quarta-feira, dezembro 03, 2008

"somente os idiotas se lamentam de envelhecer" ( cícero, 44 a.c.)

"somente os idiotas se lamentam de envelhecer" ( cícero, 44 a.c.)


este post é para o obama da gi. não é alegre, gi, sequer triste. é somente a vida.

enquanto escrevo ouço daniel de alcântara, presente da ju.

depois de retornar com orlando do veterinário, lá em baependi, o vinícius que, perguntei e descobri, ele é primo irmão da lyvia stelman, e aí, na porta do consultório, num vaso estava uma planta que eu tinha cá em casa em frente a porta da cozinha e, um dia, sumiu. ela despencava do vaso e quando a porta era aberta seu perfume de alfazema, que aqui chamam incenso, invadia nossas refeições.

depois de voltar com orlando para casa, ele está mal, hoje ainda não fez xixi nem cocô e comeu somente ainda há pouco carne moída que fiz para ele e a ana deu, resolvermos que tentaríamos mais um pouco, porque vinicius acha que ele pode viver, com remédios, sem dor, durante um tempo, claro que quando ele achar que é a hora, avisará, comprei gardenal para ele.
pois é, ele ingressa hoje no mundo do fenobarbital.

as convulsões , segundo o médico, são causadas por falta de oxigênio no cérebro, nada tem a ver com o coração que, diz ele, está muito bom, mas a irrigação o cérebro está comprometida .
o tumor, os tumores, nem adianta operar. já fez 3 cirugias. um deles abre cada fístula de dar medo. e é assim. hoje ele está de colar para não lamber o curativo das feridas

orlando.jpg

orlando2.jpg


zorra, filha dele, que também esteve doente, mas já bota pelo novo, enquanto em outras partes o pelo cai, está triste, muito triste. quantos anos de convivência. quantos!

e a planta perfumosa, um dengo, estava lá. agora , tem uma muda aqui. tomara que pegue!


...."resta a quarta razão de temer a velhice, a que desola e acabrunha, particularmente as pessoas de mionha idade; a aproximação da morte"( cícero)

pois é assim, ao lado de orlando a cada segundo sou lembrada da minha finitude e de que o fim desta vida que conheço se aproxima. ele me faz desejar ser melhor. e ainda há tempo para isto. ah, tempo....


o tempo presente e o tempo passado

estão ambos talvez presentes no tempo futuro

o o tempo futuro contido no tempo passado.

se todo o tempo é presente eternamente,

todo o tempo é irredemível.

o que podia Ter sido é uma abstracção

que fica em perpétua possibilidade

apenas num mundo de especulação.

o que podia ter sido e o que foi

apontam para um só fim, sempre presente.

passadas ecoam na memória,

descendo o caminho que não tomámos

em direcção à porta que nunca abrimos
...................


the love song of j. alfred prufrock de t.s.eliot

Nenhum comentário: