sexta-feira, março 12, 2004



illud tempus e inori, a prostituta sagrada


recebi da jocy de oliveira, e do paulo garcia, graças ao servio tulio da rádio mec fm, da radioelecktrola, do saara saara , do cabaré alemão o e-mail que arrancou-me do caminho das pedras:

"Obrigada pelo seu email e interesse pelo meu trabalho. Minha produtora
Spectra poderá lhe enviar os CDs ou livros que desejar. (CDs disponiveis :
Inori `a prostituta sagrada, Illud Tempus e As Malibrans) Favor nos enviar
endereço e especificações dos CDs desejados. Minha produtora entrará em
contato para enviá-los. Abraços
Jocy de Oliveira"

www.jocydeoliveira.com

agradeci a pronta resposta. e mais: já sei onde encontrar seus trabalhos. pedi o illud tempus e inori, a prostituta sagrada. como tiete , na resposta enfatizei meu "prazer em ouvir sua voz". a dela.

conto a história : quando a música de jocy século XX saiu eu era auxiliar de discotecária da antiga rádio federal que foi comprada pela manchete. imediatamente coloquei sofia suicidou-se na grade de programação. quase perdi o emprego. mas ganhei o disco; um exemplar para divulgação que a rádio me deu com o compromisso de não programá-lo jamais.

imagine o espanto que causou a ousadia de jocy, que considero precursora da bossa nova, do rap, de tudo aliás, na década de 50! desde então acompanho seu trabalho, como posso. pois ela tem mais repercussão internacional do que no brasil.

quando o servio , eu e um bom grupo de idealistas criamos a rádio da universidade federal fluminense era claro para mim que jocy faria parte da grade de programação. ou seja, seria tocada. para desespero do conselho universitário, do reitor e do então ministro da educação. não só por ela, mas pelos chamados maledictus que apresentávamos. para que possam ter uma idéia inauguramos o espaço radiofônico tocando my way com nina hagen, onde ela faz uma paródia da interpretação do frank sinatra; o máximo em picardia.
no entanto,em poucos meses, o que é um milagre, a rádio fluminense am deixou de ser um traço no ibope.

competência não se discute. lembro-me de heloísa buarque de holanda retornando ao brasil após longo período de ausência, em 1991, quando lançava pela rocco pós modernismno e política, após ter editado em 1976, 26 poetas hoje-uma antologia, que foi atualizada em 98 -tudo acontecido no século passado- com esses poetas,uma antologia dos anos 90, dizer numa entrevista ao jb que o brasil minguava por falta de competência.

competência é tudo. necessária até para fritar um ôvo. a saraiva diz que o trabalho da jocy de oliveira está esgotado, por falta de competência. mas por ela ainda ser atributo em pessoas corretas, como o sérvio, a jocy e o paulo eu consigo reatar o elo perdido com o trabalho desta maravilhosa intérprete, arranjadora e compositora que vocês precisam conhecer. certamente.

e-mail do sr. paulo garcia em resposta ao meu:
Sra.
Entre em contato com Revista Concerto, concerto@uol.com.br
oub pelo tel. 11 5535 4345
Paulo Garcia
Coordenador de Vendas
http://www.soarmec.com.br


obrigada sérvio tulio





Nenhum comentário: