segunda-feira, dezembro 31, 2007

em floripa



em floripa



e, estamos aqui em floripa. o calor é muito forte. imprescindível o ar refrigerado. no final da tarde chove e se vai às ruas. é um mundo novo, pouco parecido com o que conhecemos como brasil, em alguns momentos. no ano passado subiu um grau na temperatura do mar o que prejudicou a criação de ostras. preciso saber como solucionaram o problema. a terra, de seus 300 mil habitantes está com 1 milhão de pesssoas a mais. que a ilha não faça água...



Santo Antônio de Lisboa foi uma das primeiras comunidades fundadas por imigrantes açorianos que chegaram à ilha na metade do século XVIII. Até o início do século passado foi um dos principais pólos da cidade do Desterro, junto com as Freguesias da Lagoa da Conceição, da Vila Capital (no centro) e do Ribeirão da Ilha.
Por estes motivos, Santo Antônio de Lisboa é conhecido por ser um refúgio de belas construções e belas paisagens. Da praia pode-se avistar a Baía Norte e o Continente. A freguesia, conserva além da arquitetura tradicional, costumes herdados pelos colonizadores açorianos como a Festa do Divino Espírito Santo, o Terno de Reis e o Cacumbi.
A pesca artesanal é outro motivo que atrai turistas e apreciadores da boa comida. O cultivo de mariscos e ostras abastece vários restaurantes com cardápios a base de frutos do mar.
Próximo à praça central, em frente à Igreja da Nossa Senhora das Necessidades, é possível encontrar casas de artesanato típicos da colonização açoriana como as cêramicas de oleiros e as rendas de bilro.
Distância do Centro: 13 km.

Nenhum comentário: