sábado, junho 05, 2004
imagem roubada na giniki . a emoção e a saudade não. chorei com branca eloysa. roubado também o link para o caderno especial do jb eu amo nikiti de domingo, 30 de maio de 2004.
reparação: niterói não é ex capital da província do rio de janeiro, como consta da matéria. niterói foi capital do estado do rio de janeiro até 1974, quando houve a fusão do estado do rio de janeiro com o estado da guanabara. em 1960, dada a transferência da capital federal, que era na cidade de são sebastião do rio de janeiro, no estado do rio de janeiro, para brasília foi criado o estado da guanabara.
sobre araribóia:
"Chefe indígena da tribo Temiminó, um grupo Tupi, vivia numa das ilhas da Baía de Guanabara. Ali os temiminós eram minoria. A tribo Tamoio, com 70 mil índios, dispersa entre a Guanabara e a região onde hoje se localiza a cidade de Bertioga (SP), detinha folgada superioridade numérica contra os temiminós, que só contavam com 8 mil cabeças.
Os tamoios, liderados pelo chefe Cunhambebe, eram aliados antigos dos franceses, que viviam tentando invadir a Baía de Guanabara. Em 1555, depois de subjugar os temiminós e os portugueses com a ajuda de Cunhambebe, a França passou a dominar a Capitania do Rio de Janeiro.
O Reino de Portugal mandou então para o Brasil o terceiro governador-geral da colônia, Mem de Sá, com a missão de retomar o Rio. Selando uma aliança com Araribóia, os portugueses conseguiram. O chefe indígena recebeu como gratidão a sesmaria de Niterói, onde passou a morar, converteu-se ao cristianismo e tornou-se íntimo do governo. Adotou, inclusive o nome do português Martim Afonso de Souza, donatário do Rio de Janeiro. Morreu em 1574, brigado com Antonio Salema, sucessor de Mem de Sá." em história do rio de janeiro
discordo do ponto de vista de emmanuel de bragança soares, o eterno dissidente, né emmanuel? que apesar de possuir arquivos poderosos se embrenha na mata das datas. a ocupação das terras para cultura deu-se após a abolição da escravatura, quando os que viviam do comércio negreiro ficaram sem renda e receberam do imperador vastas sesmarias espalhadas pelo estado do rio.
ou estou louca, e o que pesquisamos um bom pedaço de tempo é lixo, concorda, pimentel? ou você emmanuel, continua a brigar com a história.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário