o público privado
o que é público e privado?
e fico aqui com esta pergunta sem resposta: como se estabelece a relação entre o que é público e o que é privado nos dias e nas sociedades de hoje?
onde está a fronteira? em que momento o privado se torna público ou o público exerce supremacia sobre o privado? nosso cotidiano caminha por este fio agudo de faca entre o que julga resguardado e o que resguardar.
quais os critérios para entender o privado e o público? além do banal, além das respostas que sabemos nos dar facilmente sobre as relações entre estado e sociedade?
esta foto pertence ao álbum de família, portanto privado, ou é publica?
e esta, em que ábum inserir?
A dialética brasileira entre o público e o privado
Sintoma da confusão entre o dever público e a liberdade privada é o interesse da imprensa e da população pelos detalhes da vida pessoal dos políticos
Maria Rita Kehl*
A piada, bastante conhecida, talvez só faça sentido em português: "fulano é um político honrado, ele faz na vida pública o mesmo que faz na privada". Diz respeito à corrupção, ao descaso dos políticos em relação a suas responsabilidades, à falta de caráter que parece já ter se tornado uma regra entre os homens públicos no Brasil. Mas a piada revela um erro de avaliação: certamente o político corrupto não faz, em sua vida privada, tanta sujeira quanto em sua vida pública. Quando um corrupto é pego com a mão na massa, é freqüente que o vejamos chorar diante das câmeras de televisão, jurando inocência em nome de Deus e da família. A vida privada, que na sociedade burguesa é a vida em família, representa o altar do indivíduo para o pensamento liberal; mesmo os políticos corruptos estão convencidos de que sua vida familiar está preservada da imoralidade de sua conduta pública. Não é impossível que PC Farias tenha sido um pai dedicado, ou que dona Sylvia Maluf esteja satisfeita com o marido que tem.
tem mais aqui
*Maria Rita Kehl é psicanalista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário