sábado, julho 09, 2005









uma anja lanchou cá em casa



sonja.JPG
sonja faria rosa

sonja faria rosa, a sonja esta pessoa cheia de vida e luz, acabou de ir embora cá de casa agora. veio com ela na bagagem que deixa depositada na alma da gente alegria de vier, disposição para a luta, um eterno céu azul da cor de seus olhos a alma franca, os gestos definitivos, e o destemor em ser sincera.

como estou com uma gripe estranha que não passa e me deixou de cama uma semana pensei que não a veria. mas maria alice, onde ela está em são lourenço, está gripada também, por onde passa encontra um brasil doente. veio de londres para ver a neta há tão pouco tempo nascida. lanchávamos quando li a carta que recebi da maria regina moura e a li para todas nós.

maria regina, claro que lembramos e sentimos saudades. lógico que leio seus poemas e fiquei muito mais muito feliz em saber de você e maria antonia botelho. que estranho, parece que sonja une o mundo, hein! helô?. eu te devo este conhecimento. ah, menina, como te gosto!

no mês passado postei uma conversa com sonja. vou repetir para que todos gozem desta amizade que eu tenho o prazer de cultivar e que ela prometeu reencontrar quando puder, um dia, por mais tempo aqui no brasil, em minas gerais, caxambu, no vale das colinas, chácara primaveras em minas gerais onde quando ele chegou ao ver as montanhas não resitiu e chorou. ouço "careless love" com madeleine peyroux que ela trouxe. ah! trouxe um cartão lindo cheio de patos para o sóter e tem patos de borracha para o pato. posto no decorrer da conversa. mas agora, choro. porque, o mundo é feito de gente legal, de humanos e esta madeleine é muito boa, sonja. amei!

patpdosoter1.jpg
patos que sonja trouxe para o sóter

não só falar sobre as voltas que o mundo dá mas lembrar, não é sonja? que de hemisfério para hemisfério ele gira diferente. nunca tinha pensado nisto. estava na janela de papo com sonja faria rosa, aprendendo um pouco da vida, ah! o que ela me ensinou? que não vi o filme "michel kohlhaas " do livro de henrich von kleist, lançado no brasil com o mesmo nome em 1975.

e sonja explica: do kleist! não , não lembro. depois pesquiso no google, que já foi mas não e mais e vejo que já lera do mesmo autor "a marquesa de o". o que me obriga a pensar. onde andava em 75? ah! anos difíceis no brasil. meu filho nascera em 74 e no ano seguinte andava eu na corda bamba vivendo de freelas para a revista do café. e ela diz que a lua em londres, quando crescente , fica com as pontas voltadas para a esquerda e que a água desce pelo ralo fazendo o círculo ao contrário. uma questão de hemisfério.

sonja, não me detivera a pensar sobre isto. acredita? ah, por que o filme ? falávamos de alguma coisa sobre a idade média e "michel kohlhaas" , diz ela: "nossa, esse filme é o que mais me dá idéia da idade média". sonja é amiga da helô. um dia i, ao falar de "boujour tristesse " aqui disse que ele fora estrelado por romy schneider. sonja corrigiu: jean seberg.

sonja é amiga de uma amiga de são lourenço, maria alice, que conheci através da sônia, dona da livraria avalon - este conhecimento tem mais de 10 anos- e amiga da helô . as duas conhecem muita gente de quem sou próxima. as voltas do mundo.... estabelecemos laços virtuais. ela está vindo ao brasil em visita ah, o avô dela foi dono de um cinema e ela gosta como eu daquele filme "nunca te vi, sempre te amei"- " 84 charring cross road", com a anne bancrof. vamos ao papo?

esther diz:
me conte o que você faz aí?

Sonja diz:
bom eu trabalhava numa livraria e agora saí, te contei, por causas do acordo com a nestle. vc vende livro mas tem que empurrar chocolates junto. Isso pq a nestle queria cobrar uma dívida de um desses países do norte da áfrica (talvez a etiópia, nao me lembro mais) e eles boicotaram a nestle e com isso as vendas de chocolates caíram. E essa cadeia de livros (a maior daqui) pressionava a gente para empurrar chocolates para os clientes. Bom eu não nasci para isso, ficava constrangida

esther diz:
pode dizer o nome da rede de livrarias?

Sonja diz:
e como comecaram a me pressionar muito eu eu saí, e como vou ao brasil logo logo, nao quero procurar nanda antes de ir, pq aqui quem procura acha rs...

esther diz:
diferente daqui

Sonja diz:
eles tem mais de 800 livrarias pelo país e vc não pode imaginar como vendem... igual bolo quente

esther diz:
sonja como você foi parar aí? por que?

Sonja diz:
vc nem vai acreditar

esther diz:
eu creio em tudo. diga

Sonja diz:
Um dia eu estava vindo de JF com a minha irmã e falei para ela "já que vc não tem filhos, pq nao vai para os Estados Unidos"
Mas eu fiquei com aquilo na cabeca e a noite do mesmo dia eu ja tinha pensado por que não vou eu?
Do pensamento a vinda passaram-se 6 meses.

esther diz:
e não tinha filhos...

Sonja diz:
Com 4 filhos, como eu viria? Bom, eu resolvi que se eu podia sustentar os filhos os pais (2) tb podiam e eles aceitaram de ficar com eles.

Sonja diz:
O Afonso, um amigo meu e da Heloisa (ele é professor na UFJF) me disse pq vc não vai para a Austrália?

E pra Austrália eu ia. Mas na hora de comprar a passagem era muito caro e ele sugeriu, vá para Londres.
Bom ele viria comigo para passear e eu iria ficar, mas na ultima hora teve um Globo Repórter sobre o frio na Europa e ele desistiu

Sonja diz:
Eu fui para Madrid com o Arlindo Daibert (que era um artista plastico de JF) e passei 3 dias em madrid, mas ele ia fazer uma exposição em Barcelona e eu vim pra Londres sozinha

Sonja diz:
Sempre tive paixão pela História da inglaterra, mas quando cheguei aqui e não conheci ninguém, nada, nao sabia o que ia fazer, so tive vontade de chorar. Mas como tb nao conhecia ninguém e ninguém viria me consolar, fiquei.
E aqui estou . Nunca me arrependi.

esther diz:
está aí há quantos anos?

Sonja diz:
Tem uma cultura fantástica acessível a todos os bolsos...

Sonja diz:
Vim em 1987 fiquei 3 anos e voltei. Minha filha veio em 88 e está aqui até hoje. Depois no final de 93 voltei e continuo aqui.

esther diz:
é mais barata a vida cultural do que no brasil, além de mais intensa?

Sonja diz:
Sim, museu é de graca ao contrário de outros países da Europa, exceto galerias privadas

esther diz:
teatros, o preços dos llivros, cienemas...

Sonja diz:
No começo a gente tinha saudade de tudo, mas agora tem um brasil aqui na porta; vc compra de tudo do brasil

Sonja diz:
Se vc comparar com o Brasil é muito caro, mas para aqui não é tanto assim Minha filha fez uma Universidade ótima, em Durham, no norte da Inglaterra.

Sonja diz:
É uma cidade líndissima e tem uma catedral do ano 900 (a escola de mágica do Harry Potter foi filmada lá) . O Peter Ustinov foi o Paraninfo dela.

Sonja diz:
Vc pode imaginar, todas essas pessoas que a gente sonhava no cinema, aqui são de carne e osso, e ninguém se espanta com isso

esther diz:
é. ainda mais que você tem o cinema nas veias!

Sonja diz:
Eu ja vendi livro pro Sean Connery, para a Pauline Collins (a Shirley Valentine), para a mulher do paul McCartney

Sonja diz:
a lista é grande

Sonja diz:
mas vc não pode nem mostrar espanto...rs...

esther diz:
você chegou e foi trabalhar direto na livraria?

Sonja diz:
Ih não...esse foi um longo caminho. Fui fazer faxina como todo mundo.

esther diz:
cara, cê saiu de um trabalho estável em são lourenço e foi enfrentar a vida dura na europa...

Sonja diz:
Mas fui fazer faxina na casa de um diplomata que já tinha sido cônsul no Rio de Janeiro nos anos 50. E foi ele que me deu as boas referências

Sonja diz:
E ele recebia livro das editoras e depois que lia passava para mim

Sonja diz:
Foi uma das pessoas mais interessantes que conheci.

Sonja diz:
Quando saiu o filme " the end of the affair" sobre o livro do Grahan Greene, ele me contou que ele trabalhava com os dois no serviço diplomático (com o marido e o Ghrahan Greene, que era o amante*)

Sonja diz:
Tb conheceu o Principe Yossupov, que matou Rasputin, quando ele estudou na França nos anos 40.
De repente o mundo ficou pequeno demais...e muito real E quando ele foi embaixador na Russia, ele deu a festa dos 25 anos da Jacquelinne du Pré que estava em Moscou na época

Sonja diz:
E na casa dele todo mundo torce para o Brasil na Copa, já que a Inglaterra sai logo...rs...

esther diz:
depois então você foi para a livraria?

Sonja diz:
Para ir para lá, antes tive de me casar para ter um visto de trabalho. Mas casei com o namorado mesmo (francês) e isso já faz tempo rs...
Já pensei de ir morar na França, mas não me decidi realmente.

esther diz:
e nesta vinda para o brasil não há risco de ficar?

Sonja diz:
não em Paris, pq nãoo gostaria de morar lá, só para passear.

Sonja diz:
Não, não acostumo aí mais não. Aqui é tudo tão prático... e eu gosto daqui. E detesto ele calor que faz no Brasil rs...

Para quem gosta de calor dos brasileiros, como a Cynthia, é difícil acostumar aqui. Mas se estou com um bom livro o mundo é dentro de casa mesmo...
esther diz:
você é de onde, aqui em minas? como foi sua juventude?

Sonja diz:
de uma cidade pequena. Ih...já vai longe rs... Eu amava os Beatles mas não os Rolling Stones

Sonja diz:
O meu avô era o dono do cinema então eu cresci indo ao cinema todo santo dia... e comecei anotar aos filmes que via num caderno em 1962, então vc pensa bem...haja filme ! E o projecionista cortava para mim, os pedacinhos de filme das cenas que eu gostava, principalmente se tinha o Alain Delon e o Gregory Peck

Sonja diz:
que ainda tenho. Bem como no filme "Cinema Paradiso". Que chorei tanto quando vi, pq vi um pouco da minha vida tb

esther diz:
é mesmo, sonja!

Sonja diz:
Mas tudo acaba, a cidade que até era bonitinha, com um jardim florido, com o coreto, hoje em dia parece uma Baixada Fluminense. Até a Ingreja matriz foi derrubada, com aquelas colunas bonitas e o teto todo pintado para dar lugar a uma coisa quadrada sem arquitetura nenhuma.

esther diz:
aí você faz a diferença entre uma cultura e a outra. aí se preserva aqui se
destrói
Sonja diz:
vc já esteve por aqui Esther? Aqui se preserva tudo

esther diz:
não sonja

Sonja diz:
isso é que é emocionante. Quando fui a primeira vez no Museu Britânico, chorei como uma vaca. Tudo dos livros de História que a gente estudava na 3a.série do ginásio estava lá. > Os Assirios e Caldeus, a Pedra da Roseta... as múmias...

Sonja diz:
É certo que os inglêses roubaram isso tudo, eles ainda se acham o centro do mundo. Mas se não estivesse lá eu nunca teria visto

esther diz:
quer dizer que você não sentiu diferença pois esta vida você já a vivia em desejo

Sonja diz:
é verdade. Parece que já tinha vivido aqui em outra vida

esther diz:
e como andam as coisas da política por aí?

com a invasão do iraque, o casamento de charles com a camila
Sonja diz:
Esther, a conversa tá boa, mas eu já to indo. Já são 22:40 e tô aqui até tonta

Sonja diz:
O povo não gosta da camilla não, eles não esquecem a Diana



ainda era dia , de tarde por aqui e nesta conversa nem senti o tempo passar. diz maria alice, de são lourenço que meu gênio parece com o da sonja, nisto de querer resolver as coisas na hora e não deixar passar mal entendidos. bem , ao fim e ao cabo creio que todos nos parecemos e nos aproximamos porque alguma coisa de comum , que vai muito além da razão humana,compartilhamos.

e caso me perguntem se hoje que vi a sonja , que a conheci pessoalmente, em que ela esteve cá em casa, se esta conversa seria diferente, digo espantada: não, não seria pois o acréscimo faz parte da vida privada, da emoção com que de hora em diante eu lembrarei deste abraço, sob pena dela ficar gripada, neste megnífico ser humano: sonja faria rosa. obrigada, amiga.


patodosoter.jpg
pato para o sóter

Nenhum comentário: