quarta-feira, novembro 09, 2005





a morte anunciada do esquema neo-liberal





a violência nos subúrbios da capital francesa, paris, começou há quase duas semanas com a morte de dois adolescentes que fugiam da polícia. violentas manifestações instalaram definitivamente a crise política no governo francês que já estava em crise pelas medidas econômicas e sociais adotadas contra o povo. foi decretado o toque de recolher nas regiões mais atingidas.

interessante que este movimento em nada se assemelha ao de 1968 quando, influenciados por um pensamento filosófico voltado para o bem estar, a igualdade e a justiça social, jovens contaminaram o mundo com seus brados de exigência por uma nova ordem mais humana. este antigo movimento alastrou-se por quase todo o mundo que sonhava ainda com uma face mais eqüânime para a sociedade como um todo. hoje a luta é desesperada e desesperadora, pela sobrevivência pura e simples, sem qualquer idealismo.

frança.jpg
imagem da bbc

isto que vemos agora na frança, como no efeito orloff, acontecerá conosco amanhã. não como a guerra civil que as grandes cidades já conhecem . mas quando todo um povo, por desesperança, desfé, desemprego e outras improbidades que seguem na onda do projeto neo-liberal buscar a reconquista de sua cidadania. as lutas de gangues, traficantes e policiais nas ruas das metrópoles nada mais são do que amostra do desgoverno, mais do que desgoverno , da falta de pudor do estado em usurpar assalariados e desempregados e proteger o capital especulativo em concordância com a mais cruel das ditaduras que nos é imposta até hoje: a econômica.

e então dirão que o governo brasileiro vive uma crise porque o povo iniciou onda de violência. cabe perguntar, iniciou ou respondeu com violência a tortura a que estava sendo submetido de forma cruel?






Nenhum comentário: