segunda-feira, julho 11, 2005





Cinema é a maior diversão

corrente passada para mim pelo amigo acir vidal de contra o ventol

1) Qual o seu filme favorito?

não é nem o filme , mas como tudo aconteceu. dona débora, minha tia e professora aguardou a inauguração do cinema imperator no méier, rj. era o maior da américa latina e possuía um telão para cinemaScope que acabava de ser inventado. me vestiu com o apuro da moda e fomos assitir creio que "o príncipe e o mendigo" com louis jordan . foi quando o cinema entrou por mim adentro e me contaminou os sonhos , as fantasias. ainda trago o sabor da pipoca e o calor da mão de dona débora segurando a minha, naquele mundo de gente, para que não me perdesse.

mas o melhor que vi foi "napoléon" de abel gance (1927), recuperado pelo copolla. foi projetado num estádio, o caio martins, em niterói em 1981. as cenas eram descritas pela música da orquestra sinfônica brasileira da uff. as tomadas eram imensas; não existia cinemaScope. portanto , mais de cinco telões em curva foram dispostos, erguidos por estruturas de metal. quando de cima de um monte napoleão olha para baixo para observar suas tropas, nós da platéia nos sentimos soldados dele. napoléon

2) Qual o último DVD que você comprou?

"cosi fan tutti" uma ópera de mozart, pela qual sou apaixonada. aliás, às vezes compro as mesmas óperas dependendo da regência.

3) Quais os 5 últimos filmes que você viu?

1- " closer "
2- "mar adentro"
3- "o mensalão....ops..... errei " a um passo da eternidade" com burt lancaster, deborah kerr, montgomery clift, donna red, frank sinatra
4 -"kill bill 2" (amo tarantino)
5- "shogun" revi tudo

4) Qual o melhor filme brasileiro de todos os tempos?

não sei se de todos os tempos, mas os melhores é "vidas secas "de nelson pereira dos santos, "os cafagestes" , "terra em transe", " brazil " , "central do brasil".

5) Qual o seu diretor/ator/atriz e o seu gênero favoritos?

Diretor: fellini .
Ator: james dean , montgomery clift
Atriz: anna magnani e julietta massina
Gêneros: de todos, desde que bons.

6. Escolha 5 pessoas para passar a corrente…
li
fal
helô
servio
o pato

Nenhum comentário: