fuxicos e bordados
no clima de desenvolver todas as potencialidades de caxambu a comunidade do bairro santa tereza, representada por venessa das dores silva rodrigues, 29 anos, e gabriel aparecido rodrigues da silva, 27 anos, moradores no local, membros do conselho comunitário do bairro, presidido pelo sr. milton marcelino david, estão em movimento para aproveitar fuxicos e bordados que são feitos individualmente na comunidade e são vendidos aqui e ali , de porta em porta. "o desejo é conseguir a venda em grande escala" dizem.
vanessa explica o que é fuxico: são retalhos de panos, dobrados e costurados em formato de flor que juntos por pontos delicados uns aos outros formam desde caminhos de mesa até colchas além de peças de vestuário e bolsas. no são paulo fashionweek de 2005 foram exibidas roupas em fuxico e na sua apresentação da moda praia exibiu biquines com bustier de fuxico. veja como estilista mineiro renato loureiro explorou as possibilidades do tradicional fuxico: aqui aqui e
e aqui.
"esta palavra vem do costume de comentar os fatos locais enquanto os trabalhos eram produzidos. os maridos, diziam então: "já sei, vocês estão de fuxico". ou seja falando sobre a vida alheia e a própria. é uma tradição do bairro o fuxico, assim como o pão de queijo é tradicional em minas."
eles desejam formar outras cooperativas para propiciar trabalho e renda para todos , principalmente os mais jovens, e para isto estão agilizando uma de costureiras para que caxambu tenha um produto como peças de moda praia pois, segundo ela, é um mercado não explorado aqui. falta pesquisa de campo e visitar uma incubadora de cooperativas em varginha onde é oferecido todo o suporte para cooperativas. como sempre não há grana até para a passagem.
diz vanessa e gabriel que a cooperativa aslém de diminuir o desemprego no bairro melhorará a auto estima da população. muitos que moram lá estão sendo demitidos pela companhia que explora as águas de caxambu, a super água, que pertencia a supergasbrás. a supergasbrás foi vendida há seis meses para a holding SHV leia aqui.
eduardo lima , presidente da câmara dos vereadores de caxambu, informou que existe uma comissão das águas que estuda os projetos de licitação. sobre a superágua que apesar de pertencer a holding supergasbrás que foi vendida para a shv , a câmara de vereadores ainda não tem informações. acredita o vereador que as demissões ocorrem por contenção de despesas. informou que melhores informações poderiam ser conseguidas nas ongs ampara e gcc (grupo cidade cidadã).
nádia maria correa gonçalves, secratária da gcc e uma de suas fundadoras informa que a superágua apesar de fazer parte da holding supergasbrás ficou fora da compra da hvs . a licitação para decidir que empresa explorará as águas de caxambu está sendo aguardada para o final de maio. nádia disse ainda que, aparentemente, por suas atitudes a superágua não demonstra interesse em continuar com a exploração pois não compra maquinário necessário e está demitindo pessoal desde a metade do ano passado. " para uma cidade que não tem emprego nem indústrias qualquer demissão é um terror pois cada um demitido significa famílias com vários membros sem condições de sobrevivência."
e pensando nesta sobrevivência o conselho comunitário de santa tereza deseja que o bairro tenha autonomia ou seja, que seus moradores possam atuar em frentes de trabalho organizado através de cooperativas. de concreto para a formação destas cooperativas diz vanessa que existe "apenas a vontade da comunidade e o potencial humano."
santa tereza é em caxambu o bairro com maior número de moradores de descendência afro e eles pretendem resgatar a consciência da raça e o amor à cor de sua pele. para ajudar no projeto solicitam recebimento de livros que tratem sobre o assunto e que ficariam disponíveis na parte de baixo da igreja nossa senhora aparecida quando a obra for concluída, pois o centro não tem sede. eles estão pleiteando um terreno para construir o prédio do centro comunitário para abrigar inclusive um projeto de inclusão digital .
de repente, de fuxico em fuxico de bordado em bordado esta comunidade conseguirá levantar grana, seja através do governo federal apesentando projetos para captar recursos, ou até mesmo da prefeitura que pensa na melhoria das condições da cidade. caxambu está pensando, fervendo, em ebulição e isto é muito produtivo para qualquer cidade, e país. pois é com esta crença e entusiamo que apesar dos políticos se constrói uma nação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário