Governo tailandês teria abafado alerta de tsunami que salvaria milhares de vidas.
Foi divulgado um artigo do jornal tailandês The Nation apontando que o governo tailandês teve a chance de emitir um alerta sobre o tsunami, mas deliberadamente não o teria divulgado. Eis a tradução do tal artigo:
Minutos após o terremoto que atingiu o norte de Sumatra às 7:58 de domingo, oficiais do departamento meteorológico, que estavam num seminário em Cha-am, convocaram uma reunião de emergência, presidida pelo diretor do órgão, Supharek Tansrit-tanawaong. Na ocasião, ficaram sabendo que o escritório de Bangkok havia relatado um tremor de 8.1 graus na escala Richter, valor bem mais baixo do que o real, divulgado mais tarde.
“Não pensávamos que haveria subseqüentes ondas sísmicas, pois um terremoto similar de 7.6 graus Richter, que atingiu Sumatra em 2002-11-02, não afetou a Tailândia”, disse um membro do departamento que pediu para não ser identificado.
Além disso, desta vez o sismo tinha atingido o oeste de Sumatra e os oficiais pensaram que a ilha poderia servir de escudo, impedindo que as ondas se dirigissem a Phuket e seus arredores, disse.
Pouco menos de uma hora antes de as ondas atingirem a costa, disse Supharek, os oficiais do departamento não esperavam um tsunami. Disse também que entre os 900 funcionários do órgão, apenas quatro eram especialistas em terremotos. Além disso, já fazia 300 anos que um tsunami tinha atingido a Tailândia. Fontes afirmam que eles chegaram a discutir sobre a possibilidade de um tsunami atingir as cidades costeiras tailandesas do Mar de Andaman, mas a hipótese teria sido descartada.
“Um fator muito importante que pesou na decisão foi o fato de estarmos na alta estação turística, com os hotéis quase 100% lotados. Se tivéssemos emitido um alerta que tivesse levado à evacuação da região e, depois, nada viesse a acontecer, qual seriam as conseqüências? Os negócios seriam instantaneamente afetados. A situação ultrapassaria a capacidade de o departamento de meteorologia lidar com ela. Poderíamos nos prejudicar, caso o tsunami não acontecesse”, disse uma fonte presente à reunião. “Nós hesitamos por um tempo sobre se devíamos ou não emitir o alerta. O assunto entrou em discussão, mas não tivemos uma chance de emiti-lo”.
Supharek, mais tarde, negou que o aspecto turístico tivesse tido peso na discussão: “Acho que fizemos o melhor”, disse ele.
Texto original aqui
Outros bons artigos recortados por Pluto, tailandês.
Mais três vídeos assustadores do tsunami no IFILM (dica do Sidney Simões) aqui.
material distribuído na goldenlist do carlos alberto teixeira. -c.a.t.
que informa ainda: Já tem até gente achando que o mare/terremoto foi um experimento
artificial... leia aqui
Nenhum comentário:
Postar um comentário