quinta-feira, setembro 29, 2005






"a vila global".




"aprecie o que você tem e faça a sua parte para um mundo melhor! "



imagine o mundo com somente 100 pessoas, vivendo no modelo atual! clique aqui e ligue o som
veja a terra em miniatura
o texto " the global village" foi escrito por donella meadows que faleceu em 2001. os dados foram atualizados por allysson luccca.


eu guardo minhas roupas no armário, conservo minhas frutas e verduras... frutas!!!!!! - é, posso comer frutas.-na geladeira... mas onde deixo o meu amor? cara, frustrante! amei muito pouco o meu próximo, pelo que deduzo do mundo em chamas, chamas que ajudei a atear principalmente por omissão. tudo bem que trabalhei pacas. às vezes acumulava dois ou três empregos, porque o que pagavam a um jornalista de antigamente nem chega perto dos salários de hoje. sei... montes estão desempregados ou subempregados. os meios de comunicação sempre pagaram mal mesmo, mas tem meia dúzia que consegue bom salário. todo micro reproduz o macro, né mesmo?! no entanto, nada disto nos impede de constatar que poucos têm muito e a maioria, grande parte do mundo, vive abaixo da linha da miséria.

pegando o exemplo de minha casa, esta pequena vila onde moram duas pessoas e trabalham 3 para sua manutenção, posso dizer que a situação é trágica: eu pago plano médico; minha empregada precisa ligar para o 0800 da policlínica e marcar consulta. o telefone está sempre ocupado e ninguém consegue falar por ele, a não ser que consiga amigos lá dentro. e minha empregada não tem telefone em casa. precisa usar o orelhão. o povo destrói o orelhão, aí ela vai em busca de outro, mais longe, que esteja funcionando . resultado, a pressão arterial dela chegou a 22 por 20 quando a levei ao médico particular. mas foi só uma consulta. são necessários medicamentos também e exames extras. ela está em casa, repousa e morre de aflição porque um filho isto, o outro aquilo e todos desempregados. a pressão sobe mais ainda com a preocupação. ela precisa trabalhar, mas já tem idade! e a pressão sobe...

está em casa e faz exames, não sei como passa, ainda não encontrei tempo para visitá-la. e amanhã faz uma semana que tudo aconteceu! mas preciso ensinar a que ocupa o seu lugar o serviço a ser feito. Sei que para tudo há um limite: o meu limite, de pagar duas empregadas para o mesmo trabalho.. ah, se o governo não me levasse tanto imposto de renda , desconto de inss para sua particular caixa dois, eu poderia ajudar mais minha empregada que não é assistida pelo governo que nos cobra esta taxa extra para assisti-la e aos demais.

mas o que quero dizer é o seguinte: neste universo de 5 pessoas, -sem contar o empregado de fora que só trabalha pela manhã pois de tarde vê televisão, e não abre mão disto; compra roupa de grife, como faz questão de informar, e viaja todo fim de semana faltando ao trabalho nos sábados , e fico com ele porque não rouba! - há o outro que vem na parte da tarde e se esforça, tem mão boa para o plantio, sabe fazer uma poda como ninguém, casquear a égua, dar banho nela, mas só pode vir à tarde pois de manhã trabalha em outro lugar... neste universo de cinco pessoas, 3 têm o primário incompleto, dependem do 0800 da policlínica, as frutas que comem, colhem cá em casa, os legumes, as verduras também. então, neste universo, uau!!!!!!!!!!!! preciso falar mais?

onde está o erro, o engano? e nem adianta colocar a culpa nos deuses!



o texto em interlíngua


aqui está o texto do documentário em interlíngua

uma breve gramática da interlíngua



LE MUNDO IN MINIATURA . version online . 2002 edition

Si nos poteva cambiar le population del mundo a un communitate de 100 personas reteniente le mesme proportiones, que nos ha hodie, le

resultato devinerea alcosa como si:
61 asiaticos
12 europeos
14 americanos de America del Nord e del Sud
13 africanos
1 australiano (Oceania)
50 feminas
50 viros
67 non son christianos
33 son christianos (catholicos, protestantes e orthodoxos)
6 persones possede 59% del ricchessa del communitate
13 ha fame
14 non sape leger
solmente 7 son educate a un nivello secundari
Del expensas annual del village son un poco plus de 3.000.000

dollares:
181.000 se dispende pro armas e guerras,
159.000 pro education e
132.000 pro sanitate
Si tu ha un refrigerator pro tu alimento
e un guarda-roba pro tu vestimentos,
tu es plus ric que 75 % del population de tote le mundo.
Si tu ha un conto in banca,
tu es uno del 30 plus ric del mundo.
25 lucta pro viver de 1,00 dollar american pro die, o mesmo

minor...
47 lucta pro viver de 2,00 dollares american pro die, o minor...
Labora con passion
Ama sin besonio de esser amate
Apprecia lo que tu ha
e face tu optime pro un mundo melior









Nenhum comentário: