sexta-feira, janeiro 16, 2004

entrevista com a eliane stoducto do




carne de pescoço


gosto dos malucos, doidos, desgraçados
exagerados, tristes, apaixonados
que praticam um suicídio tão diário
por sentirem tanta sede e gana de viver


gosto dos que crêem na própria insanidade
por saberem-se humanos, limitados, miseráveis
e com isto exercitam a humildade
conscientes de estarem aprisionados
nesta pobre casca humana até morrer


não gosto de ares de superioridade
(os parâmetros são tênues e precários!)
não concedo a ninguém autoridade
– oh, esses deuses e deusas sectários –
pontificando sobre a vida e o que fazer


pois na minha prisão de carne e osso
sou única, sou livre, sou colosso
sou meu anjo e meu algoz, fora-da-lei
sou coisa feita e carne de pescoço.


eliane stoducto

a mulher nua


"estherzita, acho que pode publicar. afinal só quem vai ler são umas pessoas bacaninhas, né? eu acho esse lance de blog muito estranho às vezes. eu sempre acho que só quem lê são os amigos mas às vezes não, né... muitas vezes tem muita visita mas fica todo mundo na encolha... estranho. :) beijos meio aflitos só de pensar que vc vai publicar. me sentirei nua.... ;)li"



“procuro passar longe dos maniqueísmos e maniqueístas. posso ter amigos de direita (por acaso acho que não tenho) se eles forem bons e íntegros, e discordar da opinião política deles sem rancores.
posso conhecer fdps ditos de esquerda, que estão mais pra revoltados do que para revolucionários (aquela história de "farinha pouca, meu pirão primeiro").
sei lá, acho que o que a pessoa é e faz é mais importante do que ela diz ser, do que palavras e tudo o mais. acho que estou mais pra humanista do que pra esquerdas e direitas, girondinos e jacobinos, pois esta coisa está muito rançosa e vem desde a revolução francesa, né? essa coisa de rótulo pregado na testa é muito enganoso, tanto é que estamos todos nesta situação política/econômica miserável e deu no que deu.
eu me dôo (do verbo doer - êita, língua!) pelas sacanagens que me fazem, mas me dôo, talvez até mais, pelas sacanagens que não me atingem mas atingem ao meu próximo. as tiranias, as desigualdades, os genocídios me estraçalham o peito. e quando choro pelo outro, estou chorando tb por mim, por fazer parte da espécie e ter uma responsabilidade (penso que todos têm) em tudo isso que penso ser errado e injusto. muitas vezes (a maioria delas) me sinto uma pessoa completamente inadequada ao mundo e me sinto uma estranha, uma et, uma louca.”

eliane stoducto. do palavras tortas ; do cristal prosa e poesia é com ela o papo da hora.

foi um triângulo. não das bermudas pois ninguém desapareceu. a entrevista contou também com a participação de sóter frança junior ,do patolinus, batatada. no msn ouvindo a poeta.

esther maria diz:
cê casou cedo li?
li sto diz:
eu??? tive o renato aos 34 e o ju aos 38
li sto diz:
eu vou fazer 54 e não acredito!
esther maria diz:
e não parece
esther maria diz:
dia 25...
sóter diz:
li!!!!!!!! jura!? com aquela cara de estrela de cinema frances!? pra mim, vc tinha 40 e olhe lá
li sto diz:
vc achou?????
li sto diz:
to conservada!
li sto diz:
em dor, drogas e bossa nova
sóter diz:
po li, achei vc com uma pinta braba!!! maneirona, uma audaciosa das telas européias, uma fani ardan
li sto diz:
drogas=remédios=adalat
esther maria diz:
adalat?
li sto diz:
novalgina (pra dor)
li sto diz:
sou hipertensa esther
li sto diz:
apesar dos 15 anos!
sóter diz:
dona o curou a hipertenção dela com shishokan, uma prática de meditação oriental.


futuro do pretérito

eu poderia ficar horas te escutando
tuas piadas, teus projetos, teus enganos.
eu poderia te olhar horas a fio,
enquanto tu fosses desfiando
as histórias da avó e dos teus filhos...
e ficaria horas contemplando
o teu jeito meio bobo e te adorando...
ah, eu ficaria, sei que ficaria...
com a atenção dispersando eu te olharia
sorrindo com ternura e simpatia,
a mente vagueando em outros planos,
ansiosa, procurando a fantasia
de te ter dentro de mim...
ah, eu faria tudo isso, ah, se eu faria!
depois, quando calasses, eu te levaria
para os brancos lençóis,
então serias o meu dono...
mas, hoje não, meu querido,
estou com sono...


eliane stoducto

a feminista


“poderíamos dizer que lilith foi a primeira feminista: desafiou as ordens de adão e, inclusive, as de deus. e por isso foi expulsa do paraíso. o poder sexual da mulher passou a ser algo perigoso, algo transgressor.

talvez por isto a igreja sempre tenha visto no sexo algo pecaminoso. talvez por isto, até o concílio de nicea, a igreja considerava que as mulheres não tinham alma ... lilith representa a energia criativa que une o sexo à espiritualidade. é o instinto do gozo e a força obscura que existe em todo processo criativo.

na mitologia, lilith estava presente no jardim do éden antes mesmo de eva aparecer. por não aceitar submeter-se a adão foi expulsa do paraíso tendo, segundo alguns, transformado-se em serpente, a fim de representar o papel de demônio tentador.

o mito de lilith mostra também a passagem do matriarcado para o patriarcado pois, com sua recusa à submissão, tenta igualar-se a adão. "por que devo deitar-me sob ti?" - ela questiona, e é punida por jeová, que envia um anjo para expulsá-la do paraíso. blasfemando e criando asas, numa demonstração de liberdade, ela abandona o paraíso e voa para o mar vermelho, onde dá início a uma dinastia de demônios.

mas adão fica, e sente-se só. jeová então cria eva, a mulher, condenada eternamente à inferioridade. como enunciava santo agostinho, a mulher não era a imagem de deus - apenas o homem era. ela era, no máximo, a imagem de uma costela...
lilith representa antes de tudo a busca de sua própria afirmação. é também a mulher tentadora, sedutora, e que fascina por seus poderes perturbadores. ela é silenciosa, secreta, cortante. é aquela que os homens temem embora se sentindo atraídos por ela.”

lilith ou li? clique aqui para descobrir.

li sto diz:
o fabio do falou e disse me deu de presente um espaço no hipermail... assim... sem eu pedir, sem nada...
sóter diz:
mas vc merece, seu blog é escandalosamente de muito bom gosto!
li sto diz:
sabe que fico com vontade de chorar? (mas não espalha pq tenho de manter a minha fama de má)
li sto diz:
essas coisas me emocionam muito
sóter diz:
alias, eu copiei o batatada de vc, mudei as coisas, mas o esqueleto é quase o mesmo
sóter diz:
chorar pq?
li sto diz:
de emoção... minha analista me pergunta pq não me sinto com direito às coisas...
li sto diz:
tenho isto desde pequena... sei lá pq...
sóter diz:
de emoção pq neguzinho te deu um espaço na net?
li sto diz:
é
li sto diz:
é um espaço pessoal dele
li sto diz:
mas ele, em si, é uma pessoa generosa, entende?
sóter diz:
ai li! isso é generosidade conquistada, pode apostar!!! vc abraça os outros e passa tanta energia boa, acho q vc devia ganhar um presente de todo mundo, se vc quer saber
li sto diz:
mas isso faz parte da fraternidade, soter...
li sto diz:
se a gente não ajuda quem gosta vai ajudar quem?
sóter diz:
eu penso assim.
sóter diz:
templo da lua negra... o q é isso li?
li sto diz:
é um site que fiz já faz tempos... meu lado lilith ))
li sto diz:
tem que ler as minhas sendas (introdução) pra entender
li sto diz:
o lado guerreiro, feminino sem ser feminista e babaca, entende?
sóter diz:
to nele... lindo!!! vc é wecca?
li sto diz:
eu não... não sou nada... sou só eu.
li sto diz:
mas tem coisa muito bacanas q se afinam comigo: faz o que tu queres contanto que não prejudiques ninguém é perfeito
sóter diz:
num sabia q lilith era uma figura maligna... eu tenho um livro q fala outra coisa, q ela era rebelde
li sto diz:
mas eu acho q ela é caluniada... falo isso na intro!
sóter diz:
to lendo... belo site
li sto diz:
aliás eu dou uma sutil gozada em quem acha que magia é só uma coisa burocrática! ))
li sto diz:
mas o maior lance são os poemas de mulheres e os poemas dos clássicos...
li sto diz:
e esse pessoal, a maioria, não entende... acha que magia é fazer feitiço comezinho, por banalidades e não em levar uma vida reta e digna que atraia o saber... sei lá
sóter diz:
to lendo, vou colocar nos meus favoritos, vou devorar isso, acho até q vou montar vc de lilith e tacar no fotolog

li sto diz:
eu sou carcamana... dura que depois se ajoelha (em termos ) e pede perdão, sabe... uma mama
li sto diz:
uma vez um amigo disse que eu estava deslocada no br... que na italia seria uma lady inglesa
sóter diz:
ahahahahaha
li sto diz:
eu falo muito alto e gesticulo
li sto diz:
eu sou meio insuportável, metida a independente, sabe?
li sto diz:
antes de ficar fisicamente ferrada (hipertensão) eu fazia tudinho
li sto diz:
até trocava corda de varal e bocal de ventilador de teto... como to baleada fico aborrecida
li sto diz:
eu sempre brincava de que eu era o engenho (gilberto freire) me bastava!
li sto diz:
no dia em que comprei uma furadeira fikei impossível!

para conhecer melhor a moça da furadeira é só viajar pelas indicações abaixo:






li sto diz:
eu tive os meninos e sempre fiz tudo sozinha
li sto diz:
eu sempre fui pau pra toda obra... não tinha nem faxineira
li sto diz:
fiz mais do q devia e agora pago o preço, entende?
esther maria diz:
pera aí. pera aí.... mais do que devia? qual o preço?
li sto diz:
meu esforço físico sempre foi muito grande
li sto diz:
criei os 2 meninos sozinha, sem ajuda de ninguém... o pai não dá nem pensão, saca?
esther maria diz:
sei . conheço a história.
esther maria diz:
e aí?
li sto diz:
mas a merda toda aconteceu qd eu tava recém formada
li sto diz:
daí que interrompeu tudo...
li sto diz:
quase 2 anos de hospital
sóter diz:
foi seu acidente?
li sto diz:
e qd retomei conheci o armando e comecei a escrever com ele
li sto diz:
não dava pra ser professora (o que aliás eu abominava)
li sto diz:
eu dava aula num supletivo aí em santa rosa, gatus (gatus é gatolindo, o sóter)
li sto diz:
numa época conheci o jorge marcio (do defnet)
esther maria diz:
o que é defnet?
li sto diz:
um orgão na net que fala sobre deficiência
li sto diz:
o jorge marcio é fera. pai de 2 crianças com paralisia cerebral.
li sto diz:
o menino morreu
li sto diz:
e o jorge é um médico q combate o erro médico
li sto diz:
pq parece q os 2 filhos tiveram erro medico
li sto diz:
eu tava deprê, o conheci e depois ficamos amigos
li sto diz:
primeiro que é diferente a experiência de quem é assim desde pequeno e de quem ficou assim aos 27 anos, entende?
li sto diz:
eu tenho toda uma experiência (27 anos) como bípede!
li sto diz:
o jorge escrevia defnet
li sto diz:
com o d minúsculo
li sto diz:
e eu me debatia com ele que querer dizer que todo deficiente é eficiente é preconceito
li sto diz:
o outro lado da moeda é a mesma moeda
li sto diz:
entende?
sóter diz:
não...
li sto diz:
se vc quer q não exista preconceito vai ter de admitir que deficiente somos todos ns
li sto diz:
que a sociedade é deficiente
sóter diz:
saquei!!!
sóter diz:
acho tb!!!
li sto diz:
e que vc ter uma deficiência não te torna melhor em nada
sóter diz:
e é genial isso, hem!!!!
li sto diz:
a não ser que vc seja
li sto diz:
de fato
sóter diz:
uau!!!
li sto diz:
eu e ele discutíamos muito
sóter diz:
isso é basicamente política social pura!!!
li sto diz:
e eu dizia q ele tava reforçando o preconceito
li sto diz:
querendo dizer q todo deficiente é eficiente... depende da pessoa
li sto diz:
deficiente é tão pessoa qt qq outra, i.é, tem fdp, tem bom, tem mau, tem competente e incompetente, sacou?
li sto diz:
a mesma coisa acho da velhice
li sto diz:
fdp envelhece
li sto diz:
vide o pinochet
esther maria diz:
li, fala da tua vida profissional. que você fez de trabalho com o armando costa?
li sto diz:
ele escrevia o malu mulher na época
li sto diz:
e a gente se conheceu no luna bar
li sto diz:
era no baixo leblon
li sto diz:
acabou
li sto diz:
ia a tereza aragão, o ferreira gullar e todo o partidão!
li sto diz:
e mais o ronikito (irmão da scarlet moon) que já morreu
li sto diz:
e mais todo um pessoal de teatro, escritores, enfim, a nata da inteligentizzia
li sto diz:
ou burritzia!
esther maria diz:
aí você escrevia com ele a malu mulher?
li sto diz:
não... eu comecei ajudando ele a estruturar os textos...
li sto diz:
daí eu aprendia
esther maria diz:
como se estrutura um texto para tv?
li sto diz:
conversando
esther maria diz:
brainstorm?
li sto diz:
o armando era muito prolixo
li sto diz:
isso!
li sto diz:
em tv não dá pra ser prolixo e o grisolli cortava ele todo
esther maria diz:
explica quem é o grisolli
li sto diz:
paulo afonso grisolli era do núcleo do malu
li sto diz:
esses jornalistas são dramáticos, não?
esther maria diz:
passionais
li sto diz:
o manduca era hipertenso e o grisolli pode ter contribuido um tico, como diziam
li sto diz:
mas ninguém mata ninguém assim
li sto diz:
as circunstâncias e a gente mesmo quando resolve desistir se mata
li sto diz:
é um direito que se tem... como qq outro... eu acho
esther maria diz:
quando o armando morreu, o que você passou a fazer.?
li sto diz:
daí eu tava gravida do renato
li sto diz:
a gente escreveu juntos uma peça
sóter diz:
uma peça!?!
sóter diz:
qual?
li sto diz:
o analista de bagé que era uma adaptação do veríssimo
li sto diz:
a primeira montagem, com o pereio de analista
li sto diz:
e a ciça com quem o pereio era casado na época
esther maria diz:
então a peça esteve em cartaz
li sto diz:
eu achei uma merda mas fez o maior sucesso
esther maria diz:
o ganho?
li sto diz:
gahei uma graninha sim...
li sto diz:
nós dividiamos os 5% dos 10%
sóter diz:
dizem q essa peça é boa, li!!!
li sto diz:
5 do verissimo e 5 pra adaptação
li sto diz:
depois teve uma briga judicial pq o produtor rompeu com o pereio e usou a nossa adaptação
li sto diz:
sem nos pagar os direitos
li sto diz:
o armando morreu e a ação continuou por 12 anos
li sto diz:
ganhamos mas não levamos, sabe com é?
esther maria diz:
como é?
li sto diz:
vc já teve alguma ação na justiça? justiça aqui é pra inglês ver...
li sto diz:
e ainda difamaram o armando
li sto diz:
eu fiquei pra morrer... ele era a pessoa mais querida do mundo
esther maria diz:
por que difamaram o armando?
li sto diz:
pq o produtor (o ladrão) falou um monte de coisas pra se defender... o produtor era produtor do cinema da boca do lixo de são paulo
li sto diz:
um cafaja
li sto diz:
o pereio que o conhecia pq eram gauchos foi quem o chamou e foi a primeira produção limpa do cara
li sto diz:
ele tinha zilhões de processos pendentes contra ele na justiça
esther maria diz:
e depois li. você fez mais alguma peça?
li sto diz:
escrevemos uma peça de encomenda, pro rodrigo farias lima, que acabou não sendo montada
esther maria diz:
qual
li sto diz:
filhos da pátria!
esther maria diz:
sobre
li sto diz:
são esquetes...
li sto diz:
o rodrigo queria algo como a feira do adultério
li sto diz:
só que eu e o manduca fizemos todos os esquetes, manja?
li sto diz:
não é muito da minha época pq o manduca tinha mais 17 anos q eu...
li sto diz:
mas parece q era escrito per ele, pelo joão bittencourt, jo soares. um bando de gente
sóter diz:
a feira do adulterio é um pastelão, num é? uma comedia de costumes meio de teatro de revista, não?
li sto diz:
vários esquetes escrito por cada um
li sto diz:
sim... um caça niqueis
li sto diz:
só que o manduca falava que a gente não poderia escrever um caça níqueis de todo ruim... mesmo se quiséssemos...
li sto diz:
mas parece que era tipo comédia de costumes
esther maria diz:
e para a música?
li sto diz:
como a música?
esther maria diz:
tua convivência com a música, letristas, fazer letras. etc...
li sto diz:
ah... é outro departamento
li sto diz:
o pai dos meninos é maestro; só é conhecido no meio musical, esther
li sto diz:
e não gosto de falar dele pq tenho muitas mágoas e traumas
esther maria diz:
aí você ficou na música ou conciliou tv e música?
li sto diz:
o acidente foi com ele
li sto diz:
nos filhos da pátria a música é do ex e a letra é minha... ficou assim costurado com musicas como as do brecht, saca? engraçado
li sto diz:
"os filhos da pátria estão todos fu
li sto diz:
os filhos da pátria só vão de pitu
li sto diz:
pq não tá dando nem mesmo pro angu
li sto diz:
os filhos da pátria somos eu e tu"
esther maria diz:
nós. os ferrados da pátria
li sto diz:
tem uma letra que o armando fez que o nome é "eu vim de arapiraca" ))
esther maria diz:
como é?
li sto diz:
não sei de cor.... mas era pra alguem tipo elba cantar
li sto diz:
a atriz que a gente imaginava era a elba... antes dela ser só cantora, lembra?
esther maria diz:
era também um tempo duro. né li? da repressão...
li sto diz:
eu peguei a reprê ainda nos bancos da ufrj mas pelo que me contaram peguei só o finalzinho
sóter diz:
vida emocionante a sua
li sto diz:
vc acha? eu olho e dá impressão que não foi nada.... acho que sou insaciável!
li sto diz:
meu pai dizia quando eu era pequena que eu era insaciável... eu sempre queria mais
esther maria diz:
como era seu pai. li?
li sto diz:
maize mamae
li sto diz:
por isso eu adoro aquela musica do chico vida
esther maria diz:
qual é a música?
li sto diz:
é criancinha falando mais
esther maria diz:
vida minha vida?
li sto diz:
isso
sóter diz:
essa
esther maria diz:
olha o que eu fiz.
li sto diz:
mais, quero mais
li sto diz:
nem que todos os barcos retornem ao cais, e o farol da costeira
li sto diz:
me lance sinais, estufa a veia, estufa a vela, me leva longe, longe, leva mais
li sto diz:
eu vou ver se as "crionças" dormem pq amanhã tem faxineira
sóter diz:
é julieta, a noite cai mais deve ser a cotovia q pia lá fora
bem, a dor do adeus é tão doce que te direi adeus até q seja dia... beijos em vc!!!



Nenhum comentário: