quinta-feira, abril 03, 2008

a lei que ferrou com os funcionários das universidades brasileiras

a lei que ferrou com os funcionários das universidades brasileiras



11.091


a história é simples. pela lei 11.091 o governo jogou um plano de carreira em cima dos aposentados, isto mesmo, aposentados, inativos ou vagabundo segundo fhc. e, neste plano, todo mundo foi parar na primeira referência, o que equivale a início de carreira, mesmo os que haviam se aposentado na última e por aí ficarão enquanto o conselho universitário não aceitar votar o assunto.

quem decide nas universidades , na realidade, é o conselho. mas o reitor, normalmente, consegue fazer maioria nele. ora, por que? simples: a escolha de reitores era feita pelo governo federal a partir de uma lista sêxtupla elaborada pelo conselho universitário. no momento da abertura, da democratização do país a coisa virou moda: resolveram que os reitores teriam de ser eleitos na universidade, entre professores, funcionários administrativos e estudantes.

aí foi pactuado, como se troca fio de bigode para fechar compra de gado, um acordo de cavalheiros entre as universidades brasileiras e o governo federal: o primeiro nome da lista sêxtupla seria o do candidato eleito e o governo apenas sacramentaria a escolha. a partir disto me respondam por favor, que reitor brigará com os burocratas de brasília, se deles depende para manter-se no cargo?

esqueçam de vez por todas que houve um dia respeito ao direito adquirido pelo trabalho no brasil. agora vale tudo para tirar do trabalhador e prestigiar o capital especulativo. será que o domenico de masi, que tanto pregou o ócio criativo em vários livros, protegido por fhc, tem algo a ver com isto? trabalho não; ócio especulativo sim.

até uma anta sabe que aposentado não exerce cargo algum e, portanto, não pode, está vetado, impedido de progredir na mesma carreira em que se aposentou. né mesmo, anta?

" O debate sobre a carreira do dia 25/3, no Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense, contou com a presença da assessora de carreira da Fasubra, Vânia
Gonçalves.

Vânia falou sobre as distorções da carreira. Confira os principais trechos de sua explanação:
Reenquadramento dos Aposentados" : "Vocês estão aqui por duas demanda. Muita gente foi prejudicada pela lei 11.091. Aposentados foram os grandes prejudicados. Uma vez que não tiveram mais oportunidades de andar na carreira. A forma como ele foi enquadrado estacionou ali."
ra
esqueçam de vez que houve um dia respeito ao direito adquirido pelo trabalho no rasil. agora vale tudo pa
"Nós tivemos alguns ganhos em algumas instituições. É o que a gente está tentando fazer aqui agora com possibilidades grandes de vitória.
Em algumas universidades, nós ganhamos no Conselho Universitário, através de um parecer jurídico, o estabelecimento de que era inconstitucional: o aposentado que se aposentou
no final de carreira, com todas as vantagens do PUCRCE, hoje ser enquadrado em uma lei que tira essas vantagens."

"O que a gente tem conhecimento de que já está recebendo, inclusive no contracheque, reposicionado: Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul e
do Paraná."

"Não é jogar todo mundo no final de carreira. É fazer a equivalência com o que você estava na época do PUCRCE."


fonte : jornal do sintuff, sindicato dos trabalhadores da universidade federal fluminense.


aqui, vânia gonçalves assessora de carreira da Fasubra, continua sua explicação sobre o que pode ser feito no conselho universitário para reverter a situação.

Nenhum comentário: