quarta-feira, fevereiro 07, 2007


CAMBERRA - Nicky Moss, a fera britânica do paraglider, escapou por pouco da morte durante uma competição na Austrália. Quando estava a 2.500 metros de altura, ela foi atacada por duas águias furiosas - cada uma com mais de 2 metros de envergadura.

Nicky, de 38 anos, conta que ficou aterrorizada enquanto uma águia rasgava seu equipamento e a outra feria sua cabeça com garras afiadas.

"Ouvi um grito e de repente uma águia mergulhou com tudo sobre mim. Aí apareceu outra e elas
atacaram juntas", lembra Nicky.

Uma ficou presa nas cordas e atacava o rosto de Nicky enquanto ela tentava desesperadamente aterrissar.

"Quando ela se enroscou, perdi o controle do paraglider. Aquela águia imensa ficou presa ao meu lado e gritava alto, e eu gritava mais alto ainda."

A atleta disse que pensou em soltar o equipamento principal e acionar o reserva, mas teve medo que as aves o destruíssem também. Aí seria morte certa. A 100 metros do solo, a águia se soltou e ela conseguiu controlar a queda.

Os australianos consideram as águias verdadeiros "tubarões com asas". Os ataques são raros, mas Nicky invadiu uma área onde elas não estão acostumadas com a presença humana. Seu paraglider foi identificado por elas como uma ave invasora.

A competição fazia parte da preparação da equipe britânica para o campeonato mundial, que está marcado para este mês.

"Sempre vejo águias quando vôo, e acho-as maravilhosas. Mas desta vez confesso que nunca fiquei tão feliz em voltar pra terra firme", disse a britânica »

está no tecnocientista

Nenhum comentário: