"reclame e ame sua terra"*
Agradeço à Suely por sua sensibilidade e capacidade de motivar pessoas para debater um problema e encontrar soluções; à Cora Ronai, à eliane estoducto e a todos os amigos que ao questionar o caso do artesão Fernando Henrique Ferreira, estão debatendo o Brasil e seu povo do interior acostumado aos contratos feitos através do apalavrado e apertos de mãos.
A ong mãos de minas nada tem a ver com esta transação do Fernando. Através da ong este senhor, Jean Piet Hartman, da brazil trade, comprara as primeiras peças dele. "depois ficamos amigos -diz o fernando_ pessoa gentil, de fino trato e a transação sem a ong como intermediária é mais lucrativa."
Caxambu é uma cidade no sul de minas gerais com tudo para dar certo. 12 fontes de águas minerais medicinais, um parque agradável. Mas sem qualquer projeto turístico.
Imagine uma fonte de água mineral medicinal no exterior e como estaria o turismo nesta cidade.
Caxambu está às moscas. Hotéis fecham as portas, outros demitem seus funcionários . Lojas vão à falência. Um dos mais tradicionais hotéis da cidade lançou um plano de demissão voluntária mas nenhum funcionário deseja perder seus direitos trabalhistas. O único cinema local fechou porque não consegue pagar o iptu.
Então, se não tem para quem vender na cidade sem turista o que faz o artesão? Ou fica nas mãos do atravessador, o que acontece com freqüência ou filia-se à ong que não tem como absorver toda produção da região. Entre um talvez ou oitenta centavos, melhor a última opção.
E é assim que acontece. Para nós que temos ferramentas tecnológicas, que lemos jornais, livros, -sabemos ler- temos educação formal e informal, estamos antenados com o mundo esta história quase beira o realismo fantástico. Por isto as novelas da globo que abordam este tema pouco sucesso fazem no interior. Pois a realidade aqui é incrível e inimaginável.
Obrigada amigos. Muito obrigada.
o título deste agradecimento foi retirado da comunidade criada por suely coelho, "reclame e ame sua terra" no orkut http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=57249 e ela a descreve assim:
"Todo mundo sabe que o Brasil (como qualquer outro lugar) tem seus problemas. Entretanto, pela sua grandeza seus problemas passam a ser de todos.
Todos sabem que a melhor maneira de resolvê-los é se manifestando, fazendo isso de maneira coerente em alto e bom som. Portanto, essa comunidade está sendo criada para você pôr a boca no trombone (de maneira incoerente se quiser) sobre o Brasil. Suas reclamações podem ser justificáveis ou não--desde que compartilhe com os outros, bem-vindos!"
Nenhum comentário:
Postar um comentário