quinta-feira, outubro 07, 2004


estando a andar pela cidade a pessoa discordou de os carros estarem nas ruas e os pedestres nas calçadas. pararam para ouvir. surgiram debates, argumentações. mas como há séculos tudo já estava decidido assim ficou: os pedestres nas calçadas e os carros nas ruas.

o interessante é que ninguém xingou ou destratou, como é normal entre os humanos, o outro. todos ouviram, todos argumentaram e nenhuma palavra causou catástrofe do outro lado do planeta. dos participantes nenhum ficou maior ou menor por isto. aconteceu uma troca de opiniões onde ninguém saiu ferido nem apodado de irresponsável. um momento em que adultos conversaram e se não comungaram a mesma opinião discordaram com decoro.

foi ontem nas ruas de são lourenço. nesta rua, neste momento. após a conversa pensei: por mais estapafúrdia a idéia ela foi tratada como idéia, a rua como rua, os passantes como passantes, as opiniões como opiniões e, por isto, não aconteceu nenhuma guerra. porque cada coisa foi nomeada como convinha ser. e todos falaram a mesma língua que não usa calças curtas.

Nenhum comentário: