quarta-feira, agosto 17, 2005




reflexões sobre blogs, livros, filmes e desejos




conversa com alexandre inagaki . mestre de cerimônias fabio sampaio



intrepidatrupe.jpg


começou no sexto salão do livro de minas gerais, dia 12 às 19h30, na mesa-redonda sobre blogs: a literatura e o espaço virtual. com fal azevedo, alexandre inagaki e idelber avelar . um salão do livro que debate sobre blogs. afinal o que vem a ser? jornalismo, um tipo de diário, será que em blog se encontra literatura? que coisa estranha é esta que já existe no universo virtual há tempos mas só conhecido pelos blogueiros que se visitam se curtem , comentam , trocam músicas, poemas e boa literatura. e lá foram fal, inagaki e idelber para belo horizonte explicar esta nova forma de contato e comunicação.

no domingo passado, dia dos pais, nos encontamos nesta jenela e a conversa correu. entre o restatar de micros, cair, congelar, o que provoca estes cortes, esta fragmentação de conversa, o que resulta num texto feito de colagens e de memórias a todo instante sendo convocadas para preencher po lapso das quedas. as janelas do msn abrem e fecham como tangidas por vento de agosto. não são gelosias, fenestras, são windows divididas em pequenas caixas sem alisar onde apoiar o braço para na mão descansar o rosto. mas , foi aqui que fruímos o prazer de um dia formidável. a conversa iniciou entre o fábio e eu. fal abriu a janela, depois a ana laura e o inagaki a quem havia pedido uma conversa antes do salão, como havia feito com a fal e o idelber avelar. mas entre tropeços de gripe, peneumonias a conversa só foi possível no dia seguinte do evento. bem, sempre é necessário que alguém nos fale sobre o dia seguinte. e está aqui o registrado:


no-salao-do-livro.jpg
fal, inagaki e idelber no salão do livro. foto sequestrada no O Biscoito Fino E A Massa


em conversas anteriores o inagaki já havia colocado algumas questões:





Inagaki diz:
ruth

esther diz:
o que é ruth? grito de guerra?
Inagaki diz:
Ruth Lemos protagonizou um dos mais interessantes casos de "meme" propagados na Internet brasileira. Escrevi sobre ela em
http://www.gardenal.org/inagaki/archives/2005/03/ruth_lemos_gary.html
Inagaki diz:
Aliás, por falar em "memes" também escrevi um artigo sobre o assunto: http://www.gardenal.org/inagaki/archives/2005/02/httpprologosite.html

esther diz:
o que é memes?
Inagaki diz:
Leia o artigo que você descobrirá.

Inagaki diz:
O mundo é repleto de assuntos interessantes, Esther. Uma das coisas que não entendo é blogueiro que reclama de falta de assuntos para postar. Putz, o que não faltam são coisas fascinantes para se explorar.

Inagaki diz:
Pena que falta tempo para escrever sobre todos os assuntos que me vêm à cabeça.

Inagaki diz:
"Administração do Tempo Pessoal" é uma matéria na qual sempre fui péssimo aluno. Depois volto ao assunto, agora vou capotar na cama. Um beijabraço pra ti, até domingo!


alguns domingos depois, após uma gripe do inagaki, pneumoria da avó dele de 83 anos, e pneumonia minha...

Inagaki diz:
Alô Esther, você está disponível pra prosear?

esther diz::
oi, ouvi falar que você deu um show no salão
esther diz:
estou aqui com fábio, ana
esther diz:
e ainda agora estava a fal que cai a todo momento
Inagaki diz:
Exagero, exagero. A Fal, sim, arrasou!

esther diz:
ela falou belezas sobre você
Inagaki diz:
Mas bom mesmo foi ter conhecido pessoalmente amigos virtuais de longa data, como a Ana Maria Guimarães, por exemplo. ( Ana Maria Guimarães - Subsecretaria de Comunicação Formada em Jornalismo, a pernambucana Ana Maria Guimarães foi repórter do Diário de Pernambuco e do Jornal do Brasil, atuou como editora-regional da TV Manchete e ocupou a Secretaria de Imprensa da Prefeitura de Olinda. Era assessora de Imprensa da Cruzada de Ação Social do Governo de Pernambuco, quando recebeu o convite para ocupar o novo cargo.

Inagaki diz:
Diga-se de passagem, a Fal AR-RA-SOU.

esther diz:
conte, pois ela fala de vocês, não dela
Inagaki diz:
Antes do Salão do Livro, ela ficou dizendo que estava aterrorizada, não sabia como iria se portar, que tinha pânico de falar em público, etc etc. Não duvido dela, mas, a julgar pelo modo com que ela cativou o público, e falou com beleza e sensibilidade sobre a blogosfera, ela não tem o menor motivo para se intimidar com multidões.

esther diz:
qual sua avaliação do encontro? do debate ?
Inagaki diz:
Foi ótimo. Nem tanto pelas ponderações iniciais (eu, como já imaginava, me atrapalhei todo, atropelei minhas próprias anotações e balbuciei um monte de frases descoordenadas), o debate ficou bom mesmo a partir do momento em que foi aberta a "janela de comentários" e começamos a responder às perguntas do auditório.

esther diz:
deu para sentir que os blogs ganharam outra visagem? digamos assim, um blog num salão do livro quase ganha estatus de livro, né?
Inagaki diz:
Foi uma bela iniciativa, diria que mais um passo para a justa avaliação da importância crescente dos blogs como instrumentos de inclusão digital e pluralização da produção de conteúdo na Internet.

Inagaki diz:
Ôpa, MESTRE Fábio Sampaio
?
esther diz:
deixa te apresentar a ana laura do condomínio brasil também
Inagaki diz:
Nice to meet you, Ana! :)

ana laura diz:
muito prazer, inagaki.
sabe... acho que a gente se conhece. de vista, digo. vc não estudou na cásper líbero?
Inagaki diz:
Sim, fiz Jornalismo por lá. Você também?

ana laura diz:
sim

ana laura diz:
em q ano vc se formou?


fabio que saíra para atender telefone regressa. e os links parecem bolas passando de um jogador para outro na meta do gol.

FS diz:
ina, tudo blz cara ?

Inagaki diz:
MESTRE Sampaio! Esse é o cara!

Inagaki diz:
Nem me lembro, Ana. Tranquei um ano, peguei DP noutro...

FS diz:
fiquei extremamente feliz q vc e a Fal foram para o salão de MG, meus preferidos entre alguns outros

Inagaki diz:
Fabio, depois dê uma olhada neste link que discute os tags da Technorati

Inagaki diz:
http://gigaom.com/2005/08/02/the-dark-side-of-technorati-tags/

Inagaki diz:
Rola uma discussão interessante sobre o assunto.

FS diz:
vc precisa ver o pau sobre os spam-blogs, i.e., blogs q se auto-atualizam com links digamos "favoráveis" e keywords valiosas no google adsense

FS diz:
http://seoblackhat.com/

Inagaki diz:
Já li algumas coisas sobre o assunto. Inclusive com a criação de blogs apócrifos repletos de links "chapa branca"...

FS diz:
isso. alem dos q espalham backdoors e similares. Mas me conta de MG....

FS diz:
A Fal disse q vc largou o verbo.... q vc fala bem em público para caramba

Inagaki diz:
Soube que um site argentino foi condenado a pagar o equivalente a 18.000 dólares devido a um comentário que deixaram no guestbook do site? Há dias estou pra escrever sobre o assunto.

FS diz:
18K aqui é moleza. quero ver qdo tiverem q pagar pra lá de 100K

FS diz:
e o fake personagem da bbc.co.uk ? q tem blog e tudo?

Inagaki diz:
Tá louco. Se eu tivesse que pagar 1K já estaria fodido, imagine 100... A Fal simplesmente arrasou, foi a melhor coisa da mesa, Fábio. O Idelber leu um ótimo texto que preparou para a mesa de debates, mas sabe como é: perde-se em espontaneidade. Já a Fal partiu de algumas anotações para tergiversar sobre o assunto e se saiu maravilhosamente bem.

FS diz:
ela falou o mesmo de vc. pra variar 2 craques na mesa a coisa tem q sair boa mesmo

Inagaki diz:
Quanto a mim, falei de trocentas coisas ao mesmo tempo, me perdi no meio, foi uma zona. Mas, bem, ao menos disseram que fui engraçado.

Inagaki diz:
Fake personagem? Manda o link dessa história, que eu ainda desconheço.

FS diz:
ela só comentou q algumas perguntas eram muito primárias do tipo: como vc começou com o seu blog? ou algo assim

Inagaki diz:
Primárias, mas que tem a sua importância. É como naquelas entrevistas com bandas de rock, que sempre começam com aquela questão "por que esse nome?". Aliás, fizeram essa pergunta do nome do blog.

Inagaki diz:
Mas a "janela de comentários" da mesa de debates foi bacana. E ninguém fez uma pergunta do tipo "mto loko seu blog, visita eu?",

FS diz:
ahahaha

FS diz:
melhor assim

FS diz:
meu link é: condominio brasil (aproveitando a pergunta)

FS diz:
visita nós

FS diz:
ainda não está concluído. e ainda vamos mudar um pouco. o primeiro site feito em real time

Inagaki diz:
Mas olhe, essas perguntas básicas foram ótimas para situar a história de cada um dentro da blogosfera. Para mim, foi a melhor parte da mesa de debates junto com a bela fala da Fal.

esther diz:
qual o público que foi ao debate, de que faixa etária e qual o níverl cultural?
Inagaki diz:
Diria eu que 70% do pessoal tinha blogs. Diversas faixas etárias. Sem exageros, dos 8 aos 80. E nível cultural muito bom, a julgar pelas perguntas.

FS diz:
ok

esther diz:
alguém fez comparação entre ler um blog ou ler um livro? perguntou porque um debate sobre blogs num salão do livro? sobre se há diferença na colocação da fala textual?
Inagaki diz:
Não, ninguém fez essa observação. Aliás, eu até esperava que fizessem alguma pergunta a respeito da formação de alguma linguagem específica a partir do advento dos blogs, com textos mais sucintos, quase haikaísticos. Mas a verdade é que a interface dos blogs ainda não é explorada em toda a sua potencialidade pelos escritores.

Inagaki diz:
Porque a literatura que se lê nos blogs não se diferencia daquilo que é publicado em um livro. Não vejo ainda experiências marcantes que usem recursos como links, podcasts, gifs animados ou animações em flash plenamente integrados a um texto.

FS diz:
ou seriam uma nova geração de escritores voltados para a web? o tal webwriting? se o meio muda, muda a escrita ou mudam os leitores? ou ambos?

FS diz:
fal na area... se derrubar é expulso

esther diz:
e se os textos , necessariamente , terão de ser suscintos , mas sem atingir nunca a perfeição de um haikai, apenas porque ler hoje ocupa tempo e tempo não temos

Fal foi adicionado(a) à conversa.

Inagaki diz:
Acho que falta ambição aos escritores atuais. A tal da Geração OO é marcada por autores que se preocupam demais em fazer textos repletos de citações pop, que falem a língua de seus leitores. E no entanto, os Grandes Livros exigem que seus leitores se esforcem para estarem à altura da obra, e não o contrário. Vide "Ulysses", por exemplo.

Fal diz:
oi amadas

Fal diz:
oi amados

Fal diz:
ina me adiciona, amor

FS diz:
oia nóis aqui

Fal diz:
fabiaazevedo@hotmail.com

FS diz:
Ina adiciona só se vc usar rexona

esther diz:
o próprio pound que cultivava o suscinto dos ideogramas era discursivo em seus poemas
esther diz:
e falar em ulisses, quer coisa mais complicada e que saiu recentemente em nova edição com outra tradução?
Inagaki diz:
A questão "tempo" é um tanto quanto falaciosa. Se o leitor estiver disposto, espreme tempo do gomo das horas e mergulhará junto com o escritor na travessia de um romance, seja quantas páginas ele possuir. Veja o caso da Ana Maria Gonçalves, que tive o prazer de conhecer pessoalmente em BH, que está para lançar pela Record um romance de mais de 700 páginas! E eu o lerei, com certeza.

FS diz:
tradução de quem e em que língua?

esther diz:
para o português
Inagaki diz:
Fal, você é DEMAIS. E Rexona não me abandona!!!

esther diz:
a antiga foi do houaiss
esther diz:
esta é da bernardina da silveira pinheiro
Inagaki diz:
Aliás, meu MSN é fimdefeira@hotmail.com. Ô Sampaio, adicione-me aí, mermón!!!

FS diz:
deus me livre. romance de 700 páginas deve levar uma vida inteira pra ler. o fato é, estar a altura do texto é algo que compromete a popularidade da obra. se vc faz citações e referências à algo q o leitor médio não capta sem dúvida vc venderá pouco. PCoelho vende pq fala o óbvio. Joyce criou uma linguagem que precisa ser compreendida para ler Ulisses. Demais né não?

Inagaki diz:
E o Pound, que acabou de ser citado por você, Esther, também dizia: "make it new". A literatura precisa ser constantemente renovada, as palavras precisam ganhar novas conotações através da pena de escritores que almejem recriar a linguagem desgastada do cotidiano. Autores como Joca Terron e Daniel Pellizzari, por exemplo, que não se limitam em escrevinhar autobiografias disfarçadas.

ana laura diz:
mas inagaki, você lê um livro de 700 páginas sem qualquer problema... mas você não se considera exceção? acha que isso é regra?

esther diz:
não conheço estes autores, poderia me esclarecer?
FS diz:
todos aqui lêem um livro de 700 pag sem problema. aliás o último q li sobre XP tinha 1200. o problema é reter um leitor por 700 páginas apenas com uma estória. coisa q só Jorge Amado conseguiu ou estou enganado ?

Inagaki diz:
Meus caros, o caso é o seguinte: a Literatura necessita de autores que formem novos leitores, que saibam da necessidade de entretê-los, mas também precisa de gente que a leve para novos caminhos. Joyce foi lido por poucos gatos pingados, mas quem o leu de cabo a rabo saiu transformado dessa experiência.

esther diz:
e a linguagem nova de que pound fala inagaki, como você diz, é a recriação de palavras, veja gruimarães com seu tutaméia e mesmo os blogueiros que criam palavras valises, reinventam o vocábulo e reconstróem a palavra com novas formas de formular a frase. aí cabe perguntar : de que blogs um leitor sai renovado para vocês?
FS diz:
Ina, vc está sem divida falando de um mundo a parte da média. Nos EUA Joyce é tb p/ elite intelectual.

FS diz:
divida=duvida

Inagaki diz:
Na verdade a Literatura necessita desses dois tipos de escritores. De autores que saibam entreter, mas também de autores que dominem os recursos da linguagem e ambicionem algo além da mera publicação a fim de satisfazer seus próprios egos.

Inagaki diz:
Citação do Joca Terron: "O leitor ideal é cego. Melhor dito, é o cego parado na esquina mais movimentada de uma grande cidade, à espera de quem o ajude a atravessar a rua. O escritor deve ter olhos, porém para que alguma história ocorra, deverá ter a sorte de encontrar um cego esperando alguém que o auxilie a vencer a rua mais movimentada da cidade".
Hotel Hell, blog do Joca.
ana laura diz:
(fabio, lembro q qdo foi lançado o diário de getúlio vargas - 1200 páginas se somar o volume 1 e 2 - e é muito bom - muita gente não leu por causa do tamnho. e ainda hoje vejo muita gente nas livrarias escolhendo livro pelo tamanho, não pelo conteúdo em si)

Inagaki diz:
"O escritor é aquele que subitamente abandona o cego no meio da travessia"

esther diz:
linda, linda citação!
FS diz:
E Orange Clockwork? E o inglês de Trainspotting que nem um novaiorquino com quem assisti o filme conseguia decifrar? Tem que lower the bar e não raise....

FS diz:
Exatamente como o Ina citou. Há 2 tipos de cegos: o que não quer enxergar e o que achará o caminho mesmo sem bengala.

Inagaki diz:
Sim, Fábio, é um mundo à parte da média. Posso citar um exemplo no campo da música: Velvet Underground. O primeiro álbum do grupo não vendeu mais que 150 cópias, e no entanto cada comprador do disco o levou para casa e no dia seguinte criou sua própria banda. Há escritores que possuem esse dom de inspirar quem os lê, e obrigam seus leitores a almejarem mais além.

Inagaki diz:
Ana laura, vale citar que a tradução nova de "Ulysses" chegou a constar na lista de best-sellers da Folha por mera questão de verniz intelectual. O fato é que tem muita gente que compra um livro simplesmente porque está hypado.

ana laura diz:
e a dizer pelos nossos colegas, muitos exibem os livros nas prateleiras sem ter a mínima idéia do conteúdo

ana laura diz:
vc teve aula com o lendário claudio arantes, ina?

Inagaki diz:
O meu livro de cabeceira é o Rayuela de Julio Cortázar, que é um romance que concilia tudo que almejo fazer um dia: renovar a linguagem (até ao antecipar a navegação por hyperlinks, por meio da maneira alternativa em que pode ser lido, fora da ordem numérica dos capítulos), enquanto ao mesmo tempo narra uma história que prende o leitor. Um livro que instiga sem ser modorrento.

esther diz:
você leu o último do eco? tem proposta semelhante.
Inagaki diz:
Daniel Pellizzari, Esther, foi um dos colaboradores do e-zine Cardosonline (o mesmo que revelou outros autores como Daniel Galera, Clarah Averbuck e Cardoso), e recém-lançou seu primeiro romance, "Dedo Negro com Unha".

FS diz:
exatamente. a literatura precisa de ambos. os q entretem (falam a linguagem atual e montam boas estórias) e os q inovam na linguagem (e constroem a nova geração de escritores e leitores). A parte vem os clássicos, q remetem a tudo (por quanto tempo?)

Inagaki diz:
Sobre a pergunta "de que blogs um leitor sai renovado para vocês", eu diria que Nelson Moraes e Dudi Maia Rosa são os dois blogueiros mais instigantes do Brasil. Mas um blog que merece ser destacado é este:

Inagaki diz:
El Hombre Que Comía Diccionarios

FS diz:
o Nelson é sem duvida um destaque em meu blogroll

Inagaki diz:
Já repus muita falta nas aulas do Cláudio Arantes por meio de fichamentos, Ana Laura... :) Mas, dos professores da Cásper, tenho lembranças mais marcantes do Marco Antônio Araújo, o saudoso Aloysio Biondi, Marcelo Coelho (que me deu duas notas 10 das quais me orgulho, ho ho), Matinas Suzuki Jr, Nanami...

esther diz:
taí uma questão, se pensarmos assim na morte nos clássicos nem saberemos mais porque as pessoas escrevem ou porque escrevemos. pois amanhã estas pessoas correm o risco de se tornarem clássicos e morrer.
FS diz:
o Dudi é a percepção visual q abunda (sem trocadilho) fora da blogosfera tb. Engraçado, não gosto de ler espanhol... pq será? entendo mas não gosto.

Inagaki diz:
Ainda não li o último Eco, está na lista.

Inagaki diz:
Sou fascinado pela literatura em espanhol, Fábio. Cortázar, Borges, Horacio Quiroga, Federico Garcia Lorca, Gongora, Vicente Huidobro, Tomas Eloy Martinez...

ana laura diz:
tá, me referi ao claudio arantes por conta das leituras que ele indica
va
esther diz:
do macedonio fernández
esther diz:
no brasil quem você lê, inagaki? autores nacionais
FS diz:
Eu sei Ina. Mas engraçado q não me atrai a língua oposto a estória. Baixo várias coisas q vcs recomendam em espanhol, mas páro no meio, sei lá...

Inagaki diz:
Um escritor que ousa se denominar "escritor" precisa conhecer os clássicos. Sem o devido background cultural, não terá escopo para escrever livros capazes de driblar o oblívio das estantes do balcão de encalhes.

Inagaki diz:
Putz, Macedonio Fernández é um autor que preciso ler, Esther.

esther diz:
se puder sugerir comece com tudo e nada
Inagaki diz:
O Dudi é um blogueiro que explora magistralmente os recursos da interface, fez montagens simplesmente geniais com gifs animados que a gente cansa de ver por aí.

esther diz:
macedonio passa para a literatura como o tirante lo blanc em relação ao dom quixote. prefiro o jeanot martoreli ao cervantes. uma questão de gosto
esther diz:
e macedonio influencia borges e os latino americanos
Inagaki diz:
Dos brasileiros, recomendo a leitura de Murilo Rubião, Campos de Carvalho, Ivan Angelo (que escreveu "A Festa", o romance que mais se assemelha com o livro que um dia eu gostaria de escrever), os já citados Joca e Mojo, mais Daniela Abade e Rubem Fonseca. Além dos mestres maiores da literatura tupiniquim, é óbvio: Machado de Assis e João Cabral de Melo Neto.

FS diz:
sem vc entender os clássicos vc estará perdido no tempo e no espaço. em todas as áreas. Se vc não ler a época clássica, a Média e os expoentes da moderna (não contemporânea) será difícil vc se posicionar para poder adotar uma linha consistente

Inagaki diz:
Exatamente porque sei da influência de Macedonio sobre a obra de Borges estou consciente do quanto preciso lê-lo, Esther.

esther diz:
você citou o campos de carvalho
esther diz:
e ele tem uma concisão blogueira, não acha?
Inagaki diz:
Exato, Mr. Sampaio. Os clássicos te dão o referencial, as linhas mestras, o ponto de partida de qualquer escritor. E conhecer os contemporâneos é ter a consciência necessária dos seus pares, das limitações e das conquistas de cada um.

Inagaki diz:
Hmm, pode-se dizer que em "A Lua Vem da Ásia" há vários posts antológicos, Esther.

Inagaki diz:
Ana, Esther, Fabio, vou ter que dar uma desconectada - o rango está na mesa.

FS diz:
Se vc nunca leu ou assistiu nada de Braulio Pedroso vc não conseguirá escrever telenovela no Brasil. Ele é um gênio da narrativa em tempo real ou não.

FS diz:
ok

e la nave vá diz:
posso postar a conversa?
Inagaki diz:
Por falar em Bráulio Pedroso, pena que "O Bofe" nunca foi reprisado no Vale a Pena Ver de Novo.

FS diz:
se todos concordarem. reunir essa turma fantástica (excluindo-me) é dificil

Inagaki diz:
Sinta-se à vontade, Esther.

esther diz:
que é isto dom fábio?
FS diz:
O cara que fez Beto Rockfeller alem disso merece estar no pateão dos que bebem dessa fonte.

esther diz:
exato, isto valia outra conversa, novelas
esther diz:
é um tema de litígio
esther diz:
assim como a relação entre os blogs e a literatura
FS diz:
E o "O Rebu" ? Genial não? A primeira telenovela com abordagem homossexual além da narrativa em falshback. Avançada demais para a época

Inagaki diz:
A melhor novela que vi na vida foi Roque Santeiro. Mas Guerra dos Sexos chega quase lá.

Inagaki diz:
Só por ter tido Ziembinski, diretor da mítica montagem de "Vestido de Noiva" do Nelson Rodrigues, no papel de um homossexual, "O Rebu" merece citação em qualquer antologia de telenovelas.

ana laura diz:
inagaki, uma curiosidade simples

FS diz:
Mas Roque foi proibida na época que era pra ser. Mas tá valendo e genial, sem dúvida. Dias Gomes ensinou a Clair a escrever boas estórias. Ela popularizou a indústria atual da mocinha (sempre uma) e o final feliz para elas.

ana laura diz:
quantos anos você tem?

Inagaki diz:
32 anos.

FS diz:
O Rebu é talvez a melhor telenovela já escrita até hoje ao lado de Roque Santeiro e Saramandaia pelo surreal.

Inagaki diz:
Não assisti às novelas do Bráulio Pedroso, por exemplo. Por isso é que lamento o fato delas não terem sido reprisadas.

esther diz:
saramandaia faz parte do boom da literatura latino americana, o realismo fantástico que nos deu rulfo mas quem conta é o marques
Inagaki diz:
Dele, só vi os seriados que ele roteirizou para a Manchete, como "Tudo em Cima" e a genial "Tamanho Família".

Inagaki diz:
Telenovelas brasileiras beberam MUITO na fonte do realismo fantástico, vide O Bem-Amado, Roque Santeiro e todas as escritas pelo
Aguinaldo Silva.
FS diz:
Braulio criou tudo o q está aí hoje na TV. Dias Gomes idem. O resto veio atrás.

FS diz:
Saramandaia e o Bem-Amado são pérolas da teledramaturgia. Há qto tempo não se faz algo assim? Glória Perez?

Inagaki diz:
Vixe, há tempos desencanei de acompanhar novelas. Ah, a capa do novo livro do Pellizzari está aqui - o livro

FS diz:
Remete à nossa discussão dos acima da barra e os da média. Quem entenderia "O Rebu" se minha avó, noveleira de carteira, não entendia?

Inagaki diz:
Ih meus caros, agora eu tenho mesmo que ir. Um abração procêis! :D

FS diz:
pena pq o papo agora iria para Angel Heart e como entender o roteiro daquele filme q sei vc é fã.
esther diz:
qual filme, fabio?
FS diz:
Angel Heart com o Rourke e De Niro, sempre ele.

Inagaki diz:
Digo o mesmo, Ana. :) Quanto a "Coração Satânico", aquela cena de sexo entre o Mickey Rourke e a Lisa Bonet entra fácil na minha lista de 10 cenas viágricas do Cinema Mundial, ao lado do striptease da Rebecca Romjin-Stamos em "Femme Fatale" e das seqüências de "Carne Trêmula" do Almodovar.

Inagaki diz:
E Louis Cypher é um nome sensacional de personagem, vai dizer?

FS diz:
Uma pérola do cinema e dificilmente compreeendida. Tive q assisitir inúmeras vezes e ler sobre até entender tudo.

FS diz:
Isso Ina. Aquele filme é o máximo.

Inagaki diz:
Filmes noir sempre têm roteiros intrincados, vide "À Beira do Abismo" com o Bogart e a Bacall.

FS diz:
Idem para o nome do Louis. Deixei uma vez um comentário em seu blog qdo vc falou sobre e pouquíssima gente pescou.

ana laura diz:
queridos... eu também irei

Inagaki diz:
Agora fui mesmo. Inté!


Inagaki saiu da conversa.

esther diz:
gente que tarde gostosa!
FS diz:
e vamos marcar uma discussão sobre algum tema que todos queiram falar sobre. isso é blog

FS diz:
tb achei. a mehlor tarde em mt tempo

FS diz:
o engraçado é q há mt tempo eu e Ina não nos pegavamos num papo como o de hj. vcs são ótimos e maravilhosos.

esther diz:
sinto falta da li , aqui
FS diz:
a Li é 1000 precisamos marcar durante a semana para desanuviar da rotina

ana laura diz:
quero conhecê-la

FS diz:
perdoem eu o Ina q nos pegamos no papo pq a gente se conhece há tempos....

esther diz:
gente, foi ótimo, fábio

Fal foi adicionado(a) à conversa.


FS diz:
acho q a esther nunca teve tanto material para sentar a pua nos blogueiros.... hahahahaha

Fal diz:
(R)

FS diz:
Esther, vc ainda vira visitar....

Fal diz:
eu num posso ir com vc pq eu não tenho holerite, ana

ana laura diz:
a fal para nos salvar

Fal diz:
os gringos não me deixam entrar

FS diz:
digo, me visitar

ana laura diz:
pode, sim

Fal diz:
e além disso, eu fui expulsa da espanha

ana laura diz:
holerite???

ana laura diz:
que é isso???

Fal diz:
eles devem ter um jeito de levantar isso

FS diz:
vc tb Fal. Qdo eu ganhar na Megalottery eu trago vc e o Alê para cá....

ana laura diz:
tb não tenho, não

esther diz:
fal, estou para receber uma grana do governo. te contrato, monto uma firma, e te dou um holerite
Fal diz:
eba

FS diz:
trago todo mundo. jogo toda semana

ana laura diz:
o alê não poderá ir

ana laura diz:
lamento

FS diz:
quase toda semana

FS diz:
pq o Alê não pode ?

ana laura diz:
ele fica. diga isso a ele, fal

Fal diz:
ele fica, ana

Fal diz:
como eu vou cair na gandaia se ele for?

esther diz:
eu tomo conta do ale
FS diz:
hahahaha

FS diz:
a ana toma conta dele... sei....

FS diz:
vc tem q tomar conta de todos nós q somos jovens

ana laura diz:
é, vou tomar conta de todos

ana laura diz:
alguém aqui precisa ter juízo

ana laura diz:
o destino é princeton

FS diz:
mudar o q?

ana laura diz:
ale segue com fal até minha casa

ana laura diz:
e me junto a eles

ana laura diz:
passamos em caxambu

FS diz:
princeton é chato.. bom é NY. aquela cidade é fantástica

ana laura diz:
pegamos a esther

ana laura diz:
com destino à NY

ana laura diz:
onde encontraremos don fabio

ana laura diz:
e mais alguém que se aventurar a ir com ele

esther diz:
quem cuidará da égua, meu deus?
FS diz:
estarei lá.... embaixo da marquise do One Penn Plaza

FS diz:
hahaha, esther vc me mata de rir tb....

Fal diz:
hum

Fal diz:
eu ainda prefiro o fabão aqui

FS diz:
q égua?

esther diz:
escuto agora want to by some illusions com a ute lemper
FS diz:
eu tb Fal. EUA num tá com nada. Muito papo e pouca ação.

FS diz:
Fal, como vc q é tradutora de inglês e nunca posta nada na lingua ? Pq ? Sério, estou curioso, pq vc é uma virtuose na coisa e nunca fala sobre... É assim como eu q nunca posto em ingreis pq acho brega?

Fal diz:
ah, eu não penso em inglês, Fabio. Eu penso em espanhol. E passo o dia todo traduzinho o que eu penso pro portugues, o dia todo, é uma canseira descomunal. ENtão, nem me ocorre. É um blog em pt, eu escrevo em pt, eu tento ao máximo viver o dia todo em pt. Acho que é isso. Na verdade, eu não sei transmitir emoção, eu não sei sentir em inglês. Eu sinto em espanhol e tento sentir em pt

FS diz:
Pois é Fal, vc vê meu caso tb , opero em inglês o tempo todo e blogo em português...

Fal diz:
apois, fabinho

Fal diz:
eu acho esse negócio todo de idioma muito maluco

FS diz:
confissão: qdo comecei a blogar era em inglês...

Fal diz:
que bacana!

FS diz:
no live journal

FS diz:
em 2001

FS diz:
aí larguei graças a Deus

Fal diz:
hahahahha

Fal diz:
sua mulé é americana?

FS diz:
non. eu jamais casaria com americana. elas são que nem manequim, bonitas de ver e ruins de pegar

Fal diz:
então em casa vcs falam em português ?

FS diz:
isso. sempre e qdo xingo o chefe tb. mas ele não sabe

Fal diz:
ah, então vc tá sempre em contato com o português, o idioma tá sempre aí

FS diz:
sabe as coisas q mais me impressionaram em pintura? (olha o verbo)

Fal diz:
o que, amore?

FS diz:
o quadro de Van Gogh (o quarto) é enorme embora todas as reproduções sejam menores.... enquanto os relogios do Dali são mínimos e todas as reproduções são enormes.... tá bom, eu sei, ridículo o q falei

ana laura diz:
não é ridículo

Fal diz:
que coisa bonita isso que vc disse, fabio

FS diz:
o surrealismo é maior do que o que parece e o impressionismo é menor....

FS diz:
engraçado, vc tem q ver isso.... algo q senti mas não li sobre

Fal diz:
sensacional mesmo, roubei

FS diz:
vcs tem q participar do site do Nemo (gente finissima) ainda mais vcs q são um talento para escrever. O site precisa de vcs e não o contrário.

Fal diz:
eu vou mandar sim, fabio, pode deixar




bem, depois de todos combinarem participar do concurso de contos no nemo nox, sonhar com uma visita ao fábio em ny em abril, quando deveríamos ir a paris, a noite adiantada nos conduziu sei lá para onde. um belo dia de domingo, com a gentileza do fábio.

Nenhum comentário: