amazon paper, lyl bar e age de carvalho
conheci Lyl Bar no orkut. ela perguntava numa comunidade se alguém teria um poema de paul celan , o número da página e editora. respondi. em seguida ela perguntou se eu teria de cummings um poema que considero magnífico e mais alguns outros. perguntei: ô menina, você está fazendo algum trabalho para a faculdade? porque não vejo onde paul celan encontra com cummings. ela explicou: era uma tese de mestrado sobre o poeta age de carvalho, para quem ela criou uma comunidade no orkut, que tanto apresentava traços de cummings como de paul celan em seus poemas.
em síntese, lyl bar, lyvia, é mestra na universidade federal do pará e está solicitando que votem no projeto abaixo, o amazon paper, de importância fundamental. mas voltando à sua tese de mestrado sobre age de carvalho ela avisou em dezembro: "De volta a Belém, pós-defesa,
mergulhei no trabalho que me aguardava e ainda não estou conseguindo
tomar muito pé na minha vida "normal".
A defesa transcorreu maravilhosamente bem, Age também gostou muito do
trabalho, e o resumo da ópera é que, se a tese for mesma publicada
como livro, ele fará o projeto gráfico. Encerrada a etapa-defesa,
resta o alívio dos prazos que não mais me perseguem, mas as
solicitações do que ficou pendente durante a minha licença não me têm
deixado curtir o que eu pretendia fosse ser uma certa folga. Que nada!
Izaura volta ao canavial, portanto, e dançar no terreiro só mesmo no
mini-recesso das festas de fim-de-ano (lerê, lerê...)."
e conserva o humor
então, o próprio poeta paraense morando na áustria e na alemanha há 19 anos, que participou da VII feira pan-amazônica do livro onde lançou seu livro "caveira 41" editado pela cosac & naify é também artista gráfico; veja aqui e comprometeu-se a fazer o projeto gráfico do livro da defesa de tese da lyl, sobre seu trabalho, e que estou louca para ler.
projeto amazon paper (votem)
lyl explica:
Amigos,
Peço que votem porque o projeto é realmente interessantíssimo e o resultado, maravilhoso. A UFPA, onde trabalho, apóia o projeto.
Lívia/Lyl
Caros,
O projeto Amazon Paper, apoiado pelo Sistema POEMA - Programa Pobreza e Meio Ambiente na Amazônia (UFPA), está concorrendo a um Prêmio Internacional. O julgamento depende de votação do público via internet. Precisamos do seu apoio, qualquer pessoa do mundo pode votar. Por favor, acessem o Site a seguir e votem (com nota 10).
http://www.globalgiving.com/dy/projrater/gpf.html?project=946
Sobre o Projeto - O Amazon Paper é o primeiro papel 100% natural produzido na Amazônia, utilizado, também, em publicações artísticas, papelaria de escritório, divisórias e luminárias de luxo. Feito artesanalmente, folha a folha, é classificado como art paper tendo, portanto, produção restrita, atendendo a um nicho específico do mercado, altamente sofisticado e valioso.
É um produto com identidade própria, que tem como base a fibra do curauá - uma planta rústica da Amazônia - e também utiliza as folhas, frutos, flores, cascas e raízes da região. O projeto cumpre toda uma cadeia produtiva, criando links entre campo e cidade, gerando trabalho e renda para comunidades rurais e urbanas, abrindo portas, assim, para mercados que valorizam o uso sustentável dos recursos naturais.
Serviço: A linha de produtos Amazon Paper pode ser encontrada na Rua Capitão Pedro Albuquerque, 268 - Cidade Velha - Belém, Pará, Brasil. Outras informações no site http://www.amazonpaper.com.br . Outras informações sobre o ‘Mangal das Garças’ você confere no mangal das garças .
um poema de age de carvalho
Vermelho
Tua,
de seda e feno
no transe da metáfora
a fenda soletrada-sol,
vala de luz, vocabulário
Tua, folhagem. O
olho
alcança o Olho,
desce aos infernos:
sonha o cabelo da urna,
o vermelho
da cifra, a ferida
no centro da fogueira
Tua, tua
Tua,
de seda e feno
no transe da metáfora
a fenda soletrada-sol,
vala de luz, vocabulário
Tua, folhagem. O
olho
alcança o Olho,
desce aos infernos:
sonha o cabelo da urna,
o vermelho
da cifra, a ferida
no centro da fogueira
Tua, tua
Nenhum comentário:
Postar um comentário