sexta-feira, março 25, 2005





corra para refazer a declaração anual do imposto de renda


sempre torturantes as questões com o governo. se cometemos um delito, como por exemplo deixar de recolher uma parcela do imposto de renda, imediatamente somos punidos.

quando o governo comete um delito ou engano ou erro, seja qual for o sofisma, ou silogismo erístico que use para definir suas mancadas, recebemos ameaças também em vez de um pedido formal de desculpas.

como esta:.... ""4. Dessa forma, torna-se necessária a adoção de providências no sentido de retificar os comprovantes já emitidos, para incluir como rendimento tributável, item 3.1, o valor da devolução em 2004 da Contribuição
para o PSS (função) e como Contribuição Previdenciária Oficial, item 3.2, todo o valor efetivamente descontado a esse título em 2004 do servidor, do aposentado ou do pensionista."

Dentro em breve estaremos disponibilizando no SIAPEnet as mesmas para os servidores abrangidos por esta medida.

Comunicamos, ainda, aos servidores que já enviaram suas Declarações de Ajuste Anual, ano calendário 2004, que deverão fazer declarações retificadoras, evitando, com isso, possíveis transtornos junto ao Fisco Federal.

Julio Cesar Gomes Larratéa
Diretor do Departamento de Administração
de Sistemas de Informação de RH"


eles criam oproblema por pura incompetência e nós que já cumprimos com nossa obrigação cidadã de pagar imposto, pois ele vem descontado em folha, -que dizem servirá para melhorar o país, mas que vai para onde não sabemos- ficamos sujeitos aos "transtornos junto ao fisco federal", conforme explica o sr. Julio Cesar Gomes Larratéa.

o primeiro caso foi criado pelo governo. antes da medida ser aprovada iniciaram o desconto do inss do funcionalimo público aposentado.depois perderam a causa no supremo (STF) e esqueceram de computar nos Comprovantes de Rendimentos Pagos e de Retenção de Imposto de Renda na Fonte do ano-calendário 2004 , o valor devolvido e liberaram o os comprovantes sem este acréscimo.

todo início de ano é para os brasileiros uma visita ao inferno: pagar iptu, ipva , apresentar a declaração do imposto de renda, acrescida da necessidade de fazer prova de vida, para quem aniversaria no início do ano, o que eles chamam de recadastramento. e outras quitandas mais.

não programamos mais as festas natalinas mas sim o que economizar para pagar o quinto ao governo no início do ano seguinte.

desta vez a dose de fel foi acrescida: o governo , juntamente com líderes sindicais, aprovaram um plano de cargos e salários para as IFES, instituição federal de ensino superior, e todos foram obrigados a abrir mãos de suas antigas situações e posições para entrar em novo regime de cargos.

sim. havia opção, claro: "ou você fica no pucre que será extinto no final do ano ou assina a nova papelada."

para variar todo o pessoal de nível superior dançou feio com direito a tombos e fraturas. agora, no planalto, uma mesa de negociação tenta resolver o problema pois foi concedido step 1 e dois, quando deveria ser cinco. mas o que significa cada step nem eu nem você saberemos.

e lá iremos retificar nossas declarações de renda sob ameaça, quando bastava que eles mesmos fizessem a correção. aliás, um pedido de desculpas não vai mal.

salário ser renda é um assunto que sempre debati com o delfim neto e afins no banheiro de minha casa: salário não é renda, salário não é renda , sempre argumentei. isto é mais um sofisma para definir roubo, punga, assalto.

mas ele, nenhum deles, nunca me ouviu.

cordeira, sigo com minha papelada para retificar a declaração do imposto de renda que já fiz . e eu, que cantava feliz "pai, afasta de mim este cálice,/ afasta de mim este cálice / de vinho tinto de sangue."

desta vez ainda não deu, milton.


definições interessantes no aurélio:

salário
[Do lat. salariu, 'ração de sal', 'soldo'.]
Substantivo masculino.
1.Remuneração paga pelo empregador ao empregado, de forma regular, em retribuição a trabalho prestado..

renda1
[Dev. de render.]
Substantivo feminino.
resultado financeiro da aplicação de capitais

render
obrigar a capitular; vencer a resistência de; sujeitar, dominas,vencer.

imposto
(ô) [Do lat. med. impositu, subst. do lat. impositu, part. pass. de imponere.]
Adjetivo.
1.Feito aceitar ou realizar à força. [Flex.: imposta (ó), impostos (ó), impostas (ó). Cf. imposto, do v. impostar, e emposta, s. f.]



Nenhum comentário: