domingo, março 08, 2009

dia internacional do luto

dia internacional do luto



hoje, que se comemora o dia internacional da mulher vamos falar sobre crianças e mulheres expoliadas.
sabe cada vez que você come um chocolate, e hoje deve ter ganho alguns, em comemoração ao seu dia, veja o que acontece: ( está publicado em “ o livro negro das marcas “ do austríaco klaus werner) – a nestlé é a maior produtora mundial de chocolate, assim como de alimentos industrializados. o chocolate é feito do cacau, sabemos. cacau que vem de palntações da costa do marfim, na áfrica. na região qualquer fazendeiro pode comprar uma criança de seis a doze anos, por vinte euros ou vinte e cinco dólares. claro que não é uma transação legal. mas para quem tem grana as leis são alteradas. as crianças são vendidas porque seus pais não podem alimentá-las e elas vivem em prostituição pelas ruas. então os fazendeiros do cacau os compram. também em mali e burkina fasso.

aqui me pergunto, e no brasil, como estão as coisas? ainda jovem repórter fui ao
norte da bahia para cumprir pauta sobre o trabalho nas minas de pedras semi preciosas. num bar onde tomava um cafezinho foi-me oferecido um anel com uma pedra branca, talvez diamante, que sei eu? em troca e café com leite e pão e uma criança. esta seria doação. balancei pela criança. mas como traze-la sem ser acusada de rapto. deixei-a ao destino, assim como o anel.

fme1.jpg

estas crianças compradas trabalham nas fazendas dos plantadores de cacau por um pouco de arroz e yuca. se fogem são caçadas por cães e muitas vezes morrem estraçalhadas. morrem cedo, podem ser trocados facilmente por outra criança de vinte euros. a nestlé não as escravizam diretamente, ela só compra o cacau de quem o faz. certamente , caso questionada, dirá que desconhece o processo.

o mesmo se pode falar do mcdonald, mercedes benz, nike, disney etc....
a adidas fabrica seus tenis em países como a tailandia e a maioria dos trabalhadores são mulheres que recebem onze centavos por hora trabalhada. mesmo que trabalhem 16 horas por diz, como afirma o livro de werner, não conseguem ganhar o suficiente para pagar sua comida nem a de seus filhos.

fome.jpg

é o caso de se perguntar, por que têm filhos, meu deus? não encontrarão sempre madonas e angelinas jolies interessadas em adota-los.

são homens e mulheres e basta uma pinga, uma radinho falando do futebol, o calor zoando nos ouvidos para acender a libido que cega a todos. e nem precisa isto, o desejo sexual faz parte do pacote humano. resultado, filhos.
aí entraríamos em outras necessidades como educação, inclusive a sexual.

continuando com werner ele fala que o capitalismo globalizado fez com que as grandes empresas procurassem os países mais pobres para se estabelecer porque conseguem isenção fiscal, não investem em saúde e educação e enviam seus lucros para paraísos fiscais. são os trabalhadores do chamado terceiro mundo, em regime de escravidão, que produzem as grifes, as marcas, que fazem girar a cabeça do mundo;o slongan é o seguinte: dos pobres do mundo para uso dos países mais ricos.

klaus conta ainda que a bayer, a das aspirinas é que financia a guerra do congo. quem não lembra de história parecida contada no livro “ o jardineiro fiel” ?

então, que ao comermos nossos bombons de chocolate hoje, ao calçamos nossos tênis e roupas de grifes lembremos das crianças e também das mulheres espoliadas e, por que não, de toda a humanidade e choremos por ela, por nós.

que hoje , dia das mulheres, nossa grife seja a mancha escura do luto .

fonte: klaus werner: la oscura mancha de las marcas klaus werner: la oscura mancha de las marcas

**************************************

há 800 milhões de pessoas desnutridas no mundo.

11 mil crianças morrem de fome a cada dia.

um terço das crianças dos países em desenvolvimento apresentam atraso no crescimento físico e intelectual.

1,3 bilhão de pessoas no mundo não dispõe de água potável.

40% das mulheres dos países em desenvolvimento são anêmicas e encontram-se abaixo do peso.

uma a cada sete pessoas morre de fome no mundo.

países da janela 10/40

*************************************

janela 10/40 é uma faixa da terra que se estende do oeste da áfrica, passa pelo oriente médio e vai até a ásia.a partir da linha do equador, subindo forma um retângulo entre os graus 10 e 40. a esse retângulo denomina-se janela 10/40. é também a janela por onde se olha a miséria.

*************************************


A rosa de Hiroxima


Pensem nas crianças
Mudas telepáticas
Pensem nas meninas
Cegas inexatas
Pensem nas mulheres
Rotas alteradas
Pensem nas feridas
Como rosas cálidas
Mas oh não se esqueçam
Da rosa da rosa
Da rosa de Hiroxima
A rosa hereditária
A rosa radioativa
Estúpida e inválida
A rosa com cirrose
A anti-rosa atômica
Sem cor sem perfume
Sem rosa sem nada.

Vinícius de Moraes

Nenhum comentário: