sexta-feira, agosto 26, 2005




replica o fábio sampaio



tem potróleo de montão, é o que diz meu querido fábio. falta achar! e grana para explorar.



em tendo dito sobre o post que postei no dia 24 a partir de outros comentários feitos no do dia 23, não tem como deixar esta resposta nos comentários querida
li mesmo você tendo ensinado a não fazer isto. é que sinto que nestas idas e vindas de bites a gente pode até encontrar petróleo e água para acabar com a crise do mundo. mas quando o fábio fala, menina, o assunto vai para manchete da capa. só peço a ele um tempo, para encontrar meus óculos que sumiram também, com o fito de gerenciar uma resposta, que a vida não é tão fácil assim não. cês viram eles por ái ?



Oi querida,

O legal é que esqueci os oculos em casa e de antemão os erros estarão perdoados :-)

1. Desde 73 na primeira grande crise do petróleo depois da Rev. Industrial que a cada lombada dizem que o petroleo vai acabar.
Esses textos sobre o assunto parecem discurso do Cesar Maia a cada enxurrada no Rio: é sempre igual e nada será feito para evitar os mesmos problemas na proxima.
A Chevron diz que a era do petroleo facil está acabada... PARA ELA. As grandes reservas estão fora do seu alcance. Estão sob a areia de um deserto ao qual não tem acesso. O Texas roubado dos mexicanos segurou a barra dos yankees por um tempo que não mais é suficiente.

A questão gira em torno de: onde está o petroleo?
Extrair petroleo em alto-mar é caro e a Petrobras sabe disso. Daí a minha pergunta já sabendo a resposta. Gasolina é cara no Brasil pq a fonte é de dificil acesso e pelo fato do gentil governo do Brasil sobretaxa-lo duplamente: na propria gasolina e no frete via ICMS.
Petroleo é insumo para tudo. Se você opta por uma produção cara estende o efeito por toda a cadeia produtiva que rebaterá no valor competitivo ou não de suas exportações.
Será q a politica brasileira qto a isso está certa? Como não sou expert na coisa deixo a palavra para os que foram atrás do petroleo barato fazendo guerra lá no Oriente Medio.

A Venezuela de Chavez com um lago de petroleo à disposição - basta colher de cuia - tem a gasolina mais barata das Americas.

O preço do petroleo não está alto há muito como você disse, somente começou a subir a partir da guerra do Iraque aumentando o passo a partir de 2004.
IPE Brent Crude Oil Price
http://www.oilnergy.com/1obrent.htm#since88

Coincidencia ou será que o assalto de Bush ao Oriente Medio mexeu com a coisa ? ;-)

2. Lula segue a cartilha do passado e postou-se como a esperança do futuro. Isso é pior ainda segundo vc mesma disse e eu nem sequer tinha tocado nesse aspecto: tomar emprestado um mote comprovadamente ineficaz.

Educação, meritocracia e justiça eficiente podem - nada garantido - fazer um pais chegar no andar de cima.
O contrario já sabemos o resultado que dá.

Bjs

Fábio S. em August 26, 2005 05:26 PM



<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<


e aqui desabafa minha querida mais que querida li estoducto




É, querida... pode se chamar a este impasse de sinuca de bico ou estar entre a cruz e a caldeirinha...
Pessoalmente não acalento a menor esperança de que erros desse tipo e porte sejam sanados.


O pt morreu, acabou, e os outros partidos, como pfl e psdb, já estão mortos há muito tempo e ficam aí zumbizando, sugando e vampirizando a sociedade que não consegue enxergar que lida com eguns ladrões e ladinos.

Nunca tive partidos pois não rezo pela cartilha de ninguém, não sou gado e, desde pequena, sempre odiei aquela brincadeirinha de "tudo que seu mestre mandar".
Votei ora num, ora noutro (geralmente os que se diziam de "esquerda" pois o discurso "afinava" mais comigo), circunstancialmente, pois infelizmente vivo dentro deste sistema fajuto e ainda tinha (e tenho, bem menos, mas tenho) um fiapo de esperança em ALGUNS seres humanos. Só que, em alguns casos, me enganei.


Como tenho autocrítica :) vejo que me enganei com nomenclaturas tolas como "direita" e "esquerda", que além de caipiras e anacrônicas, procura conferir maior ou menor dignidade ao indivíduo.
Mais a idade chega mais constato que existem fdps de direita, de esquerda, de centro ou centro esquerda, vivos ou mortos, analfabetos ou intelectuais, notórios ou anônimos, pretos, brancos ou mestiços, do sexo feminino ou do sexo masculino, ateus ou crentes, homosexuais ou heterosexuais...


Se aquele velhote oligarca, tirano e baiano fosse de esquerda ele seria melhor? Certamente não.
Ele seria o mesmo pústula que é. Talvez com um outro jargão para justificar suas canalhices.
O caráter, a generosidade, o respeito ao próximo, a com-paixão (não no sentido de pena mas de empatia) pelo próximo, independem das cores políticas mas da integridade da pessoa.


Cada vez mais, penso que seres humanos decentes praticam seus atos de generosidade para com seus semelhantes anonimamente, sem tentar impor nada a ninguém.
Só o fato de aspirar um cargo público, de poder, e pagar para se promover, já faz com que eu olhe a pessoa de viés.
Como diz o Billy "a vaidade é assim, põe o bobo no alto e retira a escada, e fica por baixo esperando sentada, mais cedo ou mais tarde ele acaba no chão..."


Coisas novas, que nunca tínhamos pensado, podem surgir das grandes crises...
Ou não...


beijos com muitas saudades da sua voz e do seu riso


li stoducto em August 26, 2005 06:50 AM





Nenhum comentário: