quarta-feira, junho 01, 2005
salão do livro de minas gerais debaterá literatura e blogs
fal fabia azevedo, do drops, estará no salão do livro em minas gerais
fal está em pânico mas diz que tudo bem. a gente aqui no brasil só vive de adrenalina mesmo! no pânico de cada desando de governo jogar a gente num buraco mais fundo que este... somos brasileiros e por isto nem sabemos o que é endorfina. vivemos de galho em galho, de susto em susto, de tranco em tranco. por isto, para saber o que já estou lotada de saber nem leio mais jornal, nem vejo o da televisão ou ouço o do rádio.
só que o caso da moça do drops é outro. ela foi convidada junto com o inagaki de do pensar enlouquece e o idelber de o biscoito fino e a massa para participar do sexto salão do livro de minas gerais e encontro de literatura de 12 a 21 de agosto . no dia 12 haverá mesa redonda sobre blogs e literatura com fal, inagaki e o idelber avelar que vem ao brasil para estar lá.
mas voltando ao papo lá de cima , leio blogs. nuns lavo a alma, noutros a égua. saio deles mordida de inveja, mas dizem que é inveja das boas. sabem inveja construtiva? vou na fal e pergunto pro tempo se dava uma ajuda de, pelo menos no ponto marcado do encontro com "a ïndesejada das gentes", onde todos os destinos se encontram, onde a tábula é rasa, conservar um olho pelo menos, um olhinho só, para continuar a ler os drops. aguardo a resposta, senhores do tempo. câmbio!
FAL diz:
mulé eu vou estar em bh dia 12
FAL diz:
menina, vc viu que legal a palestra
FAL diz:
tou em pânico, mas tudo bem.
esther diz:
agosto. mês tradicionalmente difícil até para a literatura, a poesia, né fal? e você enfocará os blogs na literatura ou a literatra nos blogs numa palestra. como explorar este assunto sem cair no chavão?
FAL diz:
mulher, ótema pergunta. e eu sei lá, ester? eu vou lá na capital de todos os mineiros mais pra aprender que qrr outra coisa. O genial Inagaki e o fofo do Idelber, não menos genial vão tar lá, de modos que se eu der vexame, alguém acode. Mas o fundamental, que acho que não só nos une, mas nos move é o seguinte: os blogs tão aí. Eles são um fato, é feito a lei da gravidade, num dianta nego ser contra.
Servem pra montes e montes de cousas.
Servem a causas e idéias diferentes. E são uma coisa muito da bacana. Por tudo que já se fala, da democracia e tal que envolvem, mas, pelo menos pro meu olhar, por uma coisa mais séria e legal: qd vc bota no papel, a coisa fica real. O mais idiotinha dos diarinhos, a mais respeitada jornalista do Brasil, todo mundo que senta o rabo numa cadeira e faz um blog, tem que, nalguma hora, se olhar, examinar a cachola, organizar seus pensamentos e sentimentos pra apresentar pros outros.
Isso é sensacional, é sempre um processo lindo de se ver.
esther diz:
esta abordagem se blog é literatura e vice versa nos remete aos velhos tempos de jornal, quando este nascia, feito por ficcionistas ou seja, homens que produziam o que se convencionou chamar de literatura, e com eles a questão : será jornalismo literatura, o que é discutido até hoje porque o povo fal, encrenca que precisa definir tudo, ou seja reduzir para entender.
FAL diz:
Bão. Eu detesto definir as coisas Ester, detesto dizer se o que eu faço é crônica ou conto, e esse blablablá todo. Tem blog que é literatura sim. Pega 10 aqui comigo quem não achar o que a bela Ticcia faz no http://www.naodiscuto.com blog dela literatura. É literatura, e da boa, dá licença. Tem blog que não é literatura, sorry. Tem blog que é jornalismo, como não, vc é prova viva. E tem blog que num é. Mas nestes tempos que correm, Esther Maria, bicudos e despenados, em que temos alguns jornais que não fazem jornalismo, livros que não fazem literatura e árvores que não fazem sombra, quem somos nós pra decidir sem direito a recurso se blog é ou não veículo literário? Eu leio a Ticcia e voto que é literatura sim senhores. Mas cada um, cada um.
E o que tem mais de escritores on line, negada fazendo blog pq é blog ou gaveta, e ng quer publicar os nego. Tem uma ou outra iniciativa corajosa, mas é meia dúzia. Tinha que editar esses caboclos em massa, vamos ver no que é que dá.
esther diz:
sabe o que penso fal, que em vez de o povo ficar mais analfabeto ,(como temiam os luminares) com o advento da net que possibilitou o surgimento dos blogs, o pessoal lê mais, segue em busca de livros citados, de músicas sugeridas.... muito pelo contrário está ajudando a tirar o brasil de sua fase oral, que é nossa tradição, para a escritura e mais pessoas se envolvem com a escritura e a leitura.
FAL diz:
Mas não tem nem dúvida, Esther, a estudiosa de blogs, Vera Correia, tava outro dia falando nisso. Pode ser jargão (como em todas as outras áreas de atividade humana, meu deus), pode ter gíria, mas o fato é que sim, nego lê mais, procura mais, compra mais. O que eu já comprei de livro por indicação, por lincagem, por ler aqui e ali nos blogs e sites só eu e o cartão de crédito do Alexandre sabemos.
esther diz:
e mais. acredito que os blogs fazem história, a história do cotidiano, a que narra o mundo pela ótica do cidadão que forma o povo.
FAL diz:
eu tb acredito firmemente nisso. Eu reli o Minha Vida de Menina faz pouco. Ela fala lá da vidinha dela, séculos atrás nas Minas Gerais. Olha o valor que a gente dá as historinhas dela (ela, a autora, é avó do grande escritor mineiro Eduardo Almeida Reis, sabia???). Pensa, daqui 300, 500 anos, olha o material sensacional do nosso cotidiano que os negos vão ter? Eu adoro isso.
esther diz:
menina, não sabia, que o dr. reis era parente dela! e o reis eu leio porque você me passou o jornal onde ele escreve . viu a troca?
FAL diz:
O que é aquilo, senão um blog, Esther? ( fal refere-se ao livro "minha vida de menina" da helena morley)
FAL diz:
o Reis é um Deus.
esther diz:
vamos dar o link dele pro povo também saborear?
FAL diz:
Ele faz crônicas diárias no Jornal Hoje em Dia, e arrasa: dr. reis/
esther diz:
veja seu blog fal, ali a vida todo dia é narrada como se desse mundo, o seu, fizessemos parte, e fazemos! pois nos identificamos, com os comentários que pedem interação. há necessidade de responder quando você pergunta num post: "Ei?
De quem é aquela poesia que fala "além do sonho e da rua (...) que carrega nos bolsos doces geografias" ???? Deu branco ni nóis aqui." mesmo que seja só pra dizer :•••" ih fal, não sei."
FAL diz:
e num é, mulé? é uma diliça.
ester tem os comentários, tem os maisl (quase 150 por dia, ester, fora os spams). Isso tudo te obriga a botar a cachola pra funcionar, a pensar, a estruturar seu pensamento numa forma inteligível, é maravilhoso.
esther diz:
afinal, de quem é a poesia?
FAL diz:
Eu num sei, os pilantras que lêem meu blog já chegam lá de fogo, ng lembra mais nada.
esther diz:
hahaha, mas que é bom carregar geografia nos bolsos é, né? e lá vai você pegar o trânsito impossivel de bh e garanto perder-se na savassi e naquele bar, qual é mesmo fal, onde jorge um brasileiro fazia ponto todo dia, esqueci.
esther diz:
no mais, você prepara material ou vai com este geito seu que a gente adora contar a vida?
FAL diz:
ah, esther, num é por nada, é que eu só sei falar assim, cara. E o mais aflitivo é que eu falo exatamente como escrevo, esse monte de gíria, esse trem escrachado.
vou tomar aulas de etiqueta até agosto, pra não envergonhar Mestre Idelber.
esther diz:
mas quanto a blog de repórter mesmo, jornalístico, voto no da cora e nos que ainda não conheço.
FAL diz:
a cora é outro deus
FAL diz:
e tem o Idelber, que faz uma mistura de blog jornalístico com debates, com diário com sei lá eu o que, que é bão demais
esther diz:
é lindo o biscoito
esther diz:
pedi entrevista para ele e vou pedir pro inagaki com a maior cara de pau que não conheço nenhum dos dois.
FAL diz:
pede, pede, o idelber é um docinho, tudo que a gente pede ele faz, o coitado, uma fofura de homi, num sei como ele dá conta. só imagino o que tem de mulé desmaiando com a chegada dele no brasil, e o que vai ter de suspiro e gritinho no salão do livro em bh
a pode terminar de outra maneira uma conversa com a fal? ela estará em agosto no sexto salão do livro de minas gerais e encontro de literatura que irá de 12 a 21 . no exato dia 12 de agosto. quem aprecia o bom não perderá. estarei lá fal. certamente.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário