terça-feira, janeiro 23, 2007

der bonker de walter moers

2822006092021295115hitler2009p.jpg


vídeo que satiriza hitler tem mais de 5 milhões de acessos no YouTube


http://www.jornalalef.com.br/ - edição de 22 de janeiro

"A nova sensação do YouTube é "Adolf - Ich Hock in meinem bunker" ("Adolf - Estou sozinho no bunker"), que mostra o ditador nazista nos últimos dias da II Guerra Mundial acompanhado apenas da cadela Blondi e por três patinhos de plástico com os quais se diverte no banho. Com um minuto e 28 segundos, a animação voltou a suscitar a polêmica se é "politicamente correto" rir de um personagem que deixou um rastro de milhões de assassinatos. O autor, o alemão Walter Moers, dá a sua opinião: "Não se pode zombar do nazismo, mas caricaturar não significa tornar simpático"."

Vídeo:

" der bonker"

-c.a.t.

SÃO PAULO -O Estadão- Uma animação que satiriza Adolf Hitler tem causado controvérsia na Alemanha, informou nesta quarta-feira a versão on-line do jornal britânico The Guardian.

Feito pelo ilustrador Walter Moers, o desenho Der Bonker foi um dos mais vistos na internet nesta semana (clique no link ao lado), e já despertou críticas até entre judeus. Moers é conhecido por seus desenhos em que o ditador aparece como um pequeno e frustrado homem que dá socos no ar toda vez que judeus são mencionados.

O site cita o escritor judeu Ralph Giordano, dizendo que "não se pode tratar o pai do Holocausto dessa maneira".

As redes de TV RTL2, ProSieben, MTV e Viva, por sua vez, recusaram-se em divulgar os anúncios de uma companhia de telefonia celular que oferece o vídeo para download. Apesar do boicote, no entanto, executivos da empresa garantiram ao Guardian que o desenho continua sendo um dos cinco mais baixados pelos clientes da companhia.

A animação é apresentada em forma de videoclipe musical e mostra uma versão caricata de Hitler na banheira de seu bunker, em 1945, nervoso consigo mesmo pelo decorrer da guerra.

Em uma parte do vídeo, ele senta e canta em alemão: "A Segunda Guerra Mundial não é mais divertida. As bombas não caem mais na Inglaterra, mas sim na Alemanha. Ninguém me ouve, todos fazem o que querem e a causa de tudo é aquele Churchill. Isso é de arrasar."

Em seguida, ele entra em uma banheira em que patos de borracha usando bigodes como o de Hitler cantam: "Adolf, seu porco nazista, não vê que é hora de se entregar?"

Moers respondeu às críticas afirmando que sua sátira a um assunto tão sério tornou-se uma espécie de obrigação. "Se podemos fazer isso? Nós vamos fazer isso."

Para a co-fundadora do Memorial do Holocausto de Berlin, Lea Rosh, "este é um assunto sobre o qual não deveríamos fazer piadas".

Não é o que pensa, no entanto, o jornalista judeu Henryk M Broder. Para ele, o desenho é uma forma nova de olhar uma discussão antiga. "Que o Hitler era um assassino todo mundo sabe; isso não precisa ser o tópico de todas as teses. Mas Moers mostra de uma maneira maravilhosa o tipo miserável e inútil que enganou os alemães. E isso é bacana."

Nenhum comentário: