irreversível
mauro, chegou irreversível . ontem no final da tarde passei no correio e lá estava. vi o filme. não o considero pornográfico, pesado. é angustiante e violento com cenas de sadomasoquismo, homossexualidade em boates e tudo o mais que a vida de hoje e de ontem, como na roma antiga, propiciam. a imagem nunca parada, sempre passando de raspão pela câmera em ângulos que subvertem o olhar. a tonalidade vermelho intenso do filme e a brutalidade. sim, muita brutalidade mixada com loucura. a nova perspectiva da câmera alucina com o auxílio do som .
a estética é bela. para ter uma idéia de quanto me apaixonou o verei novamante hoje porque como a epígrafe de seu blog ele "distorce a simetria do imaginário..." e nada, nada, convenhamos amigo, precisa ser simétrico. a temática que poderia ser boba, dado o tratamento da linguagem cinematográfica ganhou peso, densidade.
e veja, voltei para casa ainda agora, deslumbrando-me com o céu de maio que é lindo no frio , e como está frio! mas esta cidade me convence que definitivamante estou em casa. creio que minha declaração de amor por caxambu a cada dia torna-se mais íntima e cálida. senti isto tomando o café da dona zizinha enquanto marcava retorno às aulas de barro com pedro.
a gente senta na cozinha , põe o papo em dia, que sempre está defazado no outro dia pois alguma mariquinha aprontará durante a noite e olhando este céu, este, que você vê agora senti-me em casa. aqui o velho telheiro onde fazemos artes e a flor de maio carregada desdobra-se em botões. a daqui de casa ainda não floriu.
ah, comprei na livraria avalon de são lourenço um livro de contos da virgínia wolf que comecarei a ler depois do filme. muito estranho; irreversível com virgínia wolf. mas ela foi irreversível com ela mesma ao abrir mão da vida, não pensa o mesmo? e creio que os dois se parecem. a violência pode não ser explicita como na peça dela "os atos", mas servir como um toque, um cutucar. olha só que cidade bonita esta minha, caxambu, onde escolhi viver, mauro. não esqueci de agradecer não, já já segue um muito obrigado, mas temos contas a acertar seu moço. amanhã te aguardo na janela para tricotar a vida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário