sábado, março 05, 2005



poderíamos fazer alguma coisa? podemos?


"vivemos em um mundo louco onde os
contrários se convertem continuamente
entre si, os pacifistas se descobrem
adorando hitler, os socialistas
tornam-se nacionalistas, os patriotas
colaboracionistas,os budistas oram pela
vitória do exército japonês, e a bolsa
sobe se os russos preparam a ofensiva".

george orwellL, set.1943




einsten disse que mais preocupante é quem assiste ao mal e não quem o faz. ou seja, o poder, as corporações que podem destruir o ser humano só o fazem porque assistimos anestesiados ao nosso fim.

johann strauss na ópera o morcego ( die fledermaus) faz um personagem afirmar que feliz daquele que consegue esquecer o que não pode mudar.

duplipensar é um termo da novilíngua (newspeak): guerra é paz; liberdade é escravidão; ignorância é força;" uma rua ou estrada interrompida por uma placa: estamos trabalhando em seu benefício... duplipensar é a capacidade de armazenar duas crenças contraditórias simultaneamente e aceitar ambas."

a intenção da implantação do novo idioma, a novilíngua é reduzir o vocabulário ao extremo para diminuir a capacidade de pensamento, o que aumenta a vulnerabilidade: fim dos sinônimos, fusão de palavras como mixugo para amigo, naum para não etc...

1984 de george orwell, "é uma metáfora pessimista do pós-guerra para o futuro da humanidade dominado pelo totalitarismo. ... ".

metáfora?

sugestão de leitura

a última valsa

Nenhum comentário: