sexta-feira, janeiro 09, 2004

entrevista com fábia vitiello




li e reli o livro desta menina, a fabia vitiello. a fal, a moça do drops. sou super exigente com escrita. tanto que não publico o que escrevo pois sei que não é bom. não. em livro não.

eu me danei de sentir todas as emoções possíveis com esta menina que acabou de traduzir hoje, dia 9 de janeiro, uma reportagem para a revista de jardinagem "bem viver" , sobre bulbos, e inicia em seguida "ortodontia infantil: prevenção ao alcance de todos", para uma dentista. ela explica:
"só deus sabe o que num tem de termo técnico nessa bagunça. ai, eu só me meto em encrenca..."

o livro dela "crônicas de quase amor" virou livro de cabeceira. o outro, o inédito, está com um editor em portugal aguardando resposta. e eu doida para ler o livro. aliás, creio que nós todos.
é uma entrevista longa mas que conta a saga da formação do brasil e da cidade de são paulo que faz anos dia 25 de janeiro. e de uma escritora que terminou a faculdade de letras para fazer um curso de costura. com a mãe. paradoxos da fal.
mas vamos aos fatos:


Fal diz:
beijucas, minha bela
esther maria diz:
oi. como estás?
esther maria diz:
beijos também
Fal diz:
tou boa e vc? como 04 está te tratando?
esther maria diz:
o que é 04?
esther maria diz:
ahhh... o ano,,,
Fal diz:
hehehehe
esther maria diz:
tudo bem. só que minha nova função é de cozinheira. vou passar em até o osso para catar receita.
Fal diz:
pregui de escrever 2004
Fal diz:
hohohohohoho
esther maria diz:
espero encontrar pratos simples. coisa que se compra em cidade de interior
Fal diz:
minha cozinha é muito simples
esther maria diz:
ou colhe-se na horta
esther maria diz:
você é quem cozinha?
Fal diz:
eu
esther maria diz:
para dois?
Fal diz:
cozinho, lavo, passo, chuleio, tudo
esther maria diz:
não creio muié... mulher maravilha à jato?
esther maria diz:
sabe quem você me lembra? a adélia prado. que fazia tudo isto. e de vez em quando , corria pra mesa de telefone escrever um poema...
Fal diz:
hohohohoho, deus te abençoe
Fal diz:
tou a milênios da adélia, afe
Fal diz:
mas eu que faço tudo sim
esther maria diz:
onde cê encontra tempo?
esther maria diz:
vou avisando que é uma entrevista para o porcas. peguei esta mania... se concordar...
Fal diz:
tou dentro, hohoho
esther maria diz:
então me diga como encontra tempo pra escrever , e bonito?
Fal diz:
uia... falando assim, pareço a mulé maravilha, mas vê bem, eu não tenho filhos.... facilita, né?
esther maria diz:
é... não tenho marido mas o filho vale pelos dez que não tive
esther maria diz:
maridos..
Fal diz:
e eu sou muito... metódica (que é um jeito delicado de dizer que eu sou chata, hoho) eu tenho horários... fico sozinha em casa o dia todo, a não ser nos horários que tenho alunos, mas eu cumpro os horários como se tivesse um chefe
Fal diz:
e ai, o tempo brota
Fal diz:
qts anos tem seu menino?
esther maria diz:
cê dá aula de quê?
Fal diz:
de inglês, espanhol, português (gramática e redação) e latim.
esther maria diz:
latimmmmmm....!!!!!! menina. eu era craque. mas com o desuso tou uma besta! cê fez letras clássicas?
esther maria diz:
ou foi seminarista?
Fal diz:
fiz letras, embora ainda não tenha o diploma pq num o estágio (eu sou péssima com gente) e tive uma professora maravilhosa, chamada nair, daí apaixonei
esther maria diz:
quer dizer então que a senhora é uma senhoura do lar. como nas antigas. e sua máquina de costura é um computador?
Fal diz:
hahahahah, por enquanto, viu? pq agora que eu cabei a faculdade, quero ver se entro numa escola de costura. tem umas fenomenais aqui em sampa. já combinei com a mamãe e vamos fazer. desse ano nao passa.
esther maria diz:
quantos anos você tem? você perguntou pelo meu menino. meu menino fará 30 anos no dia 7 de fevereiro. está ficando longe da meninice...
Fal diz:
uia, eu faço 33 dia 16 de fevereiro!!!!
esther maria diz:
eu no dia 13. somos todos aquarianos!!!!!
esther maria diz:
só que eu faço o dobro da sua idade
Fal diz:
ai que delícia!!!!!!!!!!!!!!!
Fal diz:
somos todos do mesmo signo
Fal diz:
meu, que legal
esther maria diz:
vamos comemorar com um bolo virtual, criança....
Fal diz:
vamos sim
esther maria diz:
sua origem é italiana?
Fal diz:
uia... da parte do meu meu velho, o pai dele era calabres e a mãe dele espanhola
Fal diz:
da parte da minha mãe, a mãe dela era italiana, o pai dela era índio com francês e português, hehehehe
esther maria diz:
aiiii sangue revolto corre aí nestas veias anarquistas, menina.
Fal diz:
mas o que predominava na minha vida era o italiano sim
Fal diz:
ohehehehe, não, os meus avós eram muito, muito pobres... o pai do meu pai veio pro brasil pra trabalhar em fazenda de café... a mãe da minha mãe, nasceu em jau, menina de fazenda, veio pra sao paulo com 11 anos, trabalhar de empregada doméstica... eles eram muito bonzinhos, muito... pobrinhos, sabe, gente que só trabalha, eles não tinham esse estudo, essa leitura, feito a família da zélia gattai,
esther maria diz:
mas não precisa de estudo pra ser anarquista. nasce com a gente. mas me conta esta história que é bonita de doer..
Fal diz:
eram duma docilidade que a miséria traz
Fal diz:
ah, hum
Fal diz:
bom, meu avô foi pra campinas com o pai, o velho nunciatto e a mãe, dona Carolina
Fal diz:
trabalhar
Fal diz:
os fazendeiros faziam aquelas sacanagens de venda por caderneta, essas coisas
Fal diz:
então, qt mais vc trabalhava, mais vc ficava endividado
esther maria diz:
quando chegaram ao brasil? e como?
Fal diz:
hohohoho, filhos da puta
Fal diz:
chegaram aqui mais ou mesno em 1905, de navio
Fal diz:
ainda havia necessidade de mão de obra barata, com o fim da escravidÃO
esther maria diz:
como conseguiram sair do círculo vicioso do feudalismo nacional?
Fal diz:
ai vinham aqueles espanhóis, italianos famintos
Fal diz:
i, isso é legal
Fal diz:
meu bisavô fazia sapatos com restos de couro do curtume da fazenda
Fal diz:
ai ele andava tipos uns 50 quilômetros ida e volta até a cidade, aos domingos a noite, única hora que ele podia sair, pra vende-los
Fal diz:
e ele foi juntando dinheiro assim
Fal diz:
qd ele teve grana pra libertar a família inteira, ele chegou no fazendeiro e falou "me dá cá essa merda de caderneta, que eu vou quitar"
Fal diz:
e só então, quase depois de vinte anos
Fal diz:
eles vieram pra sÃO paulo
Fal diz:
meu avô e o irmão dele, que não tinha documento nenhum
Fal diz:
foram tirar certidão de nascimento
Fal diz:
cada um fez a sua
Fal diz:
e como eram todos analfabetos, tem Vitiello 9 que é o nosso sobrenome) escrito de tudo quanto é jeito ness cidade.... cada um, vem dum descendente do velho nunciatto, então tem vitiello, vitchello, vitillo, vitielo, vitelli
Fal diz:
de tudo, hahahahahahaha
Fal diz:
mas se vc for vasculhar, somo todos primos
esther maria diz:
deixa eu catar a compostura (já em prantos. a menina Fal tem um jeito de escrever que pega a gente pelas lágrimas. não tem meio termo com ela é rir ou chorar. ela não é morna. é desmedida! )



fal, fábia vitiello ou bibi ( meus amigos todos usam heterônimos)

esther maria diz:
tá... e aí, depois...
Fal diz:
depois meu avô affonso aprendeu a ler um pouquinho
Fal diz:
e foi trabalhar de pedreiro
Fal diz:
dai, trabalhando
Fal diz:
descobriram que ela um gênio matemático
Fal diz:
que ele fazia as contas de qt cimento, areia, precisava antes do engenheiro
Fal diz:
que ele fazia qrr equação de cabeça
Fal diz:
sem nunca ter estudado
Fal diz:
e ele virou mestre de obras
Fal diz:
e conheceu minha avó num baile, a dona Antonietta
Fal diz:
linda, olhos azuis
Fal diz:
os pais dela vieram, de barcelona, direto pra são paulo, e o pai dela era vigia duma fábrica
Fal diz:
e eles casaram
Fal diz:
e era uma época que vc ficava rico trabalhando nesse país
Fal diz:
o velho assumia obras enormes, fazia grana, muita grana
Fal diz:
mas era viciado em bebida e em cavalos.... perdia fortunas no jóquei, hohohohohoohoh
Fal diz:
eu rio, mas meu pai contava que era barra pesada
esther maria diz:
conheço esta história...
Fal diz:
de repente, chegavam uns caras e despejam eles de casa
Fal diz:
e eles dormiam na rua, em casa de parentes....
Fal diz:
ai ele se reerguia, e pumba começava tudo de novo
Fal diz:
mas mesmo assim, olha que grana um peão fazia, ele sustentou meu pai na faculdade medicina, ele, um pedreiro semi-analfabeto
Fal diz:
e minha tia formou-se em música!
Fal diz:
enfim, é o que eu digo
Fal diz:
ele pode ter sido um pai complicado de se ter, mas ele foi um avô... ah, esther, maravilhoso
Fal diz:
ele me fez muito feliz
esther maria diz:
conheço a história... meu pai também era viciado em cavalos. meus tios e ele tinham um haras para cavalos de corrida. perdeu tudo, mas que pai!!! ele colocava a gente no colo, cada dia uma filha, éramos sete, e cantava para a gente dormir. e só músicas do vicente celestino. hoje morro de rir e de saudades...
Fal diz:
ai que fofo, meu deus
esther maria diz:
aí como chegou em você?
Fal diz:
bão, meu pai trabalhava num hospital em sampa
Fal diz:
e conheceu minha mãe que era obstetriz
Fal diz:
e chegou ni mim e no meu irmãozinho, o Pedrão
esther maria diz:
cê já leu o livro a capital da solidão do roberto pompeu de toledo? tou lendo. ele coteja sampa do caetano com o trem da alegria do adoniram e como ele diz faz uma sinédoque , tomando a parte pelo todo, de uma transversal. de um cruzamento de uma aflição nasce a definição de são paulo
esther maria diz:
né da alegria não ( é trem das onze, besta!!! besta sou eu.)
Fal diz:
uia!!!!!!!!!!!!!!!
Fal diz:
como chama??
esther maria diz:
é; não fico nem mais uma minuto com você...
Fal diz:
capital da solidão?
esther maria diz:
é um livro lindo. fala da perplexidade que a cidade provoca. eu amo são paulo. mas fiquei proibida de ir aí um tempo. fui presa aí. quando fui anistiada fui pra cidade. choro até hoje de emoção... cê ainda nem era nascida...
Fal diz:
querida
Fal diz:
vc foi presa aqui?
Fal diz:
de que organização vc era?
esther maria diz:
fui. fiquei no doi-codi. saí no dia em que o herzog morreu.
Fal diz:
uia
esther maria diz:
não era de organização. era jornalista.
Fal diz:
vc conheceu minha mãe então
Fal diz:
marli tolosa
esther maria diz:
quem era?
esther maria diz:
não conheci.
Fal diz:
o nome dela era solange, se eu não me engano
Fal diz:
irmã do mancha
esther maria diz:
eu era jornalista no rio. e levava matérias para são paulo. eu trabalhava no cruzeiro nesta época. aí morreu o edson. o menino do calabouço. eu fiz a matéria e levei. aí fui presa.
esther maria diz:
quem era solange?
Fal diz:
ai deus
Fal diz:
minha mae foi prsa tb
Fal diz:
antes e depois deu nascer
Fal diz:
grávida do meu irmaozinho
esther maria diz:
mas tua mãe deve ter conhecido marly medalha ou a marilia.
Fal diz:
pode ser sim
Fal diz:
entravam na nossa casa
Fal diz:
um terror, meu deus
Fal diz:
meu pai com a gente pequeno, sem saber se ela voltava
Fal diz:
por isso que a gente não tem o sobrenome dela
Fal diz:
ela não deixou
esther maria diz:
foi em 69?
Fal diz:
cara a partir de 68. 69 e até 73, 74, minha santa mãe tomou foi muita porrada
Fal diz:
meu pai jamais... meu pai era aquele italiano pobre, que carregava a canga, e de cabeça baixa. ele trabalhava e não queria nem saber
esther maria diz:
ela fazia o quê?
Fal diz:
ela era obstetriz e agora é psicanalista
esther maria diz:
será que ela fez parte do movimento para que eu fosse libertada?
Fal diz:
uia
esther maria diz:
eu fui presa com o gil, o caetano, a cacilda
Fal diz:
na época ela basicamente fazia o seguinte; ela enchia a nossa casa de gente que precisa sumir
Fal diz:
nossa casa vivia cheia de gente que tinha que sair do país
Fal diz:
uma vez, num natal, o médici entrou lá, e tinha 6 presos politicos escondidos no banheiro
Fal diz:
bateram até na minha avó
Fal diz:
a empregada me passou por cima do muro
esther maria diz:
o médici em pessoa? o cara era um nazistão
Fal diz:
e a vizinha me escondeu 2 semanas
Fal diz:
não, não, a policia dele
Fal diz:
um filho da puta
esther maria diz:
tua mãe fazia parte de que movimento? o mr8 ou o var palmares?
Fal diz:
esther, acho que do palmares
Fal diz:
os caras escondidos pela casa e meu pai gritando que aquilo não era possível, hahahahahahahahahahaha
Fal diz:
ele ficava era puuuuuto da cara
esther maria diz:
mas quem era solange?
Fal diz:
era o nome dela
Fal diz:
eu acho que era solange
esther maria diz:
mas de quem? tua mãe marli tolosa , quase tobosa. quem era solange?
Fal diz:
era o nome que ela usava, como chamava isso?
Fal diz:
alcunha, apelido, sei lá
Fal diz:
ah, codinome
esther maria diz:
ahahahah codinome
Fal diz:
hehehehehehehehe
esther maria diz:
ela era da luta.... eu participei só depois da prisão, diretamente. aí virei soltadora de preso político. tentei .
esther maria diz:
e como ela saiu das porradas? ilesa?
Fal diz:
fisicamente ilesa, ou quase
Fal diz:
mas emocionlmente um caco
esther maria diz:
eu sei. a maioria tinha a hoje badalada síndrome do pânico
Fal diz:
um lixo, acabaram com a minha mãe
esther maria diz:
eu saí com problemas mentais. só pode ser.... até hoje tomo remédio. mas são cicatrizes que deixaram marcas. se não tomar tenho convulsão.
Fal diz:
é foda, meu
Fal diz:
pra vc ter uma idéia
esther maria diz:
eu que adorava vinho. adoro vinho, reconheço pelo cheiro, pelo aroma, pelo buquet, agora só posso cheirar mesmo...
Fal diz:
a véia , na época, foi fazer terapia, certo? ai, descobriu-se que o psiquiatra dela (o nome me fugiu, mas eu lembro) era delator!!!!!!!!!!!11 o cara entregava os meninos
Fal diz:
porra, caralho
Fal diz:
ai ela pirou
esther maria diz:
imagino.... a gente lidava com as pessoas sem saber que talvez tivessem delatado a gente
esther maria diz:
aí, como você virou escritora?
Fal diz:
foda isso, que mundo escroto
Fal diz:
bão, eu sempre gostei de escrever, aquelas cousas
Fal diz:
era a única matéria que eu ia bem no colégio
esther maria diz:
nada. o mundo não. algumas pessoas que fazem o mundo. nós somos lindos!!!
Fal diz:
todo ano eu ia pra conselho de classe e acabavam me passando pq a profa de redação quase subia na mesa, hahahahahahaha
Fal diz:
é, vc tem razão
esther maria diz:
ái. continua....
Fal diz:
ai , aos 20 anos, eu tive pânico, e depressão
Fal diz:
oito anos
Fal diz:
engordei quase 120 quilos
Fal diz:
pirei
esther maria diz:
aí...
Fal diz:
ai, devagarinho, eu comecei a descobrir que não queria morrer
Fal diz:
minha mãe conhecia um menino que dava aulas de conversação em inglês
Fal diz:
e eu resolvi fazer lembro do primeiro dia que eu consegui sair de casa pra atravessar a cidade e ir até a casa dele
Fal diz:
a emoção
Fal diz:
ele era um amor
Fal diz:
numa das aulas, eu comentei que no colegial, muitos anos antes, eu tinha dado aula de teatro
Fal diz:
ai ele quis montar um grupo de teatro
Fal diz:
montamos, eu fiquei dois anos dando aula nesse grupo
Fal diz:
e fui melhorando um pouco
Fal diz:
com pânico ainda, mas melhor a cada dia
Fal diz:
emagreci um muito, comecei a dar aula num curso de pós em sexualidade humana que meu pai tinha
Fal diz:
os alunos gostavam das aulas, eu me sentia melhor e ai melhorava mais
Fal diz:
ai fui pra terapia
Fal diz:
com a dra liliana seger
Fal diz:
e ela terminou de me salvar
Fal diz:
emagreci mais um pouco
Fal diz:
e descobri que tava cheia de coisas pra escrever
Fal diz:
e comecei a escrever, com o mesmo prazer de antes
Fal diz:
ainda tenho
Fal diz:
uns episódios de depressão, mas o prozac segura a barra
Fal diz:
ainda tenho muito o que emagrecer
Fal diz:
mas saí de casa
Fal diz:
encontrei o ale, que é uma maravilha
Fal diz:
comecei a dar aulas, fiz faculdade, tou escrevendo cada vez mais
Fal diz:
enfim
esther maria diz:
vida. vida é isto. o artista precisa passar por estas coisas.
Fal diz:
hehehe, ai
esther maria diz:
para ser grande.
Fal diz:
como diz uma amiga minha, "o meu é com gelo e sem dor, por favor"
esther maria diz:
mas dói. cê sabe. tem açúcar. tem sabor mas dor também tem sabor bom, menina. se eu te amava. amo mais ainda. se te admirava, estou perplexa de que ainda possa caber em mim tanto orgulho pelo ser humano.
esther maria diz:
pelo teu exemplo a vida vale.
Fal diz:
ai que fofa que vc é, esther
esther maria diz:
cê devia fornecer vale vida.
Fal diz:
imagina, nada
Fal diz:
quaquaqua
esther maria diz:
vem cá, falando em sexualidade você conhece uma médica aí a élide capobianco?
Fal diz:
cara
Fal diz:élide
Fal diz:
eu manjo esse nome
Fal diz:
deve etr sido aluna de papai
esther maria diz:
maria élide capobianco
esther maria diz:
não sei. ela foi formada morar aí. aí se expecializou em homeopatia. é ginecologista. obstetra. já aposentou. acho que trabalha na jonshon ou na pfizer fazendo um trabalho sobre hormonis e sexualidade...
Fal diz:
pô que legal
esther maria diz:
ele é espirita. no ano passado lançou um livro sobre o assunto da sexualidade e reposição hormonal. sobre.
esther maria diz:
cê hoje já fez o almoço?
Fal diz:
fiz nada, eu almoço suzinha, então eu como o jantar de ontem
Fal diz:
hehehehe
esther maria diz:
vou fazer o arroz e chicória. antes vou preparar a entrevista para o porcas. cê tem retrato para mandar?
Fal diz:
uia
Fal diz:
péra que eu num sei
Fal envia:
Fal diz:
é a unica fota que eu tenho na rede
esther maria diz:
ai.... que mais lindo..... você brilha, minha menina
Fal diz:
hohoho, vc é um amor, esther
esther maria diz:
você é quem é. faço agora, definitivamente , parte do fã clube da fal. te amo menina. . vou preparar a matéria. cê é linda demais.
Fal diz:
querida, obrigada
Fal diz:
afe
Fal diz:
eu que amo vc
esther maria diz:
beijos. muitos beijos
Fal diz:
bom almoço
Fal diz:
beijucas de monte
esther maria diz:
quer almoçar comigo e meu filho e uma amiga? estaremos em quatro. comendo chicória
esther maria diz:
beijos
Fal diz:
que delicia
Fal diz:
Beijins


cês viram como brilham os olhos da menina. aliás ela é toda um brilho só!

coisa gostosa de boa fal, te encontrar sempre nesta esquina e poder papear de vez em quando. é quando a gente ganha o dia. obrigada, se não disse digo agora. obrigada mais uma vez.

Nenhum comentário: