sexta-feira, agosto 17, 2007

A GENERAL



a general





vi, ainda agora, e pela primeira vez o filme "a general" de 1927, dirigido por clyde bruckman e buster keaton. um filme mudo que me faz perceber que de poucas palavras se faz também uma bela obra de arte.

procuro informações no google e vejo que o filme está incluído entre os melhores da história e apreciado por orson welles e frederico fellini

a general foi uma adapatação para o cinema do livro“the great locomotive chase”, de william pittinger.

nos créditos não aparece quem canta com voz quente que lembra a de jeanne moureau, a música anabelle lee, que encerra o filme.

mas essa moça, claudia farias sabe muito sobre esse filme e do processo de formação da escola cômica norte americana. vale ler. e vale ver.

o preço é salgado na 2001 vídeos, ainda mais hoje quando leio na the economist que o brasil tem nova classe média surgida da noite para o dia e eu, nós, caros amigos, antiga classe média de boteco pé sujo, estamos desincluídos dessa estabilização e benesses do crescimento econômico do país e da américa latina. faz-me rir...

juro que não deixei a pobreza para trás, muito pelo contrário, a tenho comigo e pela frente.

pois é. a gente trabalha a vida inteira e depois vê o padrão de vida despencar com a rapidez do sarcasmo com que os políticos enriquecem com o meu , o seu, o nosso dinheiro privado usando o nome da coisa pública.

aqui perto mesmo tem um deputado que comprou cavalos, boiadas em chusma, sem ter uma capineira, cana ou aveia plantada para fazer silagem. resultado; compra por dois mil um meio metro de capim napier plantado, e por aí vai na lavagem do dinheiro que seria meu, seu, nosso, mas é dele, ou seja de vossas excelências.

aqui rubem ewald filho fala sobre the general

no entanto a general dessa história, a minha, é a zazá, a égua pampa de marcha picada, com doia anos e 11 meses de idade que foi montada ontem pela primeira vez e hoje deu um show de equilíbrio e coordenação. e mais o thiago, o trabalhor que a preparou. quem sabe com o que ela render posso visitar as oropa, frança e bahia? repararam ela com a sela no redondel cá de casa?
acima do keaton?

Nenhum comentário: