terça-feira, março 15, 2005





leia aqui o que deu no diário on line


Prosas e poesias estão na web

Fernanda Borges
Do Diário OnLine

Nesta segunda-feira (ontem , dia 14) é comemorado o Dia Nacional da Poesia, pois foi nesta data que nasceu o poeta brasileiro Castro Alves. Poeta romântico, Castro Alves morreu de tuberculose em Salvador, no dia 6 de julho de 1871, com apenas 24 anos. Ele escreveu poesias de destaque como “Navio Negreiro”, e por isso ficou conhecido com poeta dos escravos.

Os internautas que gostam de prosas e poesias têm diversas opções na web. Uma delas é o site Cristal Poesia e Prosa, que traz diversas obras de autores renomados, como Fernando Pessoa, Carlos Drummond de Andrade e Manuel Bandeira. Além disso, estão destacadas algumas prosas de Luís Fernando Veríssimo, João Ubaldo Ribeiro, entre outros.

O cristal poessia e prosa, o site s também traz poesias de sua idealizadora Eliane Stoducto. No link ‘poemas musicados’ estão disponíveis composições com diversos intérpretes, destacando quem são os autores de cada canção.

O Cristal Poesia e Prosa já recebeu diversos prêmios da categoria, e foi selecionado pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). Cartões virtuais, links relacionados e novidades completam os serviços do site.




alguns poemas de eliane estoducto


Abri as portas

Abri as portas
Abri o peito
Abri as pernas
Abri os braços

Perdi o tempo
Perdi o afeto
Perdi o gosto
Perdi o tato

E comprei tranca
Com cadeado
Vidro blindado





Mar em trânsito

Para Maria Tereza




Para o mar Maria ia
Para o mar ia
Para o mar ia
Ao pisar a fina areia
Em hora de maré cheia
O mar ia até Maria
O mar ia até Maria
O mar ia
O mar ia

Maria
Mar em trânsito..
Porta de aço>



Taquicardia


Delírios de febre,
suor e arrepios,
me toma de assalto
uma taquicardia:
o pulso acelera
assim de repente,
me sinto doente...

Os olhos vidrados,
a boca silente.
Sutil calafrio,
qual sombra da morte,
percorre a espinha.
Na louca agonia
espasmos, tremores...

é a vida que parte?
São males? São dores?
Que nada...
São só ais de amores...





Lua Cheia


Nas madrugadas insones de verão,
montada em negro corcel, viajo rumo ao passado.
Deliro, ardo em febre. Me apunhalo.
Me afogo em frios suores e,
depois, choro pela vida desperdiçada
como o vinho entornado
nas mesas de tabernas ordinárias
e chopes não terminados, levados
por apressados garçons mercenários.
Choro por minha polidez medíocre e bem comportada,
pelo tolo acato às convenções institucionalizadas,
pelo horrível aprendizado de engolir sapos.
E choro e uivo e me debato.
Afinal, é lua cheia...


esta menina eliane, esta grande mulher promove os amigos publicando seus trabalhos, é elo entre as pessoas, aproxima-as, ensina-me...; mas não é só por isto eu digo que ela é um dos maiores seres humanos que conheço. ela é em tudo o desejo de que o mundo inteiro fosse assim: como nossa li. minha profunda admiração e meu amor, eliane estoducto, não só por este reconhecimento mas por tudo o que silenciosamente você árdua e ardorosamente conquista.




Nenhum comentário: