quinta-feira, julho 07, 2005




duela a quien duela




foi esta a promessa que o collor fez ao presidente menen da argentina quando vinha à tona a corrupção em seu governo: "apurarei tudo duela a quiem duela". tirando o tropeço dele numa língua tão fácil, em português mesmo é o que mais escuto na cpi do congresso: "tudo será apurado doa a quem doer"

há poucos minutos, ainda agora, durante a cpi dos correios quando era interrogada a ex-secretária de marcos valério, fernanda karina, o senador pedro simon pediu a palavra para lembrar ao partido dos trabalhadores que a condução do questionamento à convidada feria o pt de morte, pois estavam querendo não buscar as verdades sobre as denúncias de corrupações mas devassar a vida da própria depoente, ou seja, desqualificando-a.

o sábio senador nas entrelinhas apontou o caminho para onde enveredavam as cpis e onde certamente esta acabaria: a pizzaria. lembrou da cpi do banestado que implicava um ministro do governo fernando henrique cardoso e outro do atual e que estava devidamente engavetada desde o momento em que receberam informações, dados fundamentados, de empresas norte americanas que poderiam mostrar o caminho por onde escorre o dinheiro público do brasil.

pediu desculpas a fernanda pelo modo como estava sendo tratada por membros do pt e lembrou da sercretária do collor que há algum tempo atrás disse que se arrependia de ter feito as denúncias contra o esquema pc, pois sua vida não era a mesma. no que a fernanda karina, sentada com altivez respondeu: " espero que não me arrependa jamais e consiga construir para minha filha, com minha atitude, um brasil menos corrupto , com políticos mais dignos. "

silêncio absoluto. mais uma vez a dignidade de nossos próceres foi atacada e nenhum deles protestou. a mim me parecem que eles filtram o que escutam. agora pedro simon convoca o presidente lula a provocar um choque de moralidade em seu governo. e eu quedo aqui e me pergunto: como um presidente deprimido, que por qualquer coisa cai em desespero, teria condições de vasculhar todo seu governo e desvendar a sangria, mostrando porque nós brasileiros somos pobres, sem educação e doentes, pois a roubalheira da coisa pública mina nossa resistência?

além do mais, este pobre cidadão que cercou-se de pessoas tão autoritárias e que desvirtuaram a proposta que deu origem ao partido, grupo do qual ele faz parte pois nunca duvidou que para chegar ao poder precisava de alianças espúrias, não seria morto antes, ou dado como suicidado?

em seguida passa correndo uma notícia na tela da tv: duas pessoas já morreram nas ruas de santa catarina devido ao frio. certamente que são pessoas de ruas, os desabrigados, os que nunca receberam mensalão, fazem da cachaça a grande amiga, mesmo sem conhecer o poder, da fome e da perda total da auto-estima a única consciência que tem da vida: são brasileiros.

sugestão para leitura:

Estava escrito nas estrelas
Lembranças do PT e uma notícia do mundo cão, por cora ronai






Nenhum comentário: