sexta-feira, fevereiro 27, 2004

varre-e-sai



baden powell, nasceu em varre-e-sai
foto retirada da revisita mpb


querida li,

não perguntei se alguém desejava morar na pqp porque o país é isto. não li nada sobre a queda da produção e o empobrecimento do brasil a não ser no palavras tortas , porque resolvi não ler jornal, não ouvir notícias e nem saber mais de qualquer coisa que remeta à política e á economia. desidratei de tanto vomitar.

mas deixa te contar, caso você tivesse escolhido viver em varre e sai, iria para a terra do baden powell. foi lá que ele nasceu. é uma pequena cidade com a área total de 109,3 km quadrados, com cerca de oito mil habitantes situada no noroste do estado do rio, perto da cidade de itaperuna, próxima da fronteira entre minas gerais e o espirito santo. é o último município do rj, uma serra de 600 metros de altitude.

conta a lenda local que os índios purís que alí viviam cederam suas terras para a formação de um rancho ( reparou na palavra cederam? cê acredita? nem eu) que pertencia a uma senhora chamada inácia, que emprestava o terreiro e o curral para o pernoite dos tropeiros que vendiam a produção de café da cidade, que dizem ter sido a maior do estado do rio . (tanto que para que?)

a proprietária colocou uma placa no local com a mensagem "varre e sahe" (escrita em italiano), para que os tropeiros varressem o local antes de sair. daí o nome da cidade.

no entanto dizem as más línguas que a cidade tem este nome porque é tão pequena tão pequena que mal você chegou já saiu e que uma dona de casa pode varrer o lixo dela para outros municípios e sair de fininho que ninguém nota. dizem que é um lugar agradável para morar. clima ameno. conversas afiadas, como a dos mineiros e biscoitinhos de polvilho no cair da tarde.

seria melhor morar lá do que na pqp, não é mesmo?

Nenhum comentário: