sexta-feira, agosto 12, 2005




mais uma estrela cai sobre nossa esperança


recordações em torno de um post de maio de 2003


o pior li é que eu acreditei


"Olha Esther, até hoje andei calada, via seus posts sobre o "companheiro Lula" e calei pq um fiapo de esperança ainda me segurava e estava dando tempo ao tempo. Hoje não aguentei e já comecei a botar a boca no trombone.
Ter confiado, acreditado e ter tido boa fé não quer dizer que eu seja burra ou goste de ser feita de palhaça. A coisa está me fedendo e como, felizmente, não sigo partidos, cartilhas e nem engulo palavras de ordem de outrem. No fundo (ou mesmo na superfície) sou uma humanista, uma anarquista, pois detesto o poder, tiranias e instituições em geral, pois eles são sempre exercidos de cima para baixo. Vai lá dar uma olhadinha no site http://reformadaprevidencia.org/ antes que seja censurado.
O que fazer, não? Quando escrevi aquele "carne de pescoço" que vc gostou estava sendo sincera.

um grande beijo "



e acreditei

porque o partido dos trabalhadores fazia e não sei se ainda faz um trabalho de base muito bom. participei de comunidades de bairro e vi. vi as universidades entusiasmadas com o processo de desenvolvimento do PT. as melhores cabeças estavam lá. vi favelas serem urbanizadas. vi um grupo da UFF( alguns do pt) impedir que uma zona de pescadores fosse aterrada pela estrada rio-manilha, participei de encontros, reuniões, trabalhos...os meus grandes amigos fazem parte do pt, choramos quando Lula desabou frente ao Collor, cantávamos o lula-lá sem medo de ser feliz.

e hoje, li ,

hoje, não tenho nenhuma dúvida: teremos um governo mais cruel do que o do FHC . creio que o interesse deste governo será dotar de infra estrutura orçamentária e de prestígio o próprio partido para que ele possa se perpetuar e se fortalecer no poder . e o povo? o povo que se dane...

veremos uma espécie de ditadura econômica voltada para o populismo retrógrado em todas as áreas, inclusive na cultural. já estamos vendo. se era para mudar a feição do governo o prazo expirou. o atual, eleito com esperança, acentua a cada dias a pática econômica neo liberal e já estamos num ponto sem retorno .

sei que o projeto de desconto do inss para aposentados passará mesmo . mais uma vez será picada a constituição do Brasil que nunca é respeitada pelos governantes. e veja o cúmulo do cinismo: eles brindaram o funcionalismo com um reajuste de 1% e irão retirar 11% à guisa de descontos para salvar o país da bancarrota. alguns dizeres para se pensar:

"toda política é uma luta pelo poder; a forma básica do poder ? a violência"C. Wright Mills

definição de Max Weber para o Estado: "o domínio do homem pelo homem baseado da violência legítima, quer dizer, supostamente legítima".

"o estado ? um instrumento de opressão nas mãos das classe dominantes" Marx

fonte: "sobre a violência"de Hannah Arendt.

eu acordo e digo para mim mesma : tomara que esteja errada. que este curso maldito adotado pelo governo Lula ainda será revertido. mas sei, hoje sei, que será impossível. o partido dos trabalhadores tem uma missão: a de preservar-se no poder. doa a quem doer. portando a bandeira contra a fome e o analfabetismo ele engana a todos, -se é que continua enganando, estou vendo petistas roxos desacreditando de tudo- do que seia um governo humano e atencioso.

sinto jogar mais desilusão na nossa desiludida vida louca de acreditar que pode haver um amanhã. o amanhã já chegou. e pertence aos que concentram renda, especulam com o destino do povo, de um país, e podem fazer qualquer moeda despencar ou ser valorizada. não importando o que vive ou morre. afinal amiga, que importância tem o ser humano? você sabe me dizer?


postado por Esther às 5/24/2003 04:51:11 PM
comente aqui !
alternativo(0)
[porcas e parafusos:link para o post]


depois deste e de outros vários posts prenunciando o que hoje vemos, quero meu título de vidente. pelo menos isto!

Nenhum comentário: