tristão vaz teixeira, com o fim de suprir as cronicas deficiências do reino em cereais e também para que servisse de apoio à expansão marítima de portugal.

assim, desde o século xv, a madeira desempenhou um importante papel nas grandes descobertas portuguesas, tornando-se também famosas as ricas rotas comerciais que ligavam o porto do funchal a todo o mundo atlântico.



Nenhum comentário: