SINAIS
canais de veneza secam e gôndolas encalham
VENEZA, Itália (Reuters) - As gôndolas estão encalhando e as docas de hotéis se projetam não para a água, mas para o ar, enquanto os canais da cidade de Veneza estão secando devido ao tempo ensolarado e da combinação pouco comum de fenômenos planetários.
Apenas o Grande Canal, maior e mais famosa via aquática de Veneza, ainda suporta o tráfego de barcos e gôndolas, e a queda no nível dos canais deu origem a termos como "cidade fantasma" e "deserto" em jornais locais.
"O fenômeno deve-se à baixa pressão, isto é, o bom tempo que coincide com a sizígia (alinhamento da lua, da terra e do sol)", disse o escritório de marés de Veneza.
A lua nova nesta semana ajudou a baixar as águas a seu patamar mais baixo em mais de uma década, próximo de 80 cm abaixo do nível do mar. A maior queda já registrada foi a 1,21 metro, em 1934.
A cidade assegurou aos turistas que o nível da água voltará a subir em breve, restaurando a paisagem romântica da cidade e lembrou que o nível das águas pode ser checado no site www.comune.venezia.it
Nenhum comentário:
Postar um comentário