quinta-feira, junho 30, 2005




a guerra da água






o contrato da superágua para exploração de águas no parque das águas de caxambu terminou faz tempo. foi aberta licitação e concorria também um senhor de barretos que dizem seria representante ou testa de ferro do newton cardoso . lembram?

bem, o tal senhor perdeu a licitação. itamar franco cancelou o contrato da empresa que vencera. a superágua continuou explorando a água de caxambu através de liminares. mas nada mais fez além de explorar. nem um prego numa régua de cerca pregava. e nesta onda de mensalão, acordos com o pmdb , na semana passada a empresa perdeu a última liminar.
na segunda-feira, ante-ontem, fechou as portas e deixou os empregados na rua. sai de lá apenas a água estocada.


quando voltará ao normal? ninguém sabe. o problema afeta também outras estâncias hidro-minerais da região, como lambari, cambuquira, etc.... outra licitação terá de ser feita. mas todos estão atentos, dizem, e normas rígidas para exploração da água serão elaboradas informa o governo do estado.

enquanto isto, ah, enquanto isto, o baixo astral da cidade cresce assustadoramente e ouve-se em grupos de conversa que o preço para ser caxambuense é maior do que o pago para ser brasileiro. sei lá.... uma carroça está atrelada a outra portanto os riscos e as calamidades são iguais. é esta névoa de luto sobre o brasil que nos sufoca, é não ver luz no final do túnel é o excesso de clichês que uso, são as metáforas tão de agrado do presidente operário que enfiou um prego enferrujado numa caldeira de vapor. pode ser tudo isto e mais aquilo. mas que é um acúmulo de desengano, é ... e também isto: muda a concessão de águas minerais . como o tisunami do pacífic, todos na cúpula do poder ( redundância, pois só o poder tem cúpula) sabiam que iria acontecer, menos a população. mas , cá entre nós, responda? para que serve um povo?

há alguns meses falei aqui no porcas sobre a venda da supergrasbrás para a SHV que pretende a liderança no mercado de glp. ora, a superágua era uma das empresas da supergasbrás. ela não entrou na venda, mas o risco de sua paralisação era iminente. há muitos interesses em jogo. e hoje, o do psdb . na época deste tucanato na presid6encia do brasil o subsolo foi internacinalizado.

lembro o senador lucio bittencourt que conseguiu com uma emenda, dentre as 150 apresentadas ao projeto de criação da petrobrás, a nacionalização do subsolo e sua inviolabilidade por empresas internacionais. hoje , hoje o país foi vendido e continua sendo concedido como colcha de retalhos por tutaméias. a criação da petrobrás.



Nenhum comentário: