domingo, outubro 23, 2005







...e deus criou a mulher




e o cinema criou a mulher
e a mulher recriou a si mesma: brigitte bardot



bb5.jpg



hoje, como ontem, definitivamente a amam ou a odeiam, todos, sem distinção de sexo. anteriormente os homens a amavam, as mulheres a invejavam e odiavam por ser bela e coquete. vadim, gainsbourg (ouçam a música harley davidson , bonnie and clyde que ele compôs para ela e deu início à sua carreira de cantora), godard, distel, halliday, foram alguns de seus homens, numa lista extensa.

nos anos 50 e 60 era o emblema da emancipação das mulheres nas telas de cinema e fora . sempre falou francamente sobre o que pensava, e pensava! quando deveria ser burra e loura, como reza a sabedoria machista. ela nasceu em 28 de setembro de 1924 . seu pai engenheiro, a família burguesa a orientou em atividades como dança e música.

bb6.jpg



o símbolo bardot surgiu após o filme de roger vadim "e deus criou a mulher". brigitte no papel de juliete, surge nua logo na primeira seqüência, espichada sobre uma espreguiçadeira na grama sob um sol de rachar, e curd jurgens chega para falar com ela. ele está de olho em juliette para quem sua própria nudez não quer dizer nada.

b1.jpg


ela é uma órfã de 18 anos, que mora com uma família de saint tropez e não pensa duas vezes quando está a fim de tomar sol nua ou de dar umas voltinhas com christian marquand, um dos rapazes da cidade. a família enviá-la a um internato. para evitar isso, juliette se casa com jean-louis trintignant, irmão mais novo de marquand. trintignant aceita inclusive uma recaída de juliette com marquand. é quando juliette provoca o obrigando a lutar fisicamente por ela e lhe dar uns tapas, o que no filme salva seu casamento.

bb nua.jpg
ela, na cama com trintignant

mas isto tudo para contar que como nós bb envelheceu e ficou mais linda ainda. ela foi adulada por sua beleza e sua paixão e hoje é desamada por seu engajamento na causa dos animais e por sua simpatia confessa pelos políticos de extrema direita .

bbb82.jpg



algumas das suas idiossincrasias , lembram esta : oito anos após a morte de marlene dietrich, a imprensa alemã descobriu um curioso hobby da diva do cinema. cultivava o hábito de escrever comentários nada discretos em fotografias e artigos de jornais sobre colegas famosos. em uma foto do ator francês jean-paul belmondo, escreveu: lembre-se de como era bonito!".
já meryl streep não mereceu condescendência: "será que ela ainda consegue ficar mais feia?", escreveu Marlene. "se esse cara não for gay, eu como o meu chapéu!", lê-se numa foto de michael jackson. e por aí vai....

em 1968, quando o os jovens do mundo , os pensadores, resolveram reestruturar com novas propostas, brigitte posou para modelo do busto de marianne exposto em todas as prefeituras - mairies- francesas. 1985 recebeu o título de cavaleiro da legião de honra.

bbb1.jpg

os anos passaram mas seu olhar é confiante e firme num rosto ainda belo e onde a firmeza não agride. raras mulheres guardaram este rosto decisivo e decidido.

bbb3.jpg
há dor e determinação em seu olhar de mulher que viveu viveu e vive!



Nenhum comentário: