quinta-feira, março 09, 2006

manias

manias


ship.right.gif

se pensar bem é um risco falar sobre nossas manias, elas nos denunciam. mas já que li estoducto do palavras tortas fez a convocação, aqui está minha lista de hábitos que, certamente, seriam chamados de síndrome de gilles de la tourette. esta síndrome foi descrita pelo médico francês jean maria itard, em 1825. inicialmente ele relatou o caso da marquesa de frança, a dampièrre, que desde os sete anos era tomada por tiques corporais, emitia sons semelhantes a latidos e proferia obscenidades aos quatro ventos.

vejo semelhanças dela comigo: gosto de uivar. é uma mania que tenho: se alegre uivo, se triste também. o que modifica é a tonalidade e o sentimento que o uivo leva para a noite. sim, uivo à noite. e esta é uma mania.

tenho tiques corporais : quando algo me desagrada, por mais que evite, reviro os olhos e o desagrado fica claro e se ele for muito intenso ainda passo várias vezes a mãos pelos cabelos, desesperadamente.

mania de colocar a língua entre os lábios quando penso. esta é terrível e herdei de minha mãe. ela fazia isto: ao pensar a língua passeava de um canto a outro da boca, bem nervosa; mania de não ir a banheiros públicos; de não gostar de aglomerados humanos; mania de ler até dormir e, uma que é mortal; fazer 10 mil coisas ao mesmo tempo.

mania de não gostar de certas palavras como pós-moderno, modernidade, umbral, bojo, postura, transparência, ah, tem muitas mais.

e uma mania que acho legal, taí: de acreditar irrestritamente no ser humano, sabê-lo sempre belo e saber que um dia a raça se superará! apesar do pessimismo dos versos abaixo, do poeta cesário verde:


Manias!

O mundo é velha cena ensangüentada,
Coberta de remendos, picaresca;
A vida é chula farsa assobiada,
Ou selvagem tragédia romanesca.
.....................

caveiras.jpg

segundo o aurélio mania é

[Do gr. -manía < gr. manía, as.]
Elemento de composição.
1.= ‘loucura’, ‘mania’; ‘tendência ou inclinação para’; ‘que apresenta certa mania, tendência mórbida ou patológica’: ablutomania, toxicomania. [Equiv.: -mana, mani-1, -mano1: ninfômana; manigrafia; toxicômano; doxomaníaco. V. -ia1.]

ah... preciso indicar 5 pessoas para falar sobre suas manias:

hóspede do tempo

viverem em diem

hormoniosas no momento ibernando.

simone, do apalavrar

para coração valente que dá um tempo, desde dezembro passado.

sincronicidade

cabeza marginal


"Cada bloguista participante tem de enumerar cinco manias suas, hábitos muito pessoais que o diferenciem do comum dos mortais. E, além de dar ao público conhecimento dessas particularidades, tem de escolher cinco outros bloguistas para entrarem, igualmente, no jogo, não se esquecendo de deixar nos respectivos blogs aviso do 'recrutamento'. Ademais, cada participante deve reproduzir este 'regulamento' no seu blog."

Nenhum comentário: