terça-feira, dezembro 02, 2003

em debate, a nação dos excluídos. ou melhor, dos instrangeiros.

um novo livro do professor cristovam buarque, ex-governador de brasília e atual ministro da educação. agora, "os instrangeiros". o que são os instrangeiros? a grande legião de estrangeiros dentro de seu próprio país de origem: embora nacionais politicamente, são estrangeiros socialmente. são considerados invasores quando constroem suas casas em áreas próximas aos ricos, ou quando ocupam terras improdutivas.

em os instrangeiros (editora garamond, 184 páginas, r$ 22,00), cristovam buarque explica, pela via da economia, da política e, sobretudo, da sensibilidade, o processo de construção das desigualdades sociais no mundo e no brasil. a chamada exclusão social.

o autor vê nessa exclusão das maiorias a origem das tragédias do brasil contemporâneo: fome, desemprego, violência, escravidão, prostituição infantil, desastres ecológicos. e vai além, ao analisar o fenômeno da pobreza moral, que se expressa na indiferença, na falta de solidariedade, de cidadania e de humanidade por parte de setores expressivos das elites.

para ele, a exclusão não é apenas um problema econômico, mas principalmente, uma questão ética. "por força de um modelo de crescimento que beneficia uma minoria, a desigualdade cresceu tanto que começa a se transformar em diferença", afirma o economista.

resenha do estadão

Nenhum comentário: