segunda-feira, agosto 10, 2009

a hora da estrela de clarice em audio livro

ouço. agora.estou a ouvir. neste exato momento o áudiolivro que a editora rocco lançou em edição esmerada do livro " a hora da estrela" de clarice lispector.
maria bethânia leu a dedicatória e pedro paulo rangel o livro inteiro.
falta, falta, bom que clarice não ouviu. mas clarice era tão simples , tão humana, que elogiaria. falta pique, falta , e como! na leitura. falta dinâmica, tempo e espaço e, quando estes existem são demasiados.

que pena! os baixos da voz são tão , tão baixos, exangues, que pouco se ouve. palavras e letras são engolidas impunemente.

o que fizeram com clarice pura emoção? silêncios, pausas demasiadas ou ausência dos mesmos. a leitura velório me atormenta. sinto necessidade urgente de ligar palavras umas as outras nas falas. bethânia interpreta, tropeça em schoenberg, mas onde está a urgência que a escrita de clarice nos provoca?

lastimo. comprei ansiosa e decepciono na primeira ouvida. pedro paulo rangel chia demasiado nos s e titubeia nas palavras iniciais. lástima. lástima. a entonação é pobre e claudicante.

clarice não gostaria, mesmo simples e muito humana , não gostaria. tenho certeza. espero que este audiolivro não comprometa a leitura de sua obra.

falta edição e direção no audiolivro do texto "a hora da estrela". por enquanto, no que ouvi até agora. quem sabe, mais tarde, posso gostar de alguma coisa!

Nenhum comentário: