domingo, novembro 23, 2003

a professora lilian pestre* comenta que a "doçura baiana acabou, hoje, em o globo".
refere-se a um artigo do joão ubaldo ribeiro, publicado no jornal, em que ele atenta para o ato falho do presidente lula que se refere ao brasil como "esse" país, estabelecendo distância do objeto. fala o joão ubaldo sobre o direito de exercermos a livre expressão que, como diz ele, não é um presente do estado. mas nosso direito básico.

afirma que a democracia em que vivemos fede à ditadura. há muito tempo venho comentando que não há pior ditadura que a econômica, sob a qual vivemos. a palavra para ela é insidiosa. é insidiosa porque não a detectamos. pois não há toques de recolher ou proibições para encontros com mais de duas pessoas. aparentemente existe liberdade de imprensa.

no entanto, a liberdade de que usufruímos é a do mercado. o toque de recolher é praticado por nossa auto-censura: quando o mês tem mais dias do que salário. e nossos desencontros são ditados pelas mesmas inconveniências. hoje em dia é dispendioso ir . locomover-se.

as famílias se afastam porque as tarifas telefônicas são pesadas; os encontros são impossíveis, pois as passagens de ônibus, metrôs, trens estão caras. porque o combustível está custando os olhos da cara. muitas vezes a gente estupidifica na escolha: compro o jornal de hoje ou o pão de amanhã? antes era o esmêro no preparo de mesas fartas para o encontro familiar. hoje, quando o encontro acontece, cada um chega com um prato. e ao presentear o parentes são ocultos.

já está resolvido: não desejamos um estado mínimo. que nos penaliza para ser mínimo. enquanto para poucos ele é o máximo.

por fim protesta o joão ubaldo contra " a inqualificável situação a que o governo levou os idosos". discordo. aconteceu o inverso: os idosos é que deixaram tão mal esse governo que agiu de forma inominada.
nós idosos confirmamos nossa dignidade, nosso auto-respeito, os bons princípios que esses jovens embevecidos com o poder desconhecem. a delicadeza é resistência nossa. os bons modos estão inscritos na paciência com que olhamos as tolices inconseqüentes e, definitivamente, em nossa tolerância com os ébrios de/o poder.

mal, muito mal está o governo para os brasileiros. o povo. o povo que paga as contas dos desfalques, das corrupções, das dívidas externas e internas. eles, os do governo, estão muito bem com seus pares, esses especuladores nacionais e internacionais que em busca de mais lucro tiranizam uma nação.

nos idosos estamos definitivamente inscritos entre os que herdaram e conservaram o bom senso, a dignidade, o respeito a si mesmo e ao próximo, amor, coragem, humildade ....
nós sabemos que pertencemos à mais fina raça humana.
quanto aos demais, os que não sabem como se portar numa mesa simples, com poucos talheres, que vivem metendo os pés pelas mãos, que falam em guerra usando a paz como subterfúgio, que usam de planos econômicos para escravizar uma nação, estes, queridos lilian pestre e joão ubaldo ribeiro, enxovalham a humanidade.

* você está no brasil, lilian?



Nenhum comentário: