quinta-feira, maio 05, 2005
pedro e lobo de prokofiev será narrado por servio tulio
servio tulio do zieck zack e lá vocês podem ver o quanto mais ele faz, foi convidado pela orquestra sinfônica brasileira para ser o narrador de pedro e lobo, peça musical dita infantil de sergey prokofiev . no brasil, convidado pelo então maestro da mesma orquestra, eliazar de carvalho, roberto carlos fez a narração da história. recentemente quem contou a fábula musical foi rita lee. vejam o recado que o servio deixou no orkut:
"Oi Amiga! Olha que notícia legal! Fui convidado pela Orquestra Sinfônica Brasileira para ser o narrador do PEDRO E O LOBO do Prokofieff! Recebi o telefonema hoje à tarde e o concerto já é na segunda feira no Teatro Municipal do Rio. E depois faremos outras apresentações do Pedro e o Lobo por aí afora!!!!"
servio e sula kossatz, parceira de sérvio em apesentações do repertório do cabaré alemão.
a música de prokofiev aqui, em midi
a obra foi composta em 1936. esta é a história de pedro e o lobo :
"num dia muito frio, o pedro foi dar um passeio. um passarinho voava perto dele. encontraram um pato - "olá, pato!" - disseram ambos. o pássaro poisou no chão. um gato saltou sobre o pássaro. "-cuidado!" - gritou o pedro. o gato falhou o salto. e o pássaro voou para cima de uma árvore. "pedro, vai para casa." - disse o avô. "o lobo anda por aí. "-o pedro ficou triste. de facto, o lobo andava por perto. ele viu o pato. então, deu um salto sobre o pato e comeu-o! o pedro continuava dentro de casa. mas o que ele queria mesmo era sair. pôs-se a espreitar por um buraco. o pássaro e o gato sentaram-se no ramo de uma árvore. o pedro tinha de os ajudar. pegou então numa corda. subiu à árvore e ficou perto do gato e do pássaro. "- voa até ao lobo" - disse o pedro ao pássaro. "- irrita-o, mas tem cuidado!" o lobo ficou furioso. mas não conseguia apanhar o pássaro. o pedro fez uma grande laçada na corda. lançou a corda e apanhou a cauda do lobo. puxou com força. o lobo ficou pendurado pela cauda. o gato e o pássaro estavam salvos. entretanto, chegaram alguns caçadores que andavam à procura do lobo. viram o pedro na árvore e o lobo pendurado. o avô chegou. o pedro e o avô estavam felizes. "- avô, apanhei o lobo!" o avô ficou muito orgulhoso. o lobo estava morto e o pedro era um verdadeiro herói!"
cada personagem é representado por um instrumento musical com precisão e suavidade. os passos cuidados do lobo e o vôo do pássaro conduzem o ouvinte para a grande árvore abrigo, e a tensão cresce provocada pelos acordes. mas enfim tudo acaba bem. quem disser que esta peça foi escrita para jovens e crianças como uma facilitadora de educação e percepeção musical engana-se. pois é um trabalho para aprimorar a sensibilidade, que não tem idade. aos 63, a cada vez que a escuto sinto as mesmas expectativas e emoções.
portanto não deixem de ver esta apresentação da sinfônica brasileira que será narrada pelo servio tulio o grande conquistador de mundos. só falta que ele informe data e hora . esta não perderei, menino. nem que chova peixeiras no mundo!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário