sexta-feira, abril 11, 2008

dengue; vacina só em 5 anos ou mais



dengue; vacina só em 5 anos ou mais



" O epidemiologista Roberto Medronho explica por que é difícil criar uma vacina contra a dengue."no jornal o globo on line.
veja o vídeo

ele diz que a vacina contra a dengue está bastante adiantada mas em fase experimental e só estará disponível no mercado em 5 anos.

ora, se a homeopatia é eficaz, por que não fazer uso? acontece que os laboratórios berram e os países que estão submetidos aos tratatos de medicamento precisam se curvar e obedecer.

"Em 1994, foi criada a Organização Mundial do Comercio (OMC) onde vários países, incluindo o Brasil, assinaram diversos acordos comerciais. Um deles, o Acordo sobre Direitos de Propriedade Intelectual Relacionado ao Comercio (TRIPS em inglês), trata de questões vinculadas a patentes, marcas e direitos autorais. Para as patentes, ficou garantida ao fabricante, a exclusividade de comercialização do produto por um prazo de 20 anos e a autonomia sobre os preços. O custo disso sai caro, obriga o consumidor a pagar qualquer preço pela manutenção do monopólio, pois não havendo concorrência, não há necessidade de reduzí-los.

Em 2001, os países membros da OMC assinaram um documento, talvez reconhecendo a dureza daquele acordo, que ficou conhecido como Declaração de Doha, em Catar, flexibilizando um pouco mais, admitindo que, em situações de ameaça a saúde pública, ou quando estiver em risco o interesse público, a vida passa a ser reconhecida como um bem maior sobre a propriedade intelectual. Nestas situações, o licenciamento compulsório de um medicamento, eufemismo usado para dizer quebra de patentes, passa a ser procedimento legal. do blog do gat

não lembro o ano, mas delfim netto era o ministro da fazenda. pesava na balança comercial a importação de esteróides para fabricação de pílulas anticoncepcionais e alguns antiinflamatórios. a unicamp e a uff descobriram que da borra da soja e do arrebenta-cavalo e da jurubeba poderiam conseguir a matéria prima e diminuir as importações. falava-se que pesava mais na balança comercial a importação de esteróides do que a compra de petróleo.

arrebenta_cavalo_.jpg
arrebenta-cavalo

pesquisas feitas, projeto definido e iniciado de repente a ordem de parar com tudo. a fabricação do princípio ativo atrapalharia o comércio internacional. não importava que o brasil ficasse mais endividado. mas quem ganhava com o processo pouco se lixava com a saúde do ser humano.

então perdeu-se tudo. assim o brasil. neguinho entra na amazonia, em nossas matas e roubam plantas medicinais na maior cara de pau. extraem o princípio ativo e patenteiam o medicamento e nós, ó, que em tese somos donos da terra não podemos fazer a mesma coisa.

jurubeba.JPG
jurubeba

agora mesmo farei um xarope para acabar com a tosse com agrião, guaco, mastruz e mel. e na minha cozinha mermão, quem tem a patente de tudo sou eu. é só questão de decisão política. eu decidi que as fórmulas caseiras desenvolvidas no meu fogão são made esther. e tenho dito.

lobera.jpg
lobeira

além do mais nem conto que no canteiro depois da varanda da cozinha tem uma lobeira que euando madura perfuma. não se come, é alimento de lobo dizem os que crêem que rato quando envelhece vira morcêgo. ela serve como emoliente, anti-reumática e b. tônico, contra asma, gripes e resfriados. primeira receita: folhas : banho e compressa: 1 xícara de chá de folhas picadas para 1 litro de água fervente. aplicar nos locais afetados 4 vezes ao dia por 10 minutos.

xarope: macerar 1 xícara de chá de rodelas do fruto e flores. despejar ½ litro de água fervente. deixar repousar por 12 horas. coar, levar ao fogo 3 xícaras de açúcar cristal e preparar uma calda. adicionar à calda a infusão preparada e mexer por 5 minutos. guardar em um frasco de vidro muito bem limpo. Beber de 5 a 6 colheres de sopa ao dia.

tônico, contra asma, gripes e resfriados: flores e frutos- infuso: 1 xícara de chá de flores e rodelas do fruto para 1 litro de água fervente. deixar esfriar. adoçar com mel. beber de 4 a 5 xícaras de café do chá ao dia. receita do biólogo

Nenhum comentário: