quarta-feira, janeiro 17, 2007

wagner, levine, pafúncio e marocas


wagner, levine, pafúncio e marocas


afinal, o que é arte?


antigamente, bem.... no meu tempo de antigamente, falava-se muito sobre a arte total. na realidade quem pinçou este desejo foi richard wagner. ele acreditava possível uma obra de arte total, a que englobasse todas as formas de expressão artística num só fazer: a literatura, o teatro, as artes plásticas e a música unidos num mesmo produto. certamente, este caldo provocaria em quem apreciasse a obra novas emoções. e até se desejava que aroma, sabor e tato fosse posssível para quem usufruísse da criação. até hoje o artista deseja que sua obra seja a representação fiel da natureza, mesmo quando desmente essa intenção, o que já assistimos em diversos ismos.

wagner acreditava que a ópera fosse o veículo capaz de resolver essa questão. penso nas conversas e em antigamente. hoje creio que toda produção que vise receber o codinome de arte deve ser capaz de , por si só sem aclopar sabor, visão, audição, tato e, ouso até dizer, retirando da criação estes elementos suscitar nas pessoas um apelo que as tranfigure. ora, ora, sei que hoje em dia dada a banalidade  do que é produzido no cotidiano, dilacerações , sofrimentos, etc.... é muito difícil evocar emoções.

outros afirmam que foi les levine, artista irlandês, quem introduziu este conceito.: arte total. "the self express dunkin' donuts", foto de levine. afinal, o que é arte? lembro de ao ler as tirinhas de pafúncio e marocas, as minhas preferidas, saboreava e até hoje retenho na memória o gosto do repolho que pafúncio comia, bem como o da cerveja que bebia.

george mcmanus inspirou-se na peça de william gill "the rising generation", para fazer as tiras do casal a partir de 1913. -pafúncio

"Pafúncio e Marocas foi o nome destes personagens no Brasil, no original "Bringing Up Father", os quadrinhos e tiras, contam a história de um casal classe operária que da noite para o dia se tornam multi-milionários, ganhando sua fortuna em corridas de cavalos. A maior parte do humor contido nestas histórias do início do século, se atém às tentativas de Pafúncio e Marocas de atingir uma posição na Alta Sociedade. Além do contexto e das histórias, as tiras de Pafúncio e Marocas são um exemplo magnífico do período da arte moderna na ilustração". leia mais sobre o assunto aqui .

tudo isto para fazer uma simples pergunta. alguém poderá me responder? afinal o que é arte? - marocas

Nenhum comentário: