quarta-feira, março 04, 2009

deu na folha e li no síndrome de estocolmo, a ditadura do brasil foi branda

deu na folha e li no síndrome de estocolmo, a ditadura do brasil foi branda



40_anos_01.jpg
nas ruas era assim



grace , que fez hoje a primeira aula de violino com dudu, me enviou por email o que o o síndrome de estocolmo publicou : deu na folha de são paulo que a ditadura do brasil foi branda.

ora, só aí temos um paradoxo; como algo duro, e o nome já diz, ditadura, pode ser branda? mais um joquinho de palavras à la goebels, o marketeiro de hitler. ditadura é a privação de todas as liberdades, mesmo que você não a perceba .

por exemplo, você já sacou que existe uma ditadura econômica que te implora através de apelos publicitários para gastar, ter uma vida x e você nem se dá conta , nem se questiona , se realmente é este tipo de vida que prefere?

faz parte do senso comum que para ser feliz e bem sucedido você deve obedecer a todos os paradigmas da sociedade oligofrênica consumista.
caso não o faça está fora de contexto. é branda esta situação de trabalho excessivo para ter um padrão de vida x?

e se você estiver ou for gorda? está fora do contexto, do senso comum. e se for idosa, assim que nem eu? os idosos não contam no mapa da vida, estão pelas beiradas, já deviam estar mortos. são a periferia da periferia, no conceito moderno e pós moderno

ouvi de um médico, certa feita, que uma senhora havia morrido porque já estava na hora, enfim, vivera demasiado. precisava deixar espaço para os mais jovens.

é... ouvi sim.

eu mesma fui presa durante a ditadura e percebi o "carinho" com que me trataram . passei a noite num fuscão com vários homens armados, escolhiam, na estrada, onde poderiam me matar. e quantas cutucadas de cassetete? um milagre não ter sido estuprada fisicamente. emocional e mentalmente o fui. várias vezes.

e vários amigos conheceram e puderam contar, -os que não morreram no cárcere, na tortura, os que não suicidaram, não enlouqueceram-, alguma experiência vivida. muitos saíram desmemoriados e perdidos. assim como perdida ficou a terra brasilis, onde todos os valores de conhecimento, ética, princípios, foram pro brejo.

terra onde a inteligência morreu, a cultura foi sucateada, valor virou jornal, valor econômico, e as raízes , meu deus, já nem sabemos mais a que país pertencemos... nossa cultura é a americana do norte, e nossas raízes estão no folk de lá.

enfim, para ser suscinta, nos ferraram. como dizem, de verde e amarelo.

o que a folha ganha em defender a ditadura? o que todos os jornais que a defenderam ganharam: grana, segurança, sustentabilidade . e como isto é fundamental em tempos de crise e de sucessão presidencial.


o síndrome convoca : "O povo vai se reunir na frente do prédio da FSP (na rua Barão de Limeira), no próximo sábado, dia 07, às 10 da manhã."

tá dito.

40_anos_03.jpg
cena do filme "Pra-Frente-Brasil"em que um homem está machucado no chão. em volta outros homens. apresentou no início dos anos 1980 as primeiras imagens cinematográficas
representativas do período mais difícil da ditadura brasileira, no período de governo do presidente médici.

Um comentário:

Luci disse...

Esther
marido nunca me falou sobre que se passou com ele - apenas comentários esparsos.
mas eu gostaria de saber.