segunda-feira, outubro 24, 2005





encontro da associação nacional de pós-graduação em ciências sociais debate temas que vão da crise ao amor



anpocs.jpg



29º Encontro Anual da Anpocs discute desde os dilemas


e perspectivas da crise até o amor contemporâneo


Haverá uma homenagem a Celso de Furtado e a Florestan Fernandes,

Tocqueville e Gramsci também terão debates especiais


O 29º Encontro Anual da Anpocs (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais), a ser realizado de 25 a 29 de outubro em Caxambu (MG), deverá reunir 1.500 professores e estudantes das áreas de sociologia, ciência política e antropologia. Sua extensa programação inclui duas conferências, 27 mesas-redondas, cinco sessões especiais e dois cursos. Este ano foi incluída uma nova atividade, a Conversa com o (a) autor (a), a ser realizada com quatro pesquisadores: Elisa Reis (UFRJ), Gláucio Soares (IUPERJ), Roberto Cardoso de Oliveira (UnB) e Sérgio Miceli (USP). A Anpocs recebeu 2.065 propostas de comunicação, das quais foram selecionadas 324 a serem apresentadas ao longo de três sessões de cada um dos 27 dos Grupos de Trabalhos. Também haverá cinco sessões de vídeo e três exposições de ensaios fotográficos, com destaque para a filmografia de Kiko Goifman, que participa do Encontro da Anpocs.

Com Gabriel Cohn (USP) na presidência, a entidade tem como secretário-executivo Marcelo Ridenti (Unicamp). “Nosso encontro tem uma enorme variedade de temáticas, desde um balanço sobre a atuação das Forças Armadas (entre o autoritarismo e a democracia), até o amor contemporâneo”, exemplifica Ridenti. “Duas sessões especiais devem abordar os dilemas e as perspectivas da democracia no Brasil, especialmente neste momento de crise, buscando dar sua contribuição para o debate em curso na sociedade, expressando diferentes pontos de vista”.

Uma destas sessões especiais acontece no dia 26 de outubro, às 11h. Intitulada “20 anos de vida democrática” será coordenada por Gildo Marçal Brandão (USP) e terá como expositores Luiz Eduardo Soares (IUPERJ), Maria Victoria Benevides (USP), Renato Lessa (IUPERJ), Sebastião Velasco e Cruz (UNICAMP). A outra sessão especial, com o título “Crise e perspectivas da democracia no Brasil”, será realizada no dia 28 de outubro, às 11h. É coordenada por Marcelo Ridenti e os expositores são Fábio Wanderley Reis (UFMG), Francisco de Oliveira (USP), Luiz Werneck Vianna (IUPERJ) e Paulo Fabio Dantas (UFBA).


Nenhum comentário: