segunda-feira, setembro 05, 2005






solo new orleans





katrina.jpg


buddy bolden foi um jazzista que tocava cornetim . não deixou registro de sua obra mas influenciou meio mundo bom do jazz e blues. ele morreu durante uma parada pelas ruas de nova orleans botando sangue com música pelo instrumento. é um dos precurssores do jazz. michael ondaatje escreveu um romance sobre sua vida. o livro tem o ritmo do jaz nos cortes e no tratamento da escrita. às vezes um percurso completo da progressão dos acordes de um tema, em alguns momentos só o início da frase musical em contraponto com outro compasso. ou como fazia dave brubeck com predileção por compassos em números primos : 5/4, 7/4, 11/4 . é uma história triste e fiel que nos conta o livro. a vida de buddy bolden é pouco conhecida .sabe-se que era barbeiro e tocava à noite com as bandas locais. enlouqueceu aos 31 anos e passou grande parte de sua vida em um hospício.

o livro de ondaatje, "buddy bolden's blues" nos leva a caminhar pelas ruas de new orleans, que já conhecemos de filmes e histórias das big bandas. é um improviso sua escrita. bela, pungente e nos encaminha à experiência em ouvir frases de jazz através das letras com swing que determinam a tensão e um relaxamento. jazz é como cópula. ondaatje ajuda com toques sábios o leitor a percorrer todas as gamas do prazer profundo até sua sublimação no gozo.

orleans.jpg


hoje, ao olhar as ruas que não mais existem, um corpo na rua, uma praça que é ilha nesta cidade situada dois metros abaixo do nível do mar só um solo de miles davis , wynton marsalis ou sachtmo e, talvez nem eles, conseguissem dizer da desolação que tinge a terra de luto. mesmo armstrong que conseguia levar alegria com sua música talvez, desta vez, ficasse mudo.

pracailha.jpg

Nenhum comentário: